
Para alá®m da diversidade deliciosa das famosá¡ssimas pizzas de Náípoles, da Mozzarella di Bufala da Caláíbria ou do Limoncello da Costa Amalfitana, o Sul da Itáília, a antiga Magna Grá®cia, impressiona o viajante tanto pela grandiosidade de seus monumentos histá│ricos, quanto pela exuberáóncia de suas belezas naturais.
De acordo com a classificaáºáúo estatá¡stica oficial NUTS (adotada pelo EUROSTAT e pelo ISTAT), o sul da Itáília inclui as regiáÁes de Abruzzo, Basilicata, Caláíbria, Campáónia, Molise e Puglia, alá®m de Sardenha e Sicá¡lia, que pertencem áá Itáília insular.
Essas RegiáÁes, de táúo diversas, surpreendem mesmo os aventureiros mais experientes. Aqui, destacamos 5 visitas que náúo podem faltar para quem planeja conhecer o Sul da Velha Bota.
1. Náípoles

Conheáºa a tá¡pica pizza de Náípoles na Pizzeria Brandi, prá│xima áá Prefeitura. Ou almoce no simpáítico Ristorante Ciro dal 1936, no vilarejo de pescadores de Castel dell’Ovo. Ou observe a romáóntica Baá¡a de Náípoles das janelas do La Cantinella, que mistura a tradicional cozinha napolitana com toques de modernidade e personalidade á║nica.
Porá®m, náúo deixe de conhecer o que Náípoles tem para oferecer de melhor, sua histá│ria. Apá│s caminhar pela Via Cristá│váúo Colombo e admirar a orla mará¡tima, encontre no centro da cidade um guia especializado e visite os principais pontos turá¡sticos. Náúo deixe de conhecer o Castel Nuovo (ou Castelo Maschio Angioino), construá¡do na Idade Má®dia e que jáí foi residá¬ncia real, centro produtor de obras de arte e forte militar.

Dᬠuma volta pelo Ilhá®u de Magáíride e visite o Castel dellÔÇÖOvo, o mais antigo de Náípoles, e o Museu Arqueolá│gico, que te mostraráí desde a histá│ria das ocupaáºáÁes greco-romanas na Itáília, atá® o misterioso Gabinete Secreto, fechado para o pá║blico durante o perá¡odo fascista e hoje plenamente aberto para visitaáºáÁes.

2. Pompeia
áë praticamente impossá¡vel dissociar a visita áá Pompá®ia de sua relaáºáúo com a erupáºáúo do vulcáúo Vesá║vio, em 79 d.C. Uma das maiores tragá®dias naturais da Antiguidade transformou a cidade em um dos mais famosos sá¡tios arqueolá│gicos do mundo. A associaáºáúo entre a grandiosidade da erupáºáúo vulcáónica do Vesá║vio, a vasta extensáúo da massa de poeira e enxofre que assolou a cidade e a cobertura dos habitantes por profundas camadas de lama, permitiu que Pompá®ia conservasse com muita precisáúo a histá│ria do acidente geolá│gico, permitindo ao visitante uma visáúo praticamente exata da sucessáúo de eventos que levou ao fim da cidade atá® entáúo dominada pelos romanos. Sua importáóncia histá│rica e arqueolá│gica levou áá UNESCO a declarar Pompá®ia como um dos patrimá┤nios da humanidade.

Leia tambá®m POMPEIA, UMA CIDADE SOB AS CINZAS
3. Ilha de Capri e Costa Amalfitana
Verdadeiras pedras preciosas da costa do Mediterráóneo, a Ilha de Capri e a Costa Amalfitana sáúo passagens obrigatá│rias se vocᬠestáí visitando o sul da Itáília. Estáúo entre os destinos turá¡sticos mais procurados por viajantes do mundo todo, seja por suas belezas naturais, ou por sua importáóncia histá│rica.

Na Ilha de Capri, náúo deixe de visitar a Gruta Azul. Deixe-se guiar por um barqueiro experiente, em um barco áá remo, e explore uma caverna formada naturalmente sob a aáºáúo erosiva e com entrada de apenas um metro de altura e dois de largura. Vocᬠvai se surpreender com a áígua azul, cristalina, e os reflexos prateados nas ÔÇ£paredesÔÇØ. Mas lembre-se: a entrada na gruta depende das condiáºáÁes climáíticas de cada dia. A condiáºáúo dos ventos e do ná¡vel da mará® podem tornar impossá¡vel a visitaáºáúo.


Náúo deixe de conhecer tambá®m a Costa Amalfitana, em suas belas Amalfi, Positano e Ravello.
Leia tambá®m CAMPáéNIA ÔÇô 5 CIDADES IMPERDáìVEIS

4. Matera
Na regiáúo da Basilicata, Matera á® uma das cidades mais antigas do mundo. Menos famosa do que Pompeia, por exemplo, guarda em seu territá│rio uma completa aula de histá│ria.
Matera, a cidade formada desde a Antiguidade, foi escavada em rochas calcáírias, formando ruas estreitas e, para o visitante incauto, aparentemente de modo caá│tico e labirá¡ntico. Porá®m, o fato á® que as construáºáÁes em Matera sáúo belá¡ssimas cavernas construá¡das ao longo de sá®culos, formando uma obra prima da Arquitetura Espontáónea. Atá® mesmo igrejas bizantinas podem ser visitadas esculpidas no relevo, com obras de arte que, alá®m de belas, marcam a histá│ria da Itáília. Isso sem contar a Gravina de Matera, um cáónion formado por aáºáúo da erosáúo, no centro da Comuna, e que oferece uma das vistas mais marcantes de sua visita ao Sul da Itáília.

Leia tambá®m MATERA, A CIDADE DOS SASSI
5. Puglia – Regiáúo da Itáília
Náúo á® muito comum conhecer turistas brasileiros que jáí visitaram ou pensaram em visitar esse tesouro localizado no salto da bota que forma a Itáília. Mas, se o seu objetivo á® conhecer o Sul da Itáília, náúo pode deixar a Puglia de lado.
Separe em seu roteiro pelo menos dois ou trá¬s dias para passear por Polignano a Mare, um penhasco magná¡fico sobre o cristalino Mar Adriáítico; Alberobello, observando atentamente a arquitetura simples, porá®m de enorme significado histá│rico dos trulli, construá¡dos desde o sá®culo XV, por agricultores locais; Ostuni, e suas casas brancas de cal, construá¡das de modo que a cada janela vocᬠconseguiráí ver a magnitude azul do Adriáítico; e Lecce, a Florenáºa do Sul, a Senhora do Barroco, que mistura arquitetura e monumentos histá│ricos de seu antigo Domá¡nio Romano e da formaáºáúo posterior da Arte Barroca.


Leia tambá®m LECCE, A FLORENáçA DO SUL
Por Adrian Theodor
Foto de capa: Polignano a Mare – Polig Jovannig / 123RF