Bá®rgamo, uma das cidades da Arte mais belas da Itáília – localizada aos pá®s dos alpes, a 60 km de Miláúo – á® uma verdadeira joia, uma das mais fascinantes de toda a regiáúo da Lombardia. O cenáírio natural que a cerca á® espetacular, e sua caracterá¡stica principal á® a divisáúo de sua estrutura urbana: a ÔÇ£Cidade BaixaÔÇØ (Cittáá Bassa), que á® moderna e dináómica, e a famosa ÔÇ£Cidade AltaÔÇØ (Cittáá Alta), que abriga a histá│ria medieval de Bá®rgamo.

Preparamos uma lista com as principais atraáºáÁes ÔÇô concentradas na Bá®rgamo Alta -, de interesse histá│rico e cultural, para que vocᬠconheáºa um pouco mais dessa fantáística cidade.

A Bá®rgamo Alta

A Cittáá Alta, no dialeto local ÔÇ£Bá¿rghem de suraÔÇØ, á® a parte mais antiga e tambá®m a mais interessante do ponto de vista turá¡stico. Seu ná║cleo tem origens medievais, com ruas estreitas e sinuosas e vielas de paralelepá¡pedos repletas de vida, lojas e turistas, praáºas bonitas e espaáºosas e monumentos antigos, que encantam viajantes de todo o mundo.

Vista panoráómica de Bá®rgamo cercada pelas muralhas venezianas.
Vista panoráómica de Bá®rgamo cercada pelas muralhas venezianas. Foto: Fabiomichelecapelli | Getty Images / Canva
Via Salvecchio – Bá®rgamo Alta. Foto: KrimKate | Getty Images / Canva

O funicular de Bá®rgamo

Háí 120 anos, dois pitorescos vagáÁes de cor laranja cruzam a cidade conectando o centro contemporáóneo com a Cittáá Alta. A viagem dura pouquá¡ssimos minutos e sobe 85 metros de altura. O ponto de chegada á® na Piazza Mercato delle Scarpe, uma praáºa que leva o nome do mercado de caláºados que era realizado em 1430. A experiá¬ncia á® certamente interessante e aconselhada!

A entrada na cidade Alta de Bá®rgamo pode ser feita tanto pelo funicular, quanto por uma de suas quatro portas, que veremos mais adiante.

Bá®rgamo - Estaáºáúo do Funicular da Cidade Alta.
Bá®rgamo – Estaáºáúo do Funicular da Cidade Alta. Foto: MarkusMark / Commons Wikimedia (domá¡nio pá║blico).

As muralhas venezianas ÔÇô Patrimá┤nio da Unesco

As altas muralhas venezianas da cidade de Bá®rgamo sáúo, certamente, uma das coisas que mais surpreendem o visitante e caracterizam a bela cidade. Estendem-se por cerca de 6km e, em alguns pontos, podem chegar aos 50 metros de altura.

Muralhas venezianas cidade Alta de Bá®rgamo.
Muralhas venezianas cidade Alta de Bá®rgamo. Foto: GoodLifeStudio | Getty Images / Canva

Em julho de 2017, Bá®rgamo confirma seu enorme valor artá¡stico e histá│rico em todo o mundo, ao ser incluá¡da na lista de patrimá┤nios da humanidade pela UNESCO e se tornar o 53┬║ patrimá┤nio italiano. A inscriáºáúo foi reconhecida como: “Obras de defesa venezianas entre os sá®culos XVI e XVIIÔÇØ. Alá®m das muralhas da cidade Alta de Bá®rgamo, foram incluá¡das outras cinco fortificaáºáÁes: Peschiera e Palmanova del Garda na Itáília; Sibenik e Zara na Croáícia e Catarro em Montenegro.

As muralhas defensivas foram construá¡das no sá®culo XVI, durante o perá¡odo em que Bá®rgamo era territá│rio da Repá║blica de Veneza. As imponentes fortificaáºáÁes visavam proteger a “Serenissima” das investidas de Miláúo, dos Franceses e dos Espanhá│is, visto que Bá®rgamo gozava de uma posiáºáúo estratá®gica favoráível.

Muralhas venezianas de Bá®rgamo. Foto: Daniele Robetti | Getty Images / Canva

As obras causaram um grande impacto, uma vez que foi necessáírio demolir cerca de 250 edifá¡cios, incluindo casas e atá® locais de culto. A construáºáúo das muralhas comeáºou em 1561 e foi concluá¡da em 1588, e envolveu muitos trabalhadores, arquitetos e soldados, que tinham a funáºáúo de proteger as obras.

