
Tomar um gelato, apreciar a Capela Sistina e mergulhar na histá│ria de uma das maiores civilizaáºáÁes que jáí existiram no planeta, sáúo algumas das melhores coisas para fazer em Roma. A cidade eterna, como á® conhecida, á® aquele tipo de lugar na lista de destinos dos sonhos dos viajantes e amantes da histá│ria e da arte. Roma impressiona! Seja pelo seu tráónsito caá│tico, ruelas charmosas, ou ruá¡nas esplendorosas, sem dá║vida, ela á® uma cidade que fica gravada no coraáºáúo e na memá│ria de quem a visita. Veja, entáúo, o que fazer em Roma, principais atraáºáÁes turá¡sticas e muito mais.
1. O que fazer em Roma: visitar o Coliseu
Náúo tem como comeáºar essa lista sem falar no Coliseu, uma das 7 maravilhas do mundo moderno e tambá®m o grande cartáúo postal de Roma. Localizado no Centro Histá│rico, o coliseu jáí impressiona o turista com seu exterior bem preservado e absolutamente deslumbrante.
Contudo, nada se compara áá sensaáºáúo á║nica e indescritá¡vel de pisar no monumento e sentir toda a foráºa e emoáºáúo de seu passado sangrento, mas tambá®m glorioso. Se vocᬠgosta de histá│ria, entáúo náúo deixe de fazer a visita subterráónea. Nesse tour guiado vocᬠiráí conhecer o famoso monumento por dentro e teráí uma nova perspectiva de um dos lugares mais emblemáíticos do planeta.

2. O Fá│rum Romano
Ao lado do Coliseu, fica localizado o Fá│rum Romano, que vocᬠpode visitar com um á║nico bilhete que dáí direito a entrada no Coliseu, Fá│rum e Monte Palatino.O Fá│rum Romano era o grande centro de Roma. Era láí que tudo acontecia; procissáÁes, discursos polá¡ticos, julgamentos, etc. Alá®m disso, o Fá│rum tambá®m era repleto de mercados, edifá¡cios administrativos e templos religiosos, onde hoje, sá│ podemos apreciar as ruá¡nas do que, outrora, foi uma das maiores cidades do mundo ocidental.
Atualmente, tudo o que restam sáúo ruá¡nas que apenas nos fazem lembrar da foráºa do impá®rio romano. Por isso, fazer uma visita com um guia especializado á® fundamental para entender melhor as particularidades de cada ruá¡na e tambá®m aprender um pouco mais da histá│ria da cidade.

3. O Monte Palatino
O Monte Palatino á® uma das 7 colinas de Roma, e segundo a lenda, o local onde a cidade foi fundada por Rá┤mulo e Remo. Ele fica localizado na parte superior do Fá│rum Romano, por isso vocᬠpode visitar os dois no mesmo dia.
Enfim, era no Monte Palatino onde ficavam os paláícios e as residá¬ncias dos imperadores e nobres da á®poca. Alá®m de conhecer um pouquinho de como viviam os romanos antigos, vocᬠtambá®m poderáí admirar uma bela vista do Coliseu e do Fá│rum.

4. Praáºa Veneza
Náúo muito longe do Fá│rum Romano, no outro extremo da Via dei Fori Impierali, encontra-se a Piazza Venezia, uma das principais praáºas de Roma. Ela á® muito bem localizada, pois dáí acesso a váírias ruas que levam áás principais atraáºáÁes turá¡sticas da cidade!
áë aqui que vocᬠpode admirar o Monumento a Victor Emmanuel II, tambá®m chamado de ÔÇ£Altare della PatriaÔÇØ ou ÔÇ£VittorianoÔÇØ, um enorme edifá¡cio de máírmore branco dedicado ao primeiro rei da Itáília.
Ao lado da praáºa, háí tambá®m a famosa coluna de Trajano, com baixos-relevos que remontam áás conquistas militares do imperador. Se vocᬠcurte belas paisagens e gosta de tirar fotos maravilhosas, entáúo náúo deixe de subir no telhado do edifá¡cio. De láí, vocᬠpoderáí desfrutar de uma deslumbrante vista panoráómica. O acesso á® bem tranquilo, feito por um elevador de vidro que fica na parte de tráís do prá®dio.

