A Puglia á® reconhecida por ser uma das regiáÁes mais belas e culturalmente ricas de toda a Itáília: seu patrimá┤nio artá¡stico, suas praias de tirar o fá┤lego e, por que náúo, sua cozinha deliciosa atraem todos os anos turistas de todas as partes da Europa e do mundo. Entre os espetáículos mais pitorescos que essa regiáúo oferece estáí Ostuni, a ÔÇ£Cidade BrancaÔÇØ: conheáºa melhor a sua histá│ria, tradiáºáúo e belezas.

A pá®rola da Puglia

O apelido de ÔÇ£Cidade BrancaÔÇØ (ou cittáá bianca) se deve áás paredes de suas casas, todas pintadas de branco, que tornam Ostuni inconfundá¡vel mesmo de longe. A tradiáºáúo conta que a cor branca era uma arma poderosa contra os inimigos: o sol intenso da Puglia, refletido pelas paredes, ofuscava a vista de quem assediava a cidade, contribuindo assim a sua defesa. Na verdade, hoje se acredita que o motivo tenha sido outro, de matriz higiá¬nica: os muros eram recobertos de cal, um desinfetante natural, para impedir o contáígio e a difusáúo de epidemias, como a peste. Porá®m, qualquer que seja o motivo, estáí de fato que a cor branca da cidade, situada no alto de uma colina, oferece um belo espetáículo áá vista de quem a visita e lhe vale o outro, merecido apelido de ÔÇ£pá®rola da PugliaÔÇØ.

Ostuni, com suas sugestivas casas brancas, vista de longe. Foto: Freeartist / 123rf.

O centro histá│rico de Ostuni

Ostuni, por motivos de defesa, foi construá¡da sobre a encosta e o topo de uma á¡ngreme colina. áë por essa razáúo que a cidadezinha á® caracterizada por tantas subidas e descidas, ladeiras estreitas, ruazinhas cheias de curvas e becos sem saá¡da que criam um prazeroso labirinto, no qual á® agradáível se perder, para depois, de repente, se deparar com um vislumbre inesperado das belas planá¡cies cobertas de oliveiras ou do mar azul e estonteante da Puglia.

Rua tá¡pica do centro histá│rico de Ostuni.
Rua tá¡pica do centro histá│rico de Ostuni. Foto: Diego Fiore de Getty Images | Canva
Uma das tantas charmosas vielas de Ostuni, pelas quais á® prazeroso se perder. Foto: Kanturu / 123rf.

Passeando pelo centro da cidade, que á® bastante pequeno, vocᬠvai encontrar com facilidade os edifá¡cios mais bonitos e importantes, como a Catedral dedicada áá assunáºáúo de Santa Maria: a sua famosa fachada á® decorada por uma estupenda rosáícea que estáí entre as maiores de toda a Europa. Um outro detalhe significativo: a igreja foi construá¡da com uma ligeira assimetria para a esquerda ÔÇô dizem que se trata de uma homenagem a Cristo, que, crucificado, inclinou ligeiramente, devido áá dor, a cabeáºa para a esquerda.

Catedral de Ostuni.
Catedral de Ostuni. Foto: Planetix de Getty Images | Canva

Leia tambá®m: TUDO SOBRE LECCE, A FLORENáçA DO SUL

Detalhe da rosáícea da Catedral de Ostuni.
Detalhe da rosáícea da Catedral de Ostuni. Foto: Ueuaphoto de Getty Images | Canva

Ainda ali perto vocᬠencontraráí a Piazza della Libertáá, o coraáºáúo da cidade, onde os habitantes de Ostuni se encontram e onde os turistas, principalmente de noite, se divertem num dos numerosos estabelecimentos que ficam ali ao redor. Aqui se situa tambá®m a sede da Prefeitura de Ostuni: um tempo o belo edifá¡cio era, na verdade, um importante monastá®rio franciscano: tinha sido fundado em homenagem a Sáúo Francisco, que, regressando áá Itáília de sua peregrinaáºáúo em Jerusalá®m, fez uma parada em Ostuni para pregar o evangelho aos habitantes.

