O clima de Natal na Itáília inicia-se jáí em meados de novembro, quando as primeiras luzes das decoraáºáÁes comeáºam a surgirÔǪ com o passar dos dias, as luzes váúo aumentando e, apá│s o dia 08 de dezembro (dia de Imaculada Conceiáºáúo), estáí tudo pronto, pois jáí chegou o Natal!

Vai passar o Natal em Roma? Poxa, vocᬠtem mesmo sorte! Se náúo deu nesse ano, que tal se organizar para o ano que vem? Vale a pena mesmo, a cidade simplesmente se transforma nessa á®poca e fica ainda mais linda e espetacular do que jáí á®!

Confira nossas superdicas e conheáºa um pouco da histá│ria das tradiáºáÁes do Natal italiano, muitas delas praticadas tambá®m por ná│s brasileiros sem que tenhamos, muitas vezes, consciá¬ncia sobre suas origens…

A histá│ria da áírvore de Natal

Essa beleza toda que compáÁe o Natal italiano, a qual enche nossos olhos e emociona nossos coraáºáÁes, á® o resultado de uma sá®rie de acontecimentos que se deram ao longo do tempo. A tradiáºáúo do Natal na Itáília, alá®m de ser uma celebraáºáúo cristáú, foi sendo construá¡da tambá®m atravá®s de influá¬ncias de culturas antigas como, por exemplo, a celta.

Em relaáºáúo áá tradiáºáúo da áírvore de Natal, para o povo celta, os pinheiros eram considerados um sá¡mbolo de longevidade, poder vital e boa saá║de. Tambá®m chamados de abetos, os pinheiros sáúo áírvores tá¡picas das florestas europeias. As áírvores, no geral, eram muito importantes para os celtas e o pinheiro possuá¡a essa simbologia por ser resistente ao frio e a neve, permanecendo sempre bonito e verde, independentemente do clima.

Os romanos foram os primeiros a utilizarem os ramos dos pinheiros dentro de casa como forma de atrair bom agouro, principalmente nos meses frios do ano áá espera da primavera.

E o costume de enfeitar as áírvores, de onde vem?

Para as antigas culturas pagáús, enfeitar uma áírvore com fitas coloridas, sinos e tochas, significava honrar as almas que povoavam aquela planta. No entanto, elas náúo eram levadas para dentro de casa.

A áírvore se tornou mesmo um sá¡mbolo de Natal em meados do sá®culo XVI, quando a tradiáºáúo cristáú associou sua forma triangular áás trá¬s pessoas da santá¡ssima Trindade, quais sejam elas, Pai, Filho e Espá¡rito Santo. Na simbologia cristáú, uma boa áírvore de Natal náúo pode deixar de conter uma estrela no seu topo (simbolizando a estrela guia dos reis magos), os anjos (os quais anunciam o nascimento do Cristo Salvador) e as luzes (as quais simbolizam a prá│pria vida de Jesus como luz do mundo).

E sabe aquele simpáítico ramo de folhas pontudinhas com bolinhas vermelhas e coberto de neve que costuma fazer parte das decoraáºáÁes natalinas? Trata-se do azevinho. As pontas agudas de suas folhas representam, para os cristáúos, os espinhos da coroa de Cristo, e suas frutinhas vermelhas (náúo comestá¡veis) representam o sangue derramado pelo mesmo na cruz. Com o passar do tempo, os ramos de azevinho passaram a fazer parte das decoraáºáÁes de Natal, mas o sentido da crenáºa acabou perdidoÔǪ

Azevinho. Foto: ph2212 | Getty Images ÔÇô Canva

Quanto aos presá®pios, um fato interessante sobre eles na Itáília á® que o menino Jesus sá│ á® colocado na manjedoura na noite do dia 24, que á® a data da celebraáºáúo de seu nascimento; antes disso a manjedoura fica vaziaÔǪLegal saber disso tudo náúo á® mesmo!?

Se quiser saber mais sobre a tradiáºáúo do presá®pio na Itáília, leia nosso artigo Natal na Itáília, a tradiáºáúo do presá®pio, o link estáí logo abaixo deste texto para vocᬠ😉

As luzes em Roma!

A decoraáºáúo de Natal em Roma á® basicamente resumida a luzes! Isso mesmo, luzinhas por toda a parte fazem a gente se sentir em um ambiente máígico e especial! O principal ponto para ver esse espetáículo de luzes montado na capital italiana á® a Via del Corso, na qual a iluminaáºáúo á® feita de forma com que as luzes cubram a rua numa espá®cie de tapete suspenso, ou de faixas iluminadas, iniciando na Piazza Venezia e tendo fim na Piazza Del Popolo.

