Para alá®m da diversidade deliciosa das famosá¡ssimas pizzas de Náípoles, da Mozzarella di Bufala da Caláíbria ou do Limoncello da Costa Amalfitana, o Sul da Itáília, a antiga Magna Grá®cia, impressiona o viajante tanto pela grandiosidade de seus monumentos histá│ricos, quanto pela exuberáóncia de suas belezas naturais.

De acordo com a classificaáºáúo estatá¡stica oficial NUTS (adotada pelo EUROSTAT e pelo ISTAT), o sul da Itáília inclui as regiáÁes de Abruzzo, Basilicata, Caláíbria, Campáónia, Molise e Puglia, alá®m de Sardenha e Sicá¡lia, que pertencem áá Itáília insular.

Essas RegiáÁes, de táúo diversas, surpreendem mesmo os aventureiros mais experientes. Aqui, destacamos 5 visitas que náúo podem faltar para quem planeja conhecer o Sul da Velha Bota.

1. Náípoles

Vista panoráómica de Náípoles
Vista panoráómica de Náípoles, Campáónia ÔÇô Sul da Itáília. Foto: Jakobradlgruber / 123RF

Conheáºa a tá¡pica pizza de Náípoles na Pizzeria Brandi, prá│xima áá Prefeitura. Ou almoce no simpáítico Ristorante Ciro dal 1936, no vilarejo de pescadores de Castel dell’Ovo. Ou observe a romáóntica Baá¡a de Náípoles das janelas do La Cantinella, que mistura a tradicional cozinha napolitana com toques de modernidade e personalidade á║nica.

Porá®m, náúo deixe de conhecer o que Náípoles tem para oferecer de melhor, sua histá│ria. Apá│s caminhar pela Via Cristá│váúo Colombo e admirar a orla mará¡tima, encontre no centro da cidade um guia especializado e visite os principais pontos turá¡sticos. Náúo deixe de conhecer o Castel Nuovo (ou Castelo Maschio Angioino), construá¡do na Idade Má®dia e que jáí foi residá¬ncia real, centro produtor de obras de arte e forte militar.

Castelo medieval de Maschio Angioino ou Castel Nuovo
Castelo medieval de Maschio Angioino ou Castel Nuovo, Náípoles ÔÇô Sul da Itáília. Foto: Lachris77 / 123RF

Dᬠuma volta pelo Ilhá®u de Magáíride e visite o Castel dellÔÇÖOvo, o mais antigo de Náípoles, e o Museu Arqueolá│gico, que te mostraráí desde a histá│ria das ocupaáºáÁes greco-romanas na Itáília, atá® o misterioso Gabinete Secreto, fechado para o pá║blico durante o perá¡odo fascista e hoje plenamente aberto para visitaáºáÁes.

Castel dellÔÇÖOvo, Náípoles
Castel dellÔÇÖOvo, Náípoles ÔÇô Sul da Itáília. Foto: Leopoldo Marino / 123RF
Banner Fabuloso Sul post blog

2. Pompeia

áë praticamente impossá¡vel dissociar a visita áá Pompá®ia de sua relaáºáúo com a erupáºáúo do vulcáúo Vesá║vio, em 79 d.C. Uma das maiores tragá®dias naturais da Antiguidade transformou a cidade em um dos mais famosos sá¡tios arqueolá│gicos do mundo. A associaáºáúo entre a grandiosidade da erupáºáúo vulcáónica do Vesá║vio, a vasta extensáúo da massa de poeira e enxofre que assolou a cidade e a cobertura dos habitantes por profundas camadas de lama, permitiu que Pompá®ia conservasse com muita precisáúo a histá│ria do acidente geolá│gico, permitindo ao visitante uma visáúo praticamente exata da sucessáúo de eventos que levou ao fim da cidade atá® entáúo dominada pelos romanos. Sua importáóncia histá│rica e arqueolá│gica levou áá UNESCO a declarar Pompá®ia como um dos patrimá┤nios da humanidade.

Ruá¡nas de Pompeia ÔÇô Sul da Itáília.
Ruá¡nas de Pompeia ÔÇô Sul da Itáília. Foto: Scaliger / Bigstockphoto

Leia tambá®m POMPEIA, UMA CIDADE SOB AS CINZAS

3. Ilha de Capri e Costa Amalfitana

Verdadeiras pedras preciosas da costa do Mediterráóneo, a Ilha de Capri e a Costa Amalfitana sáúo passagens obrigatá│rias se vocᬠestáí visitando o sul da Itáília. Estáúo entre os destinos turá¡sticos mais procurados por viajantes do mundo todo, seja por suas belezas naturais, ou por sua importáóncia histá│rica.

