A gá┤ndola veneziana á® considerada a embarcaáºáúo mais bela do mundo e á® o sá¡mbolo universal da cidade de Veneza, preenchendo seus canais com grupos de turistas de todo o mundo. De fato, um passeio de gá┤ndola proporciona ao viajante uma emoáºáúo á║nica que seráí lembrada por toda a vida.

Sua beleza á® dada pela linha sinuosa e elegante que apresenta, pelo maravilhoso cenáírio no qual navega, mas tambá®m pela forma á║nica como á® construá¡da.

Tradicional gá┤ndola de Veneza.
Tradicional gá┤ndola de Veneza. Foto: NejroN Photo / Bigstock

O nome dessa famosá¡ssima embarcaáºáúo veneziana, gá┤ndola, deriva do latin ÔÇ£cunculaÔÇØ ou concha, tem 11 metros de comprimento e pesa 600 kg, mas á® facilmente manobrada pelo gondoleiro com um á║nico remo.

Alá®m de seu charme e reputaáºáúo, vindos do fascá¡nio que Veneza proporciona ao mundo, a gá┤ndola á® usada para chegar áás diversas partes da cidade aquáítica, e tipicamente projetada com suas caracterá¡sticas particulares que a tornam uma embarcaáºáúo á║nica no mundo.

Um pouco da histá│ria da gá┤ndola veneziana

A gá┤ndola sofreu muitas alteraáºáÁes no decorrer dos sá®culos e a versáúo moderna á® fruto de um longo processo de evoluáºáúo e adaptaáºáúo áás diversas exigá¬ncias dos navegantes e áás mudanáºas caracterá¡sticas das áíguas.

A histá│ria da gá┤ndola á® entrelaáºada com a histá│ria de Veneza. As primeiras notá¡cias que se tem conhecimento sobre a gá┤ndola datam de 1094, quando o Doge (lá¡der máíximo) Vitale Falier, que tem sua efá¡gie perto do altar principal da Basá¡lica de Sáúo Marcos, distribuiu ao povo de uma ilha ao sul de Veneza uma ÔÇ£gondulamÔÇØ. A intenáºáúo declarada era a de facilitar o transporte na cidade, mas tambá®m para evitar uma revolta popular como a que acontecera quando ele chegou ao poder em 1084. As gá┤ndolas logo foram adotadas, mas náúo pelos camponeses, e sim pelos ricos de Veneza.

Eleonora Duse (1858-1924) – uma das mais famosas atrizes italianas – passeando em uma gá┤ndola em 1899. Foto: Giuseppe Primoli (1851ÔÇô1927) / Domá¡nio pá║blico.

Ao longo dos anos Veneza se tornou uma prá│spera cidade comercial, tornando-se um ponto de entrada, na Europa, de especiarias e mercadorias valiosas. Muitos artistas, incluindo Canaletto, Carpaccio e Bellini foram morar em Veneza, e a gá┤ndola veneziana se transformou em um meio de transporte de grande prestá¡gio.

As gá┤ndolas dos nobres tambá®m eram guiadas por gondoleiros especificamente treinados. As cores das gá┤ndolas eram diferentes, de modo que o proprietáírio pudesse reconhecá¬-la de longe. Possuir a mais bela gá┤ndola foi uma ostentaáºáúo.

Gá┤ndola com felze, Palazzo Ducale, Veneza.
Gá┤ndola com felze, Palazzo Ducale, Veneza. Foto: Scaliger / Bigstock

Para proteger os viajantes dos ventos frios e umidade da lagoa, muitas vezes, era fixada uma cá║pula de proteáºáúo chamada felze. Esse elemento tambá®m era muito á║til para o abrigo de olhares curiosos, sendo uma espá®cie de sala de estar privada, onde aconteciam, eventualmente, conversas confidenciais entre nobres, e encontros galantes. Tornou-se famoso graáºas a Gian Giacomo Casanova, o famoso mulherengo.

Gondola com o felze
Desenho digital a láípis colorido de uma gá┤ndola (com o felze) perto de San Giorgio Maggiore, em Veneza, por Charles W. Bailey, Jr

As pessoas comuns tambá®m tinham que usar a gá┤ndola para suas viagens e a funáºáúo do gondoleiro tornou-se uma das atividades mais populares das cidades lagoeiras.