5. Piazza del Campidoglio (Praáºa do Capitá│lio)
A Praáºa do Capitá│lio fica prá│xima ao Monumento a Victor Emmanuel II. Projetada pelo prá│prio Michelangelo, antigamente ela era o coraáºáúo polá¡tico e religioso de Roma. Láí, vocᬠpoderáí admirar edifá¡cios fenomenais como o Palazzo Senatorio ou Paláício Senatorial, Palazzo dei Conservatori ou Paláício dos Conservadores e o Palazzo Nuovo ou Paláício Novo.
Este á║ltimo abriga os Museus Capitolinos e o Museu de Arte e Arqueologia. Uma das peáºas de arte mais famosas que vocᬠpode encontrar láí á® a estáítua do Lobo Capitolino: aquela com a má¡tica loba amamentando Rá┤mulo e Remo. Certamente, vocᬠjáí deve ter visto no seu livro de histá│ria na á®poca do colá®gio. Enfim, chegou a hora de admiráí-la com seus prá│prios olhos.
6. O que fazer em Roma: Panteáúo
O Panteáúo á® o edifá¡cio antigo mais bem preservado de Roma e outra atraáºáúo turá¡stica imperdá¡vel para adicionar a esta lista! Originalmente dedicado a todas as divindades da mitologia, tornou-se uma igreja cristáú no sá®culo VII. No interior, admire a imensa cá║pula e o á│culo (a abertura na cá║pula), que confere ao local uma iluminaáºáúo á║nica. No Panteáúo, vocᬠtambá®m pode ver os tá║mulos de Rafael (o famoso artista) e Victor Emmanuel II, o primeiro rei da Itáília.

7. Praáºa Navona
A Piazza Navona estáí localizada no coraáºáúo do centro histá│rico, náúo muito longe do Panteáúo. Certamente, ela á® uma das praáºas mais bonitas e famosas de Roma! Láí, vocᬠpode admirar a Fontana dei Quattro Fiumi, a Fontana del Nettuno e a Fontana del Moro.

8. O que fazer em Roma: jogar uma moeda na Fontana di Trevi
Tambá®m perto do Panteáúo, vocᬠencontraráí a fonte mais famosa da Europa e por que náúo, do mundo todo! A Fontana di Trevi á® parada obrigatá│ria para quem visita Roma.
Nela, vocᬠpoderáí admirar iná║meras estáítuas representando uma alegoria do mar, com Netuno em sua carruagem no centro. A tradiáºáúo diz que vocᬠdeve jogar 2 moedas na fonte: uma para fazer um desejo e outra para ter certeza de voltar a Roma. O á║nico defeito da fonte á® que ela estáí sempre lotada de turistas. Por isso, tente chegar o mais cedo possá¡vel para pegáí-la mais vazia.

9. O que fazer em Roma: subir a escadaria da igreja da Piazza di Spagna
A Via Condotti o levaráí direto para a charmosa Piazza di Spagna, certamente uma das praáºas mais populares da cidade eterna, graáºas áá bela vista que oferece. Ela estáí localizada ao pá® da escadaria monumental que leva áá igreja Trinitáá dei Monti. Uma vez láí, apenas pare, sente em seus degraus floridos e observe o movimento da cidade enquanto descansa e aprecia um maravilhoso gelato.

10. Visite as igrejas de Roma
Vocᬠsabia que a cidade de Roma tem nada mais nada menos que 900 igrejas? Como capital do catolicismo náúo poderia ser diferente, náúo á® mesmo? Alá®m de locais de muita fá® e emoáºáúo, essas igrejas sáúo verdadeiras obras-primas da arquitetura! Por isso, independente da sua religiáúo, vale a pena conferir!
Comeáºando pelas 4 maiores basá¡licas do mundo que felizmente estáúo na cidade eterna, temos:
- A Basá¡lica de Sáúo Pedro na cidade do Vaticano;
- A Basá¡lica di San Giovanni in Laterano , a segunda maior depois da Basá¡lica di San Pietro, á® tambá®m a catedral de Roma;
- A Basá¡lica di San Paolo Fuori le Mura, que marca a localizaáºáúo do tá║mulo de Sáúo Paulo;
- A Basá¡lica di Santa Maria Maggiore, o maior santuáírio da cidade erguido para a virgem Maria;
Alá®m destas que sáúo imperdá¡veis, algumas outras igrejas interessantes para ver em Roma sáúo:
- Chiesa del Gesá╣
- Chiesa di San Luigi dei Francesi
- Chiesa di Santa Maria del Popolo
- Basá¡lica de Santa Maria em Trastevere
- Basá¡lica di San Pietro in Vincoli
- Basá¡lica de San Clemente al Laterano
- Igreja de Santa Maria della Concezione
- Chiesa di Sant’Ignazio di Loyola
11. O que fazer em Roma: relaxar nos Jardins da Villa Borghese
Os jardins da Villa Borghese oferecem um pouco de calma muito bem-vinda, depois das ruas movimentadas e atraáºáÁes turá¡sticas lotadas de pessoas. Um á│timo local para descansar depois de um longo dia batendo perna pelas ruas da cidade. Vocᬠpoderáí caminhar pelas largas ruelas sombreadas e sentar áá beira de um lago cercado por templos, estáítuas e muitas fontes, alá®m de poder admirar váírias flores e plantas de rara beleza.