Devido ao fato de Bá®rgamo nunca ter sido atacada por seus inimigos, suas muralhas chegaram praticamente intactas atá® os dias atuais.

áë possá¡vel passear por todo o perá¡metro das muralhas a pá®, num percurso que permite admirar os 14 baluartes, as 32 guaritas, os dois barris de pá│lvora, os pá│rticos, as 100 canhoneiras e as quatro imponentes portas: San Giacomo e San Lorenzo (tambá®m conhecida como ÔÇ£Porta GaribaldiÔÇØ, pois por ali passou o ÔÇ£Herá│i dos dois MundosÔÇØ em 1859 quando anexou Bá®rgamo ao Reino da Sardenna), Sant ‘Alessandro e Sant’Agostino. O passeio á® certamente muito sugestivo!

Porta San Giacomo - muralhas venezianas de Bá®rgamo.
Porta San Giacomo – muralhas venezianas de Bá®rgamo. Foto: ┬®piergluigipalazzi | Getty Images / Canva

Piazza Vecchia de Bá®rgamo

“Piazza Vecchia de Bergamo á® a praáºa mais bonita da Europa.”

Le Corbusier, arquiteto, urbanista e pintor franco-suá¡áºo.

Considerada uma das mais belas praáºas medievais da Itáília, a Piazza Vecchia á® o sá¡mbolo da Bá®rgamo Alta, sendo a sua praáºa principal, o centro da cidade medieval.

Piazza Vecchia de Bá®rgamo.
Piazza Vecchia de Bá®rgamo com Palazzo della Ragione ao fundo e a Fonte Contarini ao centro. Foto: ┬®Steffen Schmitz (Carschten) / Commons Wikimedia (domá¡nio pá║blico).

A praáºa, cuja histá│ria á® muito antiga, foi construá¡da sobre as ruá¡nas do antigo fá│rum romano, e atualmente á® dominada por majestosos e imponentes edifá¡cios, que datam de diferentes perá¡odos histá│ricos. 

Dentre eles destacamos:

O Palazzo della Ragione

áë um edifá¡cio histá│rico da cidade, que data do final de 1100 e separa a Piazza Vecchia da Piazza del Duomo. Representa a mais antiga sede municipal lombarda existente.

A Fonte Contarini

Colocada no centro da Piazza Vecchia, a fonte foi doada áá cidade em 1780 pelo podestáá (o prefeito da á®poca) veneziano Alvise Contarini.

O Palazzo Nuovo ou Biblioteca Angelo Mai

Localizado no lado oposto da praáºa, o Palazzo Nuovo foi a sede do Municá¡pio atá® 1873 e atualmente á® a sede da Biblioteca Angelo Mai, uma das mais importantes da Itáília.  O edifá¡cio abriga um patrimá┤nio de valor inestimáível em livros, incunáíbulos do sá®culo XVI, gravuras, manuscritos e outros achados.

Biblioteca Angelo Mai na Piazza Vecchia. Foto: ┬®gydy0jas | Getty Images / Canva


O Caffá¿ del Tasso e a estáítua de Torquato Tasso

O Caffá¿ del Tasso á® um dos mais antigos da Itáília. Documentos histá│ricos revelam que o local existe antes mesmo da descoberta da Amá®rica! Em 1476 era conhecido como Locanda delle due Spade, tendo assumido o nome atual quando, em 1681, nas proximidades foi erguida a estáítua do cá®lebre poeta italiano Torquato Tasso, autor do poema Jerusalá®m Libertada (1581).

Frequentado ao longo dos anos por artistas, escritores e outros personagens famosos, o Caffá¿ del Tasso á® um verdadeiro pedaáºo da histá│ria de Bá®rgamo. Aproveite a visita para descobrir as centenas de fotos e autá│grafos das celebridades que passaram por ali ao longo dos sá®culos.

Piazza Vecchia de Bá®rgamo - Caffá¿ del Tasso e estáítua de Torquato Tasso.
Piazza Vecchia de Bá®rgamo – Caffá¿ del Tasso e estáítua de Torquato Tasso. Foto: Andrzej Otr─Öbski / Commons Wikimedia (domá¡nio pá║blico).