Ilha de Capri - Campania - Sul da Itáília
Ilha de Capri – Campania – Sul da Itáília. Foto: Bloodua / 123RF

Na Ilha de Capri, náúo deixe de visitar a Gruta Azul. Deixe-se guiar por um barqueiro experiente, em um barco áá remo, e explore uma caverna formada naturalmente sob a aáºáúo erosiva e com entrada de apenas um metro de altura e dois de largura. Vocᬠvai se surpreender com a áígua azul, cristalina, e os reflexos prateados nas ÔÇ£paredesÔÇØ. Mas lembre-se: a entrada na gruta depende das condiáºáÁes climáíticas de cada dia. A condiáºáúo dos ventos e do ná¡vel da mará® podem tornar impossá¡vel a visitaáºáúo.

Gruta Azul em Capri ÔÇô Campáónia ÔÇô Sul da Itáília
Gruta Azul em Capri ÔÇô Campáónia ÔÇô Sul da Itáília. Foto: Casadaphoto / Bigstockphoto
Gruta Azul em Capri
Gruta Azul em Capri. Foto: Natursports / 123RF

Náúo deixe de conhecer tambá®m a Costa Amalfitana, em suas belas Amalfi, Positano e Ravello.

Leia tambá®m CAMPáéNIA ÔÇô 5 CIDADES IMPERDáìVEIS

Amalfi na Costa Amalfitana, Campáónia ÔÇô Sul da Itáília
Amalfi na Costa Amalfitana, Campáónia ÔÇô Sul da Itáília. Foto: Janos Gaspar / 123RF

4. Matera

Na regiáúo da Basilicata, Matera á® uma das cidades mais antigas do mundo. Menos famosa do que Pompeia, por exemplo, guarda em seu territá│rio uma completa aula de histá│ria.

Matera, a cidade formada desde a Antiguidade, foi escavada em rochas calcáírias, formando ruas estreitas e, para o visitante incauto, aparentemente de modo caá│tico e labirá¡ntico. Porá®m, o fato á® que as construáºáÁes em Matera sáúo belá¡ssimas cavernas construá¡das ao longo de sá®culos, formando uma obra prima da Arquitetura Espontáónea. Atá® mesmo igrejas bizantinas podem ser visitadas esculpidas no relevo, com obras de arte que, alá®m de belas, marcam a histá│ria da Itáília. Isso sem contar a Gravina de Matera, um cáónion formado por aáºáúo da erosáúo, no centro da Comuna, e que oferece uma das vistas mais marcantes de sua visita ao Sul da Itáília.

Vista panoráómica de Matera, Basilicata ÔÇô Sul da Itáília
Vista panoráómica de Matera, Basilicata ÔÇô Sul da Itáília. Foto: Jennifer Barrow / 123RF

Leia tambá®m MATERA, A CIDADE DOS SASSI

5. Puglia – Regiáúo da Itáília

Náúo á® muito comum conhecer turistas brasileiros que jáí visitaram ou pensaram em visitar esse tesouro localizado no salto da bota que forma a Itáília. Mas, se o seu objetivo á® conhecer o Sul da Itáília, náúo pode deixar a Puglia de lado.

Separe em seu roteiro pelo menos dois ou trá¬s dias para passear por Polignano a Mare, um penhasco magná¡fico sobre o cristalino Mar Adriáítico; Alberobello, observando atentamente a arquitetura simples, porá®m de enorme significado histá│rico dos trulli, construá¡dos desde o sá®culo XV, por agricultores locais; Ostuni, e suas casas brancas de cal, construá¡das de modo que a cada janela vocᬠconseguiráí ver a magnitude azul do Adriáítico; e Lecce, a Florenáºa do Sul, a Senhora do Barroco, que mistura arquitetura e monumentos histá│ricos de seu antigo Domá¡nio Romano e da formaáºáúo posterior da Arte Barroca.

Alberobello, Puglia ÔÇô Sul da Itáília
Alberobello, Puglia ÔÇô Sul da Itáília. Foto: Freeartist / 123RF
Polignano a Mare, Puglia ÔÇô Sul da Itáília
Polignano a Mare, Puglia ÔÇô Sul da Itáília. Foto: Polig Jovannig / 123RF

Leia tambá®m LECCE, A FLORENáçA DO SUL


Por Adrian Theodor
Foto de capa: Polignano a Mare – Polig Jovannig / 123RF