Em 1633 o governo de Veneza promulgou uma lei suntuáíria, determinando que todas as gá┤ndolas usadas para o transporte pá║blico de passageiros deveriam ser pretas e carregar apenas um elemento decorativo. Todas menos as pertencentes ao governo, que se destacavam em meio aos barcos privados.

Ainda hoje, o preáºo do passeio em uma gá┤ndola, e o ná║mero de pessoas a serem transportadas sáúo estabelecidos pelo prefeito de Veneza.

A gá┤ndola veneziana atingiu o seu áípice no sá®culo XVI, quando, na cidade, havia cerca de 10.000 exemplares. Atualmente existem aproximadamente 500 gá┤ndolas que navegam pelas áíguas de Veneza.

A evoluáºáúo das gá┤ndolas de Veneza

Ao longo dos anos, a gá┤ndola foi submetida a váírias alteraáºáÁes. Em 1884, o construtor de gá┤ndolas Domenico Tramontin, depois de muita tentativa e erro, conseguiu construir uma gá┤ndola completamente inovadora que podia ser guiada por um á║nico gondoleiro e náúo mais por dois remadores, conforme a tradiáºáúo.

Gá┤ndolas navegando pelo Grande Canal com a Basá¡lica de Santa Maria della Salute ao fundo
Gá┤ndolas navegando pelo Grande Canal, em Veneza, com a Basá¡lica de Santa Maria della Salute ao fundo. Foto: Tomas Marek / Bigstock

O genial construtor tentou criar uma embarcaáºáúo mais áígil, adaptada aos canais estreitos da cidade e que poderia ser conduzida por apenas um gondoleiro, reduzindo assim os custos operacionais. Mas por causa do remo colocado na parte direita do barco, a gá┤ndola se inclinava sempre para o lado esquerdo. Tramontin teve a brilhante ideia de encurvar todo o casco da gá┤ndola (canoa simá®trica) e encurtar o lado direito em 24 centá¡metros para equilibrar a foráºa do remo. Ao mesmo tempo tornou-se possá¡vel utilizar o remo como um leme. Este tipo de leme á® atualmente conhecido como “Voga Veneta” e faz com que a gá┤ndola seja verdadeiramente uma embarcaáºáúo á║nica.

Atualmente a gá┤ndola á® composta por oito tipos diferentes de madeira, mas tambá®m háí elementos de metal. Sua construáºáúo, que á® regulamentada  por lei, á® feita exclusivamente por fabricantes tradicionais. Um gá┤ndola pode custar mais de Ôé¼ 20.000,00, preáºo justificado por toda a complexidade que envolve a sua construáºáúo.

Gá┤ndolas em Veneza
Gá┤ndolas em Veneza. Foto: Zoom-zoom / Bigstock

A estrutura da gá┤ndola á® assimá®trica, com o lado esquerdo maior que o direito, entáúo se pode dizer que se navega sempre inclinado para um lado. A assimetria claramente desloca o centro de gravidade da embarcaáºáúo para o lado direito, resultando em uma postura inclinada para a direita, com uma maior imersáúo deste lado. O fundo á® achatado, o que permite a navegaáºáúo em poucos centá¡metros de profundidade.

Alá®m desta tradicional forma de transporte, a navegaáºáúo foi modernizada e acelerada, e, embora os turistas ainda sejam fascinados pela gá┤ndola e por sua pláícida navegaáºáúo instáível pelos canais de Veneza, os venezianos usam em seu cotidiano ÔÇ£o barquinhoÔÇØ, por motivos de praticidade, velocidade e sobretudo pelo conforto.

Custo do passeio de gá┤ndola

A gá┤ndola á® um barco para ocasiáÁes especiais. Atualmente sáúo majoritariamente utilizadas por turistas, e tambá®m em eventos importantes, como casamentos e funerais, sobretudo porque sua utilizaáºáúo tem um custo alto.

Um passeio diurno, compartilhado (atá® 6 pessoas) de 30 minutos custa aproximadamente Ôé¼ 35,00 por pessoa. O passeio privativo, de 30 minutos, custa em torno de Ôé¼ 120,00.┬á

Leia tambá®m:
VENEZA, CIDADE SOBRE AS áüGUAS

CONHEáçA VENEZA ANTES QUE ELA DESAPAREáçA

GUETO DE VENEZA, O MAIS ANTIGO DO MUNDO!


Por Alessandra Amaral
Foto de capa: Daniela Staerk   / 123RF