A Galleria degli Uffizi em Florenáºa á® o museu de arte mais importante da Itáília e um dos mais ricos de todo o mundo. Aqui vocᬠpoderáí apreciar um patrimá┤nio artá¡stico de valor inestimáível, como náúo poderia deixar de ser na cidade que foi o beráºo do Renascimento italiano.

O Museu surpreende seja pela qualidade, seja pela quantidade das obras, que atraem todos os anos dois milháÁes de visitantes vindos de todo o mundo. Fizemos uma lista de cinco das mais belas obras do Museu, para que sirva de bá║ssola no teu passeio por este labirinto de beleza no qual, todavia, vale a pena se perder.

1. Filippo Lippi – Nossa Senhora com menino Jesus e dois anjos

Filippo Lippi - Nossa Senhora com menino Jesus e dois anjos - Galleria degli Uffizi.
Filippo Lippi – Nossa Senhora com menino Jesus e dois anjos – Galleria degli Uffizi. Imagem: Commons Wikimedia (domá¡nio pá║blico).

Obra prima do pintor Filippo Lippi, este quadro á® de uma incrá¡vel delicadeza, que inspirou muitos outros artistas, como Botticelli. Maria, máúe háí pouco tempo, olha para seu filho a um sá│ tempo com ternura e melancolia, como se jáí pudesse intuir o triste destino ao qual este seria submetido. Jesus, ainda um pequeno bebá¬, estica seus braáºos em direáºáúo áá máúe, apoiando-se em seu ombro e procurando-lhe o abraáºo; seguram-no dois anjos, um dos quais olha diretamente para o espectador, sorridente, convidando-o a participar da beleza daquela cena.

Filippo Lippi conseguiu imprimir naturalidade, com uma doáºura e humanidade raras, a um dos momentos mais solenes e sagrados da fá® cristáú: o nascimento de Jesus.  

2. Leonardo da Vinci ÔÇô A anunciaáºáúo

Leonardo da Vinci ÔÇô A anunciaáºáúo - Galleria degli Uffizi.
Leonardo da Vinci ÔÇô A anunciaáºáúo – Galleria degli Uffizi. Imagem: Commons Wikimedia (domá¡nio pá║blico).

Este cá®lebre quadro de Leonardo surpreende pela qualidade e perfeiáºáúo, ainda mais considerando a idade do artista quando o pintou, por volta entáúo dos vinte anos.

A elaboraáºáúo da perspectiva á® perfeita, fruto da observaáºáúo da natureza e dos estudos de matemáítica rigorosos do pintor. O mesmo se pode dizer da riqueza de detalhes: das dobras nas vestes de Maria; áás asas e aos cabelos do anjo; áás flores espalhadas pelo cháúo – tudo á® representado com meticulosa maestria pelo pintor – .

Ao horizonte pode-se jáí perceber a utilizaáºáúo da cá®lebre tá®cnica inventada por Leonardo: a paisagem de plano de fundo parece esmorecer aos poucos desaparecendo por entre a ná®voa, criando uma atmosfera suspensa e de mistá®rio, que Da Vinci usaráí em seguida tambá®m no seu mais famoso quadro, a Mona Lisa.

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3. Botticelli ÔÇô O nascimento de Vá¬nus

Botticelli ÔÇô O nascimento de Vá¬nus - Galleria degli Uffizi.
Botticelli ÔÇô O nascimento de Vá¬nus – Galleria degli Uffizi. Imagem: Commons Wikimedia (domá¡nio pá║blico).

Um dos quadros mais famosos do mundo, o Nascimento de Vá¬nus á® certamente a obra-prima de Botticelli. A beleza estonteante, mas ao mesmo tempo tranquilizadora, da deusa do amor á® colhida no momento do seu nascimento ÔÇô a partir das ondas do mar, seguindo a mitologia grega. A deusa á® impelida para o litoral pelas divindades sá¡mbolo dos ventos de primavera, que sopram flores em sua direáºáúo. Isso porque Vá¬nus traz consigo a estaáºáúo da vida, do amor e da renovaáºáúo, apá│s a dura frieza do inverno, quando nada mais nasce. áÇ direita, a deusa do amor estáí prestes a ser acolhida na praia por uma outra divindade, que tenta cobrir a sua nudez com um manto bordado de flores: mais um sá¡mbolo da chegada da primavera e, assim, do desabrochar irreprimá¡vel da vida.

4. Caravaggio ÔÇô Bacco

Bacco - Caravaggio - Galleria degli Uffizi.
Caravaggio ÔÇô Bacco – Galleria degli Uffizi. Imagem: Commons Wikimedia (domá¡nio pá║blico).

Achado por acaso em 1913, esquecido por anos em um dos depá│sitos dos Uffizi, este quadro á®, todavia, uma das maiores obras-primas de Caravaggio. Representa de forma sensual e provocadora (como quase sempre em Caravaggio) o deus do vinho, Baco, como um jovem adolescente no ato de oferecer uma taáºa a quem aprecia o quadro. As bochechas rosadas do garoto, seus olhos entreabertos e o vinho que treme dentro da taáºa indicam a embriaguez do deus, mas tambá®m indicam seu convite provocante a desfrutar dos prazeres dos sentidos. A perfeiáºáúo tá®cnica de Caravaggio á® evidente náúo sá│ nos traáºos do corpo de Baco, mas principalmente na estupenda natureza morta, desenhada com miná║cias de detalhes, que completa a cena.

5. Ticiano ÔÇô Vá¬nus de Urbino

Ticiano ÔÇô Vá¬nus de Urbino - Galleria degli Uffizi.
Ticiano ÔÇô Vá¬nus de Urbino – Galleria degli Uffizi. Imagem: Commons Wikimedia (domá¡nio pá║blico).

Diferentemente da Vá¬nus de Botticelli, imersa na atmosfera do mito grego antigo, a Vá¬nus de Tiziano á® representada em um ambiente moderno: um tá¡pico quarto da nobreza da á®poca do Renascimento. Vá¬nus, nua e em primeiro plano, embora se cubra em parte com a máúo esquerda, fita, todavia, o espectador com um olhar provocador ou, ao menos, sugestivo. O significado do quadro, porá®m, á® ambá¡guo, pois se opáÁem áá sensualidade da deusa outras imagens representativas do amor conjugal e da fidelidade: a alianáºa na máúo, o brinco de pá®rola (sá¡mbolo de pureza), o pequeno cachorro de estimaáºáúo adormecido. Em segundo plano, de forma quase teatral, veem-se duas criadas diante do baá║ da prá│pria senhora, uma das quais segura aos ombros um vestido de noiva. Tiziano quis desse modo representar a um sá│ tempo, na mesma figura de Vá¬nus, os dois lados, sensual e sentimental, do amor entre os cá┤njuges.

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Por Yuri Borges Loyola
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