A decoraáºáúo da Via del Corso em anos anteriores – Roma. Foto: QuoVision | Getty Images ÔÇô Canva

Alá®m da Via del Corso, outras paradas ÔÇ£obrigatá│riasÔÇØ sáúo a Piazza di Spagna e tambá®m a Via dei Condotti, esta á║ltima na qual estáúo localizadas as grandes marcas italianas. Na Via dei Condotti sáúo os prá│prios lojistas, e náúo a prefeitura, os responsáíveis pela decoraáºáúo. E eles tambá®m capricham!

Quanto áás áírvores de Natal, as maiores (mais de 25 metros de altura) e mais lindas sáúo montadas na Piazza Venezia e na Piazza San Pietro, e sua inauguraáºáúo, no dia 08 de dezembro, atrai centenas de pessoas! áë bem emocionante o momento em que as luzes sáúo ligadas e todos comemoram o Natal que se aproximaÔǪ

áë como se essa inauguraáºáúo de luzes fosse capaz tambá®m de acender nas pessoas uma espá®cie de renovaáºáúo de foráºas e de esperanáºas, á® o que podemos chamar de espá¡rito de Natal, o qual, felizmente e apesar de tudo, ainda existe!┬á

O post abaixo, extraá¡do do perfil oficial da prefeitura de Roma no Instagram (@roma), mostra o momento da inauguraáºáúo da áírvore de Natal montada na Piazza Veneza este ano:

Trastevere

Tambá®m o nosso querido e tradicional bairro Trastevere, no coraáºáúo da cidade, consegue ficar ainda mais lindo com a iluminaáºáúo de Natal! áë bem comum ver paredes inteiras de osterias, por exemplo, iluminadas com luzinhas piscantes. Combinadas com os fogará®us utilizados para aquecer as mesas na parte externa dos restaurantes, as luzes em Trastevere resultam em um espetáículo que possui um charme especial, aquele charme que, cáí entre ná│s, á® caracterá¡stico do bairro em todas as á®pocas do ano.

Passear pelas ruelas de Trastevere á® sempre uma experiá¬ncia encantadora!

Como ficam as ruas de Trastevere – Roma. Foto: Luiza Andriollo

O Coliseu

E o Coliseu? áë claro que a principal atraáºáúo de Roma recebe uma atenáºáúo especial no Natal. Alá®m da iluminaáºáúo noturna tradicional, uma áírvore tambá®m á® montada áá sua frente e este ano á® possá¡vel, pela primeira vez, visitar o Coliseu áá noite, apá│s o horáírio de encerramento das visitas. A visita noturna natalina á® guiada e inclui tambá®m a parte subterráónea da arena.

Coliseu – Roma. Foto: Soldaini | Getty Images ÔÇô Canva

Incanto di Luci

Se vocᬠainda quiser ver mais luzes (rsrs), este ano o Orto Botáónico de Roma, o qual pertence a Universidade La Sapienza, inaugurou um evento chamado Incanto di Luci. Trata-se de uma visitaáºáúo noturna (a partir das 17:00) ao Orto Botáónico, na qual o visitante se depara com um espetáículo de luzes durante todo o percurso em meio a natureza.

A decoraáºáúo á® lá║dica e tambá®m bastante romáóntica, á® realmente uma linda experiá¬ncia. Os bilhetes de entrada devem ser adquiridos antecipadamente e custam cerca de vinte euros para adultos.

No post abaixo, um pouco do Incanto di Luci (perfi oficial do Orto Botáónico no Instagram (@ortobotanicoroma):

Os Christmas Markets

Foto: Shen Xin | Getty Images ÔÇô Canva

Para os amantes das feirinhas natalinas europeias, conhecidas tambá®m como Christmas Markets, em Roma vocᬠencontraráí váírias! Elas estáúo espalhadas pelos bairros da cidade e estáúo repletas, náúo sá│ de artefatos decorativos, mas tambá®m de opáºáÁes de presentes bem lindas.