As praias de Ostuni

A cidade tambá®m á® cá®lebre em toda a Itáília pelas suas praias maravilhosas e de áígua cristalina. Ao longo do seu litoral se alternam os mais variados cenáírios marinhos: longas praias cobertas de dunas de areia fina; altos despenhadeiros cercados por rochedos; pequenas enseadas escondidas, onde a áígua á® ainda mais azul e transparente.

Ostuni á® táúo famosa pela beleza de sua costa que jáí ganhou váírios prá¬mios europeus pela limpeza e nitidez do mar e háí anos á® considerada um dos treze lugares de toda a Itáília onde a áígua das praias á® mais cristalina.

Praia Torre Pozzelle – Ostuni. áürea extremamente preservada, caracterizada por cinco pequenas baá¡as arenosas e uma antiga torre aragonesa. Foto: Sergio Pazzano de Getty Images | Canva

Cultura e tradiáºáúo

Em toda a regiáúo da Puglia á® muito importante a devoáºáúo por Santo Oronzo, padroeiro de muitas cidades da regiáúo. Em Ostuni á® dedicado na Piazza della Libertáá um enorme obelisco ao santo, em agradecimento áá proteáºáúo que ele deu no passado áá cidade durante uma epidemia de peste que devastava toda a regiáúo. Para comemorar o fato, todos os anos, entre os dias 25 e 27 de Agosto, á® celebrada em Ostuni a Cavalcata: as autoridades da cidade e alguns expoentes da Igreja, vestidos com roupas medievais bordadas áá máúo, desfilam sobre imponente cavalos para escoltar a multidáúo de fiá®is que carrega pela cidade em procissáúo a preciosa estáítua de prata de Santo Oronzo.

Piazza della Libertáá – Ostuni. Foto: Gibeyan / Flickr

Leia tambá®m: ALBEROBELLO (PUGLIA), A CAPITAL DOS TRULLI

O cenáírio natural

No campo que rodeia a cidade á® possá¡vel visitar algumas das antigas masserie tá¡picas da regiáúo da Puglia. No passado, as masserie eram pequenos ranchos ou fazendas autá┤nomos: uma espá®cie de vilarejo autossuficiente no qual conviviam nobres e camponeses para cultivar a terra. Hoje se tornaram estabelecimentos de agroturismo onde á® possá¡vel entrar e atá® mesmo alojar para viver de perto a natureza incontaminada da regiáúo e, sobretudo, desfrutar da vista das suas planá¡cies cobertas de oliveiras centenáírias, videiras e alecrim ÔÇô plantas sá¡mbolo do Mediterráóneo e que constituem a base da saborosa cozinha da regiáúo.

A culináíria tá¡pica de Ostuni

E por sinal, náúo podá¡amos deixar de mencionar antes de concluir a riquá¡ssima culináíria da regiáúo. Em Ostuni vocᬠpoderáí saborear a maravilhosa tradiáºáúo gastroná┤mica da Puglia, conhecida e invejada em toda a Itáília. Alá®m do peixe fresco, dos queijos, do azeite e do vinho produzidos aqui, todos de á│tima qualidade, náúo deixe de provar alguns pratos tá¡picos como a ÔÇÿncaprata, feita áá base de pasta de fava com chicá│ria; ou entáúo uma frittata alla menta, um gostoso omelete temperado com horteláú; e, por fim, as tradicionalá¡ssimas orecchiette com cime di rapa, prato de macarráúo original da Puglia e famoso em toda a Itáília. Náúo deixe de experimentar essa rica cozinha imerso na natureza maravilhosa e abraáºado pelo mar estonteante de Ostuni. Boa viagem e buon appetito!

Prato tá¡pico da culináíria pugliese
Orecchiette com cime de rapa. Prato tá¡pico da culináíria pugliese. Foto: Olga Mazyarkina de Getty Images | Canva

Por Yuri Borges Loyola
Foto de capa: Tanialerro / Bigstock