12. Visite os museus de Roma
Nem sá│ de ruá¡nas vive a cidade eterna. Apesar de Roma náúo ser, necessariamente, famosa por seus museus como Paris, por exemplo, visitar ao menos os Museus Capitolinos e os Museus do Vaticano á® fundamental. Este á║ltimo, por exemplo, conta com mais de 13 museus agrupados em um imenso conjunto arquitetá┤nico de quase 7 quilá┤metros de extensáúo que no fim levam a táúo esperada Capela Sistina.
Se vocᬠcurte arte, entáúo náúo deixe de visitar áá Galleria Nazionale d’Arte Antica ou Galeria Nacional de Arte Antiga, que possui uma coleáºáúo de pinturas italianas e europeias. Ela á® parada obrigatá│ria, pois guarda obras de artistas como Rafael e Caravaggio.
13. A ponte e o Castel Sant’Angelo
Outro local imperdá¡vel em Roma á® o belá¡ssimo Castelo SantÔÇÖAngelo e a maravilhosa ponte que corta o rio Tibre. Decorada com 10 estáítuas representando anjos, todas desenhadas por Bernini, a ponte á® um local para apreciar a maravilhosa vista do rio, assim como tirar váírias fotos incrá¡veis.
O Castel Sant’Angelo foi construá¡do pelo imperador Adriano para servir de mausolá®u. Mais tarde, passou a desempenhar um importante papel militar: serviu atá® de refá║gio para os Papas durante as invasáÁes que criaram um acesso direto ao Vaticano. Láí, vocᬠpoderáí visitar o castelo, ver os tá║mulos e os antigos apartamentos dos papas.

14. O que fazer em Roma: visitar o Vaticano e ver a Capela Sistina
Outra visita imperdá¡vel em Roma, sem dá║vida, á® a cidade do Vaticano. Mesmo que vocᬠnáúo seja catá│lico, uma visita áá terra do Papa á® fundamental para entender um pouco mais da histá│ria da Itáília e tambá®m da humanidade.
Apesar de ser o menor paá¡s do mundo, o Vaticano á® um dos lugares mais visitados do planeta. Por isso, jáí se prepare para enfrentar muitas filas e multidáÁes, principalmente se vocᬠestiver viajando num final de semana ou feriado religioso.

15. O que fazer em Roma: ver o papa na Praáºa de Sáúo Pedro
áë pela famosa praáºa de Sáúo Pedro que todos os anos, milháÁes de peregrinos e turistas entram na cidade do Vaticano. Ela foi projetada com o intuito de permitir que o maior ná║mero de pessoas pudessem ver o Papa dar sua bá¬náºáúo da sacada da Basá¡lica de Sáúo Pedro. Duas colunatas compostas por cerca de 280 colunas e 145 estáítuas de santos cercam a praáºa, onde, em seu meio, se ergue um obelisco egá¡pcio rodeado por 2 grandes fontes.

16. Basá¡lica de Sáúo Pedro
A Basá¡lica de Sáúo Pedro á® uma das principais atraáºáÁes turá¡sticas de Roma e parada obrigatá│ria na sua viagem. Vocᬠsabia que o local de sua construáºáúo náúo foi escolhido de forma aleatá│ria?
Ela foi construá¡da, onde se acredita que seja o exato local, onde o apá│stolo Pedro, o primeiro Papa da cristandade, foi crucificado de cabeáºa para baixo, pelo exá®rcito Romano. Desde entáúo, a basá¡lica se tornou um ponto de peregrinaáºáúo para cristáúos e turistas da Itáília e do mundo.
Láí, vocᬠpode admirar muitos altares e monumentos e se impressionar com a rica decoraáºáúo barroca. Náúo deixe de apreciar os monumentos funeráírios do Papa, a famosa estáítua de Sáúo Pedro e a gigantesca cá║pula projetada por Michelangelo que, inclusive, pode ser acessada por um elevador que fica no lado direito.

17. Distrito de Trastevere
Uma visita áá Roma, náúo poderia estar completa sem uma voltinha no bairro de Trastevere. Afinal, essa á® uma oportunidade de conhecer outro lado da cidade eterna, se afastando um pouco da Roma dos turistas e adentrar na Roma dos moradores.
Suas tá¡picas ruas estreitas e floridas, e centenas de roupas penduradas nas janelas, mostram um verdadeiro bairro ÔÇ£italianoÔÇØ com seus habitantes e lojas locais. Uma á│tima oportunidade para fazer uma parada e saborear uma das deliciosas pizzas locais.
18. Belvedere de Gianicolo
Localizado prá│ximo a Trastevere, esse ponto pode ser um á│timo passeio para quem busca algo diferente na cidade, sem precisar ir muito longe e se afastar da rota turá¡stica. Localizado no alto de uma das colinas dos arredores de Roma, ele oferece uma visáúo panoráómica da cidade.
A dica á® deixar para subir ao Belvedere no final da tarde e admirar o pá┤r do sol láí de cima, onde vocᬠpode ter uma vista super bonita de Roma e tirar fotos maravilhosas.
19. Boca da Verdade ÔÇô Bocca della veritáá
A Boca da Verdade á® uma escultura em máírmore com a feiáºáúo de um rosto humano bastante peculiar, localizada na Igreja Santa Maria in Cosmedin. Acredita-se que a escultura seja uma tampa de esgoto decorativa da Roma Antiga, mas que durante a Idade Má®dia ganhou um significado diferente: a enorme boca da escultura teria a funáºáúo de identificar quem falava a verdade ou mentia; bastava colocar a máúo dentro de sua boca e quem mentisse, teria o braáºo arrancado. Verdade ou náúo, a escultura segue sendo um ponto bastante visitado da cidade!