Uma feira de Natal bem legal de ir á® a da Villa Borghese, na qual tambá®m existe um espaáºo gastroná┤mico onde vocᬠpode passar agradáíveis momentos, sem falar da beleza natural deste que á® um dos mais lindos parques de Roma (aliáís a Villa Borghese merece um artigo todinho dedicado a ela, aguardem os prá│ximos posts por aqui) 😉

Mas se vocᬠprocura pelo mais tradicional dos mercados de Natal, conheáºa o da Piazza Navona, aberto de 08 de dezembro a 06 de janeiro. Láí vocᬠencontraráí tambá®m artistas locais, acrobatas, malabaristas, artesáúos e váírias delá¡cias gastroná┤micas. Vocᬠencontraráí tambá®m váírias representaáºáÁes da BefanaÔǪ peraá¡, o que á® Befana?

A Befana

A Befana á® uma figura folclá│rica italiana, que possui aspecto de uma velha bruxa. Com sua surrada vassoura de palha, seu meio de transporte para voar, diz a tradiáºáúo que a Befana, na noite do dia 05 para o dia 06 de janeiro (noite da Epifania), visita as casas onde moram as crianáºas para preencher as meias deixadas nas janelas e prá│ximas áás lareiras.

Segundo a crenáºa popular, se a meia á® preenchida com doces, frutas secas ou pequenos souvenires, isso significa que a crianáºa se comportou bem durante o ano, caso contráírio, ela encontraráí alho ou carváúo dentro da meia. Em troca, as crianáºas devem deixar para a velha Befana uma garrafa de vinho e uma guloseima ou um prato tá¡pico para que a mesma se alimente.

Befana Foto: Sharon Gallo | Getty Images ÔÇô Canva

Mas qual a origem dessa lenda? Diz a tradiáºáúo que a velha Befana teria encontrado os Trá¬s Reis Magos quando estavam áá procura do Menino Jesus. Eles teriam pernoitado em sua casa e pedido a ela direcionamento sobre onde encontráí-lo, mas a mesma náúo os soube informar. Como forma de agradecer a acolhida, os Reis Magos teriam convidado Befana para visitar o recá®m-nascido, mas a mesma teria recusado o convite por estar muito atarefada. Entretanto, apá│s os Reis Magos terem seguido caminho, Befana teria se arrependido, mas era tarde demais, nunca mais os encontrou. Diz a lenda que, desde entáúo, a velha bruxa percorre as casas em busca de encontrar o menino do qual falaram seus ilustres há│spedes.

Quanto áá origem do nome Befana, existem duas possibilidades que o explicam. A primeira diz que Befana derivaria de Epifania, a noite dedicada aos Reis Magos, em 06 de janeiro. A segunda diz que a Befana seria, na verdade, uma derivaáºáúo da antiga deusa pagáú chamada Strenia, a qual distribuá¡a semelhantes presentes como frutas secas e mel no ano novo.

A Missa na Basá¡lica de Sáúo Pedro no Vaticano

Impossá¡vel falar de Natal em Roma e náúo falar dela, da Missa da Meia Noite, a qual ocorre na virada do dia 24 para o dia 25 de dezembro e á® ministrada pelo Papa, na Basá¡lica de Sáúo Pedro, no Vaticano. A cerimá┤nia á® considerada uma das mais importantes da Igreja Catá│lica por celebrar o nascimento de Cristo. A tradicional Missa á® transmitida atravá®s de alguns teláÁes instalados na Piazza San Pietro, a qual fica lotada de fiá®is e turistas. Alá®m disso, ela tambá®m á® transmitida para váírios paá¡ses do mundo, inclusive para o Brasil.

Para conseguir assistir áá Missa dentro da Basá¡lica, á® necessáírio se organizar com meses de antecedá¬ncia, pois o evento, como podem imaginar, á® bastante concorrido.

A Missa da Meia Noite, chamada de Missa do Galo em Portugal, na Espanha e tambá®m no Brasil, existe desde o sá®culo V, e a maioria dos historiadores concordam que ela foi instaurada pelo entáúo Papa Sisto III.

A cá║pula da Basá¡lica de Sáúo Pedro – Vaticano. Foto: Peter Polak | Getty Images ÔÇô Canva

E entáúo, pronto ou pronta para se emocionar no Natal em Roma? Esperamos que tenham gostado das dicas! A Cenci Turismo deseja a todos um bom e iluminado Natal!

Leia Tambá®m:

NATAL NA ITáüLIA, A TRADIáçáâO DO PRESáëPIO
TRASTEVE, A JOIA DE ROMA
CONHEáçA A HISTáôRIA DO COLISEU, O MONUMENTO SáìMBOLO DA ITáüLIA
COLISEU DE ROMA, 15 FATOS INTERESSANTES


Por: Luiza Andriollo

Foto de Capa: Tomas Sereda | Canva