
Siena á® uma cidade rica de cultura e de tradiáºáúo, que mantá®m ainda o charme e a atmosfera de um centro medieval italiano. Alá®m do seu famoso Palio e da sua belá¡ssima praáºa principal, a Piazza del Campo, Siena pode tambá®m se gabar de ter uma das catedrais mais magnificentes e ricas artisticamente náúo sá│ da Itáília, mas de toda a Europa: do piso ao teto, das paredes aos vitrais, praticamente cada áóngulo desta igreja á║nica esconde uma obra-prima da arte italiana. Conheáºa um pouco melhor a beleza estonteante do imponente Duomo di Siena.

1. Catedral de Siena, um projeto audacioso
O grande projeto, que levaria no decorrer dos anos áá realizaáºáúo da enorme catedral que hoje podemos ver, comeáºa no sá®culo XIII: dois dos maiores artistas da á®poca, Nicola Pisano e seu filho Giovanni Pisano, sáúo chamados para se encarregar do desafio. A escolha de alternar na decoraáºáúo faixas de máírmore branco com faixas de máírmore preto á® jáí uma homenagem áá cidade de Siena, cujo brasáúo, a balzana, apresenta estas duas cores.

Quem observa a Catedral de fora logo percebe uma coisa um pouco estranha: atráís dela corre um longo muro inacabado, com uma fachada gigantesca tambá®m abandonada. Pois bem, isto á® o que resta hoje de um segundo projeto, ainda mais ousado que o primeiro, de ampliaáºáúo da Catedral! Isso porque no sá®culo XIV a cidade de Florenáºa tambá®m estava construindo sua enorme catedral, a de Santa Maria del Fiore; ora, o povo de Siena, eternamente rival de Florenáºa, náúo queria ficar para tráís e, visto o perá¡odo de opulá¬ncia em que vivia, resolveu tornar a prá│pria catedral ainda maior do que a dos florentinos, aliáís, atá® mesmo a maior catedral de toda a Europa: imaginem que a igreja atual, jáí colossal, deveria ser somente o transepto da nova catedral projetada!


Mas o ambicioso projeto nunca foi levado a cabo porque, poucos anos depois do iná¡cio das obras, a peste negra atingiu a cidade, dizimando a sua populaáºáúo e arruinando por dá®cadas a sua economia: era o fim de uma á®poca e o projeto de ampliaáºáúo jamais seria retomado. Resta hoje somente um esboáºo daquela que teria sido a segunda, colossal fachada da nova Catedral, e que se tornou um dos sá¡mbolos da cidade, que os sieneses chamam carinhosamente de facciatone (ÔÇ£fachadonaÔÇØ).
2. O piso
ÔÇ£O mais bonito, grande e magná¡fico que jamais tenha existidoÔÇØ ÔÇô assim definia Vasari, o grande historiador da arte italiano, o piso da Catedral de Siena. E realmente o primeiro impacto com essa obra-prima deixa impressionados: trata-se de uma sucessáúo de enormes e belá¡ssimos mosaicos lavrados em máírmore por todo o amplo piso da Catedral, numa áírea total de 1300 metros quadrados!


Os 56 painá®is mostram cenas e histá│rias diferentes: de episá│dios do Velho Testamento, a representaáºáÁes simbá│licas das Virtudes, áás Sibilas do mundo antigo (as famosas profetisas que tambá®m Michelangelo imortalizou na Capela Sistina). áë surpreendente a tá®cnica de composiáºáúo destes mosaicos, chamada de intáírsia: as cenas sáúo construá¡das mediante o encastramento de diferentes lastras de máírmore colorido que, acopladas umas áás outras, compáÁe estes verdadeiros quadros em pedra.