Quantos dias para visitar Roma?
Para visitar Roma e conhecer de forma tranquila os principais pontos turá¡sticos da cidade, o ideal á® separar, no má¡nimo, 3 dias inteiros.
Veja abaixo, o que fazer em Roma em 1, 2 e 3 dias completos.
O que fazer em Roma em 1 dia
Para aqueles que tá¬m apenas um dia para visitar áá cidade, o ideal á® concentrar a sua viagem na regiáúo da Roma Antiga. Assim, comece o dia bem cedo visitando o Coliseu, e em seguida visite o Fá│rum Romano e o Monte Palatino. Depois do almoáºo siga para piazza de Campidoglio e visite os Museus Capitolinos.
O que fazer em 2 dias em Roma
Se vocᬠtem 2 dias em Roma, alá®m da sugestáúo apresentada acima, aproveite para conhecer a cidade do Vaticano. Assim, visite o Museu do Vaticano, a Basá¡lica de Sáúo Pedro e termine o dia no Castelo Sant’Angelo assistindo ao pá┤r do sol do rio Tibre.
O que fazer em Roma em 3 dias
Com 3 dias em Roma, alá®m dos 2 dias acima, vocᬠtambá®m pode incluir uma visita ao centro histá│rico da cidade. Comece o dia pela praáºa Navona, depois visite o Panteáúo e pare na Fontana di Trevi. Passeie na Via Condotti e siga para Piazza di Spagna. Finalize o dia relaxando nos jardins da Villa Borghese.
Quando ir áá Roma
Roma á® aquele tipo de cidade que pode ser visitada o ano inteiro. Contudo, antes de escolher as datas da sua viagem á® importante considerar alguns detalhes importantes.
A primavera, que vai do final de maráºo ao final de junho, á® uma das melhores á®pocas para visitar a cidade. Entre abril e maio, por exemplo, chove pouco e a temperatura chega, no máíximo, nos 20 graus. No veráúo, mais especificamente em julho e agosto, a cidade fica lotada e os preáºos disparam junto ao calor que pode atá® chegar aos 40 graus.
A partir de meados de outubro jáí comeáºa o outono, á®poca em que tem menos gente, os preáºos diminuem e as visitas áás diferentes atraáºáÁes acontecem com maior qualidade. Em compensaáºáúo, pode chover um pouco mais, embora o clima tenha mudado bastante nos á║ltimos anos e o veráúo tenha se esticado. No inverno, as temperaturas chegam prá│ximas dos zero graus. Alá®m de ser mais frio, os dias tambá®m duram bem menos.
- LEIA TAMBáëM Natal em Roma: conheáºa suas tradiáºáÁes e os lugares mais lindos de visitar nessa á®poca do ano!
Como visitar Roma
Roma á® uma cidade onde á® possá¡vel conhecer a maioria das atraáºáÁes a pá®, ou entáúo de transporte pá║blico. Contudo, náúo restam dá║vidas que a forma mais segura e confortáível de visitar a cidade á® contratando os serviáºos de uma agá¬ncia de confianáºa.
Alá®m de conseguir aproveitar mais e otimizar o seu tempo, náúo tem como visitar uma cidade histá│rica como Roma sem contar com a ajuda de um guia em portuguá¬s. Afinal, as visitas ganham mais encanto e ficam muito mais interessantes com alguá®m te explicando o que era cada ruá¡na e o que aconteceu em cada canto dessa cidade rica em histá│ria e mitologia.
Aqui na Cenci Turismo, Roma faz parte de váírios roteiros como Itáília Fantasia, Itáília Sonhada, Fantasia mediterráónea e muitos outros. Neles, ná│s visitamos os principais pontos turá¡sticos da cidade, contando com um guia bilá¡ngue que conhece tudo sobre a histá│ria da cidade.
Se interessou? Entáúo, confira, todas as nossas opáºáÁes de roteiro pela Itáília e solicite o seu oráºamento AQUI!