A Torre Cá¡vica, conhecida como ÔÇ£il CampanoneÔÇØ

Tambá®m na Piazza Vecchia, entre o Palazzo della Ragione e o Palazzo del Podestáá, destaca-se il Campanone.

Com seus 52 metros de altura, durante a dominaáºáúo veneziana, a torre sineira era utilizada para sancionar o toque de recolher e o fechamento dos portáÁes da cidade. Ainda hoje, de acordo com a tradiáºáúo que dura 360 anos, todas as noites, áás 22h, ouve-se 100 badaladas.

áë possá¡vel subir il Campanone por meio de um elevador de vidro, ou, para os mais dispostos, a pá®, encarando os 230 degraus! A subida á® recomendadá¡ssima, pois do alto goza-se de uma vista panoráómica deslumbrante da antiga cidade.

O nome Campanone (grande sino) vem do fato de que a torre cá¡vica tem 3 sinos e um deles, realizado em 1656, á® o maior de toda a Lombardia.

Torre cá¡vica de Bá®rgamo
Torre cá¡vica de Bá®rgamo. Foto: Boggy | Getty Images / Canva.

Piazza del Duomo de Bá®rgamo

áë o antigo coraáºáúo sagrado da cidade Alta. Antes da construáºáúo da atual Piazza Vecchia, Piazza del Duomo era a praáºa da cidade, dedicada a Sáúo Vicente. Ingressáí-la á® como entrar em um tesouro, pois á® cercada por esplá¬ndidos edifá¡cios – ricos em arte e histá│ria -, a poucos metros de distáóncia um do outro, que deixam qualquer um encantado (clique aqui e faáºa um giro panoráómico virtual da praáºa). Destacamos:

O Duomo de Bá®rgamo (Catedral de Sant’Alessandro) e a Capela de Papa Giovanni XXIII

O Duomo de Bá®rgamo, localizado no coraáºáúo religioso da cidade, entre a Basá¡lica de Santa Maria Maggiore e o Palazzo della Ragione, foi construá¡do no local onde presumivelmente ocorreu, em 303 d.C., o martá¡rio de SantÔÇÖAlessandro (conhecido como Santo Alexandre, no Brasil), o padroeiro da cidade.

O edifá¡cio, que leva o nome do prá│prio SantÔÇÖAlessandro, foi projetado pelo florentino Filarete – o cá®lebre arquiteto do Renascimento – em 1450, e sua construáºáúo sá│ foi concluá¡da no sá®culo XVII.

Dada áá sua importáóncia, a catedral sofreu iná║meras ampliaáºáÁes e transformaáºáÁes. Ao contempláí-la de fora, faz-se uma viagem pela histá│ria da arte desde o Renascimento. A fachada de máírmore branco que podemos admirar hoje, foi inaugurada em 1889, enquanto a cá║pula, projetada no final do sá®culo XVII, adornada com a brilhante estáítua de Sant’Alessandro, sá│ foi concluá¡da em meados de 1800.

Duomo de Bá®rgamo.
Duomo de Bá®rgamo. Foto: ┬®nono_08450 / Pixabay

Inicialmente, a igreja ÔÇô construá¡da por volta dos sá®culos VI-VII pelos Godos – foi dedicada a San Vicenzo de Saragozza, a quem essa populaáºáúo era devota; mas mudou de nome em 1561, quando a entáúo catedral dedicada ao padroeiro SantÔÇÖAlessandro foi destruá¡da pelos venezianos em prol da construáºáúo da muralha defensiva.

O interior do Duomo á® um espaáºo muito luminoso, amplo e encantador, dominado pelo branco das paredes repletas de elegantes decoraáºáÁes douradas.

Interior da Catedral de Santo Alexandre - Bá®rgamo.
Interior da Catedral de Santo Alexandre – Bá®rgamo. Foto: ┬®zbruch | Getty Images / Canva

A catedral abriga muitas obras preciosas e pinturas de variados e importantes artistas, dentre as quais destacamos:

– o Martá¡rio de Sáúo Joáúo bispo, de Giambattista Tiepolo: mais que um martá¡rio, parece uma obra de teatro, com o anjo descendo de cabeáºa.
– o coro de madeira, do sá®culo XVII, de Johann Karl Sanz, que estáí atráís do altar.
– a espetacular cáítedra episcopal, esculpida por Andrea Fantoni.

