
Assis, conhecida em todo o mundo como cidade da Paz e terra natal de Sáúo Francisco, á® tambá®m um dos burgos medievais mais bonitos de toda a Itáília. Com uma vista panoráómica deslumbrante da regiáúo áÜmbria, Assis á® uma cidade que une sua beleza á║nica áá importáóncia histá│rica do burgo para a religiáúo cristáú e náúo sá│. Acompanhemos um pouco a histá│ria da vida de Francisco de Assis para conhecer melhor a bela cidade onde nasceu, viveu e pregou a sua mensagem de bondade e de paz.

A juventude de Francisco
Francisco nasceu em uma abastada famá¡lia de comerciantes de tecido, enriquecidos principalmente graáºas ao comá®rcio com a Franáºa: á® por esse motivo que o pai resolveu dar-lhe o nome de Francesco, algo como ÔÇ£francezinhoÔÇØ em italiano. Francisco foi batizado na catedral de Assis, a Igreja de San Rufino, santo padroeiro da cidade. A Igreja á® ainda hoje importante local de culto e peregrinaáºáúo para os devotos; sua bela fachada, bem visá¡vel mesmo de longe, á® um dos cartáÁes-postais da cidade.

Aos vinte anos, na guerra entre Perugia e Assis, Francisco caiu prisioneiro em máúos inimigas. A experiá¬ncia do cáírcere desencadeou no jovem uma crise espiritual que em breve o levaria áá total conversáúo áá mensagem de pobreza do Evangelho. Francesco iniciou a fazer caridade áás escondidas com o dinheiro da famá¡lia; seu pai, quando o veio a saber, decidiu denunciar o filho áás autoridades diante da populaáºáúo, na esperanáºa de envergonháí-lo e, assim, dissuadi-lo do novo comportamento ÔÇô mas náúo foi o que ocorreu.

Leia tambá®m: CONHEáçA A HISTáôRIA DE PIENZA, A CIDADE IDEAL DE PIO II
A conversáúo
Acusado pelo pai, diante de toda a populaáºáúo, de dilapidar indevidamente o patrimá┤nio quando ÔÇ£lhe devia atá® mesmo as prá│prias vestesÔÇØ, Francisco, num gesto famoso, decidiu abrir máúo de todos os seus bens, despindo-se atá® mesmo da prá│pria roupa, que entregou ao pai atá┤nito. O cá®lebre episá│dio ocorreu no Paláício Episcopal da cidade (Palazzo Vescovile) e foi imortalizado por Giotto no famoso afresco da Basá¡lica de Assis: ambos os lugares podem ser visitados pelo pá║blico ainda hoje.

O perá¡odo seguinte foi de retiro e intensa reflexáúo por parte de Francisco, que pregava nos campos entre Assis e Gubbio e meditava nas belas montanhas da redondeza, em meio áá natureza e aos animais. Foi nesse perá¡odo que Francisco reformou a pequena igreja da Porciá║ncula, que se tornou para ele um lugar especial de oraáºáúo e acolhida dos pobres e necessitados. A Porciá║ncula veio a ser assim a verdadeira casa de Francisco e centro daquilo que sucessivamente se tornaria a ordem dos Franciscanos. A igrejinha, pequena e simples, pode ser visitada ainda hoje, e se encontra dentro da Basá¡lica de Santa Maria degli Angeli, que foi construá¡da alguns sá®culos mais tarde e que a englobou no seu interior.


Leia tambá®m: O DAVID DE MICHELANGELO, GLáôRIA DE FLORENáçA
Os á║ltimos anos e as estigmas
Nos anos seguintes o ná║mero de seguidores do santo crescia, mas nem todos estavam táúo dispostos ao mesmo rigor e autossacrifá¡cio. Assim, os á║ltimos anos foram para Francisco de isolamento e de recolhimento solitáírio nos montes para a oraáºáúo e a reflexáúo. Num desses retiros ocorreu o cá®lebre episá│dio da visáúo do serafim na cruz, apá│s o qual Francisco teria recebido no seu corpo as estigmas de Jesus. Dois anos depois, o santo viria a morrer na igrejinha da Porciá║ncula, que ele tanto amava e que havia reconstruá¡do com suas prá│prias máúos.

A histá│ria da vida de Francisco, que como vimos se confunde com a histá│ria e com os lugares da sua cidade natal, foi contada por muitos biá│grafos e em diversos livros. No entanto, aquela que á® talvez a sua biografia mais bela náúo foi contada em palavras, mas sim pintada em afrescos por Giotto: na magná¡fica Basá¡lica de Assis, o pintor contou toda a vida do santo ao longo das paredes, retratando os episá│dios e milagres principais. Náúo deixe de visitáí-la e de repercorrer atravá®s das imagens do pintor o caminho espiritual de Francisco.

Alá®m do seu valor religioso e espiritual inestimáível, Assis á® tambá®m, como dissemos no iná¡cio, um dos burgos medievais mais belos da Itáília. Localizada ao pá® do Monte Subáísio e rodeada pela natureza, a cidade oferece náúo sá│ uma vista deslumbrante sobre os belos campos de cultivo da áÜmbria, mas sua prá│pria arquitetura, composta quase inteiramente de casas medievais em pedra cor-de-rosa, á® um espetáículo por si sá│. Principalmente nas tardes ensolaradas ou ao pá┤r-do-sol, o jogo da luz sobre as pedras rosas de Assis cria um espetáículo de cores sem igual. Assim, quando for visitáí-la, deixe-se perder pelos seus becos, ladeiras e ruelas, que parecem guiar aqueles que passam em uma viagem de volta ao encanto máígico do passado.

Gostou do texto? Clique AQUI e inscreva-se para receber conteá║dos como este no seu e-mail!
Por Yuri Borges Loyola
Foto de capa: Inna Nerlich / 123RF