Alberobello (Iarubedd em dialeto) á® uma cidade da colina Murgia na regiáúo da Puglia, prová¡ncia de Bari. Tem pouco mais de 10.000 habitantes, e com os seus trulli á® um dos 55 sá¡tios italianos incluá¡dos na Lista de Patrimá┤nios da Humanidade da UNESCO.

Os trulli sáúo famosos no mundo por sua beleza, charme e singularidade e representam um dos exemplos mais extraordináírios da arquitetura popular italiana.

Os trulli de Alberobello

Os trulli (o nome deriva do grego ¤ä¤ü╬┐¤ì╬╗╬┐¤é) ou ÔÇ£cá║pulaÔÇØ presentes principalmente no Vale do Itria, localizado entre as prová¡ncias de Brindisi, Bari e Taranto, ainda sáúo usados como habitaáºáÁes e sáúo um exemplo arquitetá┤nico brilhante de valor universal, uma vez que constituem um testemunho á║nico, ou pelo menos excepcional, de uma civilizaáºáúo ou uma tradiáºáúo cultural que desapareceu e demonstram um modelo de construáºáúo ou conjunto arquitetá┤nico que ilustra um perá¡odo significativo da histá│ria da humanidade.

Alberobello, a cidade do interior de Bari, universalmente conhecida como a capital dos trulli, cada um com uma forma e tamanho diferente. O centro á® totalmente composto por estes edifá¡cios particulares, em forma de piráómide, que faz com que seja á║nica no mundo.

Alberobello – Puglia. Foto: DeyanDenchev / Bigstock

Leia tambá®m: TUDO SOBRE LECCE, A FLORENáçA DO SUL

Histá│ria dos trulli

A origem dos trulli á® verdadeiramente á║nica: alguns estudiosos acreditam que eles jáí estavam presentes no sá®culo XIV, mas á® no sá®culo XV que eles tá¬m sua maior expansáúo. De acordo com alguns estudos, os trulli de Alberobello surgiram em meados do sá®culo XIV, em uma á®poca em que era comum derrubar e reconstruir os edifá¡cios endividados, ao invá®s de reparáí-los.

A construáºáúo a seco, sem argamassa, dos trulli parece ter sido imposta aos novos colonos para que suas casas pudessem ser desmontadas rapidamente e náúo tributáíveis: um má®todo eficaz para escapar de um edital do Reino de Náípoles, que previa a cobranáºa de impostos a cada novo assentamento urbano. No entanto, a maioria dos historiadores concorda que esta tá®cnica construtiva se deveu, em primeiro lugar, áás condiáºáÁes geográíficas do local, que era abundante em pedra calcáíria utilizada na construáºáúo.

Trullo em Alberobello.
Trullo em Alberobello. Foto: Giacomo Cenci.

Apesar de ser uma construáºáúo de fáícil demoliáºáúo, o trullo náúo pode ser definido como habitaáºáúo precáíria: a estrutura interna, embora sem elementos e conexáúo de apoio, de fato possui uma extraordináíria capacidade estáítica.

Leia tambá®m: CONHEáçA A HISTáôRIA DE PIENZA, A CIDADE IDEAL DE PIO II

A planta do trullo

A planta do trullo (no singular) á® aproximadamente circular, com base em rocha natural que envolve a alvenaria pesada em cal.

Loja de souvenirs em Alberobello.
Loja de souvenirs em Alberobello. Foto: cge2010 / Bigstock

Geralmente os trulli sáúo unidades modulares, os ambientes internos sáúo distribuá¡dos por todo o váúo central. A espessura das paredes e a ausá¬ncia de janelas garantem um á│timo equilá¡brio tá®rmico: calor no inverno e fresco no veráúo.

Parte interna de um trullo em Alberobello.
Parte interna de um trullo em Alberobello. Foto: greta6 / Bigstock

A cobertura á® composta por uma pseudo-cá║pula de placas calcáírias horizontais posicionadas em sá®ries concá¬ntricas sempre menores, o assim chamado “chianche” (para dentro) e o “chiancarelle” mais fino (no exterior). Importantá¡ssima á® a chiave di volta (pedra angular esculpida que tem uma funáºáúo estrutural, e á® colocada no topo), muitas vezes decorada com motivos de caráíter esotá®rico, espiritual ou propiciatá│rio.

Chiave di volta - Trullo de Alberobello.
Chiave di volta – Trullo de Alberobello. Foto: ueuaphoto / Bigstock

Trulli sáúo um exemplo á║nico de construáºáúo antiga que sobrevive e á® usado ainda hoje. Visitar a bela Alberobello á® como viajar para um paá¡s que parou no tempo.


Por Alessandra Amaral
Foto de capa: Tupungato / 123RF