Um dos objetos preciosos que mais chamam a atenáºáúo de quem visita a catedral á®, sem dá║vida, a tiara do Beato Papa Joáúo XXIII, recebida em 1963. A obra, criada em 1958 por Attilio Nani, á® feita em ouro cintilante, cravejada de pá®rolas, rubis, diamantes e esmeraldas.

Tiara e cáílice do Papa Joáúo XXIII expostos no Duomo de Bá®rgamo.
Tiara e cáílice do Papa Joáúo XXIII expostos no Duomo de Bá®rgamo. Foto: Geobia / Commons Wikimedia (domá¡nio pá║blico).

Desde o ano 2000, alá®m da tiara, o cáílice e outros objetos pertencentes ao Beato estáúo expostos ao pá║blico na Capela de San Vincenzo e San Giovanni XXIII, no interior do Duomo.

O Batistá®rio da Catedral de Bá®rgamo

Assim como os outros edifá¡cios presentes na Piazza del Duomo, o Batistá®rio da Catedral de Bergamo tambá®m á® rico em histá│ria e arte.

O edifá¡cio destinado ao rito batismal sofreu iná║meras mudanáºas ao longo dos sá®culos, inclusive em relaáºáúo ao seu posicionamento, que foi alterado por trá¬s vezes.

O Batistá®rio foi construá¡do em 1340 por Giovanni da Campione e colocado no interior da Basá¡lica de Santa Maria Maggiore, onde permaneceu atá® 1661.

Quando o bispo da cidade, movido pela preocupaáºáúo de perder o seu poder dentro da Igreja Romana, decidiu que os batismos deveriam ser celebrados apenas na catedral e náúo mais na Basá¡lica de Santa Maria Maggiore, – o batistá®rio foi desmontado e algumas de suas peáºas foram usadas para decorar uma capela do Duomo. Posteriormente, foi colocado no claustro da Caná┤nica e depois, em 1898, foi reconstruá¡do em estilo neocláíssico para ser posicionado na Piazza Duomo, onde podemos visitáí-lo atualmente.

Batistá®rio do Duomo de Bá®rgamo.
Batistá®rio do Duomo de Bá®rgamo. Foto: David Nicholls / Flickr.

Com uma estrutura octogonal ÔÇô o ná║mero 8 se repete oito vezes no Batistá®rio, formando uma combinaáºáúo máígica – o monumento á® circundado por um portáúo do sá®culo XIX muito similar ao portáúo da Capela Colleoni. Do lado externo vá¬-se uma sá®rie de oito colunas intercaladas lado a lado com oito estáítuas, do sá®culo XIV, de figuras femininas alongadas. As estáítuas representam as trá¬s virtudes teologais: fá®, esperanáºa e caridade; e as quatro virtudes cardeais: prudá¬ncia, justiáºa, fortaleza e temperanáºa, áás quais se acrescentou uma oitava virtude, a paciá¬ncia. O telhado á® encimado por uma pequena lanterna na qual foi colocada a estáítua de um arcanjo.

Na parte interna encontra-se a pia batismal, decorada em estilo gá│tico por Giovanni da Campione. Nas paredes internas háí oito painá®is em baixos-relevos representando os episá│dios mais marcantes da vida de Jesus (Anunciaáºáúo, Natividade, Adoraáºáúo dos Reis Magos, Apresentaáºáúo ao Templo, Batismo, Captura e Condenaáºáúo, Crucificaáºáúo, Deposiáºáúo e Ressurreiáºáúo), tambá®m obra de Campione.

Detalhe do Batistá®rio do Duomo de Bá®rgamo. Foto: ┬®bepslabor | Getty Images / Canva

A Capela Colleoni

Construá¡da entre 1472 e 1477, a capela foi encomendada para ser o mausolá®u renascentista de Bartolomeo Colleoni (nascido entre 1395 e 1400 e morto em novembro de 1475), cá®lebre capitáúo mercenáírio.

Bartolomeo Colleoni comeáºou sua carreira militar como mercenáírio e a culminou como capitáúo das milá¡cias venezianas. Sua vida estáí intimamente ligada a Bá®rgamo, cidade onde nasceu (pela precisáúo, no vilarejo de Solza, prá│ximo ao centro urbano) e para a qual, no auge de sua carreira, se dedicou muito.