áë um espetáículo á║nico, de formidáível beleza e maestria, que impressiona o visitante que tem a sorte de admiráí-lo. Sim, porque o piso fica coberto quase o ano inteiro para garantir a sua preservaáºáúo e á® descoberto por menos de 2 meses no ano. Em 2021 ficou aberto entre os dias 26 de junho e 31 julho e de 18 de agosto a 17 de outubro.
3. As esculturas
Mas náúo á® sá│ olhando para o piso que vocᬠpoderáí apreciar a beleza á║nica desta Catedral: praticamente toda a igreja á® um verdadeiro museu, que coleciona obras-primas imersas em uma atmosfera misteriosa e sugestiva. Alá®m dos espetaculares mosaicos, a Catedral abriga tambá®m estáítuas de alguns dos maiores nomes da arte italiana de todos os tempos: escultores como Donatello, Michelangelo e Bernini deixaram aqui esculturas em bronze e em máírmore que tornam ainda mais precioso o jáí rico patrimá┤nio artá¡stico desta Catedral.

4. O pá║lpito de Nicola Pisano
Particularmente famoso á® o magná¡fico pá║lpito esculpido por Nicola Pisano. Realizado nos primeiros anos de construáºáúo da Igreja, entre 1265 e 1268, com o valioso máírmore de Carrara, o pá║lpito á® considerado uma das mais belas criaáºáÁes do estilo gá│tico italiano e a obra-prima do escultor.

Sustentado por elegantes colunas que se apoiam nas costas de leoas e leáÁes, o pá║lpito á® decorado por estupendos painá®is esculpidos em máírmore que representam diversas cenas da Bá¡blia, como a fuga no Egito, a adoraáºáúo dos reis magos e a crucificaáºáúo. As numerosas figuras que lotam as cenas dos painá®is sáúo cheias de vidas e sentimento, revelando a grande maestria de Nicola Pisano, um dos maiores artistas de seu tempo.
5. A biblioteca Piccolomini
Alá®m das esculturas, muitos quadros e afrescos espalhados pela Catedral tambá®m sáúo dignos de toda admiraáºáúo. Absolutamente á║nica e merecidamente celebrada á® a magná¡fica biblioteca Piccolomini: construá¡da em homenagem ao papa Pio II (veja nosso artigo sobre ele aqui) no intento de abrigar a sua rica coleáºáúo de livros e manuscritos, as paredes da biblioteca foram inteiramente pintadas pelo famoso pintor de Perugia, Pinturicchio, que conta em seus deslumbrantes afrescos a aventurosa vida do papa Pio II. Trata-se de um monumento á║nico, entre os mais importantes e belos do Renascimento italiano, um outro motivo de orgulho para a jáí esplá¬ndida Catedral de Siena.


6. Os vitrais
Para tornar a sua atmosfera ainda mais sugestiva e misteriosa, a Catedral á® constelada por enormes e preciosos vitrais. Entre estes, o mais famoso e belo á® o vitral posto sobre o abside, acima do altar principal, criado pelo renomado pintor siená¬s Duccio di Buoninsegna: com 5,6 metros de diáómetro e realizado em 1288, á® um dos vitrais mais antigos da Itáília. Os painá®is do vitral contam com grande dramaticidade a histá│ria de Maria, da sua morte atá® a sua assunáºáúo e coroaáºáúo nos cá®us: trata-se de uma imponente homenagem áá Nossa Senhora, áá qual a Catedral de Siena á® dedicada.


7. O coral
Para completar a tua visita áá Catedral, náúo deixe de apreciar o belá¡ssimo coral da igreja, lavrado inteiramente em madeira, e famoso principalmente pelas belá¡ssimas gravuras realizadas com a tá®cnica da intáírsia pelo frei Giovanni da Verona, um dos maiores gá¬nios da histá│ria da carpintaria italiana. O resultado sáúo belá¡ssimas imagens que parecem pintadas, mas que na verdade foram entalhadas meticulosamente na madeira com uma tá®cnica extremamente complexa e delicada: náúo deixe de apreciáí-las de perto!

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Por Yuri Borges Loyola
Foto de capa: Anastasiya Guseva / Bigstock