
A Campáónia á® unanimemente reconhecida como uma das regiáÁes mais bonitas e amadas da Itáília. Famosa em todo o mundo pela beleza natural estonteante, sobretudo da Costa Amalfitana, a Campáónia á® tambá®m um dos beráºos da cultura italiana, para náúo falar da sua invejáível tradiáºáúo culináíria. Neste artigo falaremos um pouco de cinco destinaáºáÁes que tornam a Campáónia um lugar á║nico no mundo, digno de ser visitado!
1. Pompeia
Ir atá® Pompeia á® entrar numa viagem no tempo atá® a Roma antiga. Em 79 d.C. o Vesá║vio entrou em violenta erupáºáúo, pegando de surpresa os Romanos que sequer imaginavam que a famosa montanha perto da qual moravam fosse na verdade um vulcáúo. A fuligem e as cinzas expelidas eram tantas que rapidamente cobriram as zonas da redondeza, literalmente submergindo, sob a cinza ainda quente, a cidade de Pompá®ia. Esse triste desastre possibilitou, todavia, um verdadeiro milagre arqueolá│gico, isto á®, que uma inteira cidade do mundo antigo chegasse atá® ná│s quase inteiramente preservada.

Graáºas áá Pompeia podemos conhecer melhor como eram as luxuosas casas da elite romana, seu gosto artá¡stico na decoraáºáúo das casas e tambá®m um pouco da vida, cotidiano e Hobbies dos antigos. Passear pelas ruas de Pompá®ia provoca esta sensaáºáúo á║nica, acrescida pela imponente presenáºa do Vesá║vio ao horizonte, de ter saá¡do do nosso mundo e de ter entrado, ainda que por um momento, em uma á®poca diferente.
Leia tambá®m: POMPEIA, UMA CIDADE SOB AS CINZAS

2. Sorrento
Com um dos cenáírios mais deslumbrantes da Itáília, Sorrento á® conhecida desde a Antiguidade por sua beleza, que náúo por acaso inspirou a famosa canáºáúo napolitana Torna a Surriento.
A cidade, inicialmente uma vila de pescadores, se expandiu com o tempo, subindo pelo á¡ngreme terreno das montanhas: um dos fascá¡nios do Golfo de Sorrento consiste justamente no belo contraste entre o resplandecente azul do mar e as casas por sobre os penhascos, cuja atmosfera se torna ainda mais máígica iluminada pelo pá┤r-do-sol.

Sorrento á® tambá®m renomada pelos seus limáÁes, dos quais os sorrentinos sáúo muito orgulhosos, como vocᬠpoderáí perceber passeando pelas ruas da cidade e observando suas charmosas lojinhas. A partir do limáúo de á│tima qualidade de Sorrento á® produzido um dos melhores licores da Itáília, o limoncello: náúo deixe de experimentáí-lo!

3. Capri
A Ilha de Capri á® uma das joias do Golfo de Náípoles e justamente meta de milhares de turistas todos os anos. Abraáºada por um esplá¬ndido mar, Capri oferece vistas panoráómicas de tirar o fá┤lego.

Famosa desde a Antiguidade, lugar de veraneio dos imperadores romanos, Capri tornou-se de novo conhecida na á®poca moderna apá│s a redescoberta da famosa Gruta Azul. Trata-se de um verdadeiro milagre da natureza: a gruta, encastoada sob a pedra, possui uma pequena abertura que filtra somente a tonalidade azul da luz do sol, tornando o interior da caverna de uma luminosidade extraordináíria e sem igual ÔÇô um verdadeiro espetáículo da natureza que vocᬠnáúo pode perder!

4. Positano
A cidade de Positano náúo fica atráís em termos de beleza e fascá¡nio. Suas coloridas e pitorescas casas, engastadas na encosta á¡ngreme, acolhem os visitantes que chegam atá® a cidade atravá®s do mar.
Positano á® praticamente toda em vertical e parte do seu encanto consiste justamente nas suas muitas escadinhas e becos: um cativante labirinto para se explorar num dia de sol e no qual se deixar perder. A pequena cidade proporciona uma atmosfera tranquila e tambá®m romáóntica, acrescida pela presenáºa da natureza e do esplá¬ndido mar. O cenáírio mará¡timo deslumbrante, com suas belas praias e falá®sias, torna-se ainda mais máígico áá luz do pá┤r-do-sol: náúo deixe de experimentar o charme desta belá¡ssima cidade.

Leia tambá®m: ILHAS BORROMEU, UM PARAáìSO NATURAL NO NORTE DA ITáüLIA
5. Amalfi – Campáónia
Cidade que dáí o nome a toda a Costa Amalfitana, Amalfi náúo á® sá│ uma das mais belas de todo o litoral da Campáónia, com uma paisagem de tirar o fá┤lego, mas possui tambá®m uma rica histá│ria e cultura no seu passado.

Primeira entre todas repá║blicas mará¡timas da Itáília e, um tempo, uma das mais importantes, rival de Gá¬nova e Veneza, Amalfi foi em seguida conquistada pelo reino normando da Sicá¡lia: a mistura de diferentes estilos, tá¡pica de uma cidade aberta aos mares, á® bem visá¡vel na estupenda catedral da cidade, que mistura arquitetura europeia e áírabe. A toda essa histá│ria soma-se a vista panoráómica extraordináíria da cidade, que mistura paisagens rochosas com o mar deslumbrante da Costa Amalfitana ÔÇô uma destinaáºáúo imperdá¡vel para quem vai áá Campáónia!

Por Yuri Borges Loyola
Foto de capa: Janos Gaspar / 123RF