Capela Colleoni - Bá®rgamo.
Capela Colleoni – Bá®rgamo. Foto: Flavio Vallenari | Getty Images / Canva

Localizada ao lado da Basá¡lica de Santa Maria Maggiore, na Piazza Duomo, á®, sem dá║vida, o edifá¡cio mais majestoso de Bá®rgamo, obra-prima do arquiteto e escultor Giovanni Antonio Amadeo e á¡cone da arquitetura renascentista da regiáúo Lombardia.

A preciosa fachada, graáºas áá habilidade do arquiteto, chama a atenáºáúo por sua grande beleza. áë encimada por uma cá║pula octogonal, e as decoraáºáÁes que a compáÁem náúo sáúo meros ornamentos, mas tá¬m um significado preciso. As esculturas e baixos-relevos representam, alá®m de sujeitos religiosos, homens ilustres da antiguidade, figuras que simbolizam as virtudes do homem, cenas mitolá│gicas ou representaáºáÁes de imperadores romanos. Todos sáúo sá¡mbolos da foráºa, da coragem e inteligá¬ncia do lá¡der.

Detalhe da fachada da Capela Colleoni – Bá®rgamo. Foto: Gooddenka | Getty Images / Canva

O seu interior abriga incrá¡veis obras de arte: a estáítua equestre em madeira dourada de Bartolomeo Colleoni – sobre a qual se projeta a luz que vem da rosáícea -, os dois sarcá│fagos inteiramente trabalhados em máírmore, o delicado tá║mulo de sua filha Medeia, os elegantes assentos entalhados em madeira.

Estáítua equestre de Bartolomeo Colleoni. Foto: Giorces / Commons Wikimedia (domá¡nio pá║blico).

Uma curiosidade: no portáúo do mausolá®u estáí o brasáúo da famá¡lia Colleoni, que chama a atenáºáúo pela presenáºa de 3 figuras em relevo, que representam trá¬s testá¡culos. Colleoni se orgulhava de seu brasáúo, pois os testá¡culos eram o sá¡mbolo de poder e foráºa incomuns. A tradiáºáúo diz que passar a máúo nos testá¡culos traz boa sorte. Entáúo náúo perca a oportunidade!

Brasáúo da famá¡lia Colleoni no portáúo da capela. Foto: ┬®slowcentury | Getty Images / Canva

A Basá¡lica de Santa Maria Maggiore

Adjacente áá Capela Colleoni, a basá¡lica á® muito menos visá¡vel que a capela, que pela sua majestade capta toda a atenáºáúo, mas guarda no seu interior preciosos tesouros artá¡sticos, que nos contam quase mil anos de histá│ria, alá®m de ser a igreja mais amada pelos bergamascos.

Basá¡lica de Santa Maria Maggiore – Bá®rgamo. Foto: ┬®frankix | Getty Images / Canva

A Basá¡lica representa um grande gesto de devoáºáúo, pois segundo a tradiáºáúo popular foi construá¡da como sinal de agradecimento áá Virgem Maria, a quem o povo de Bá®rgamo rezou e invocou para que a peste que assolava o Norte da Itáília poupasse a cidade. Em 15 de agosto de 1137, o bispo de Bá®rgamo, Gregorio, benzeu a primeira pedra da Basá¡lica de Santa Maria Maggiore, erguida no local onde havia uma pequena igreja do sá®culo VIII dedicada áá Virgem.

Uma caracterá¡stica bastante interessante da Basá¡lica á® a ausá¬ncia de uma entrada, de uma fachada central, pois a parede era ligada ao antigo paláício episcopal, assim, todas as 4 portas de ingresso sáúo laterais.

Entrada da Basá¡lica de Santa Maria Maggiore – Bá®rgamo. Foto: Roman Babakin | Getty Images / Canva

Esplá¬ndida desde o iná¡cio, a Basá¡lica foi enriquecida ao longo dos sá®culos. Seu interior á® um baá║ de tesouros preciosos, destacamos:

  • afrescos do sá®culo XIV;
  • tapeáºarias florentinas;
  • um confessionáírio de madeira do sá®culo XVIII, de Andrea Fantoni;
  • a abá│bada da nave central decorada com estuque e ouro puro;
  • o coro de madeira, feito com a utilizaáºáúo da tá®cnica intáírsia, de Lorenzo Lotto.
Detalhe do teto da nave da Basá¡lica di Santa Maria Maggiore - Bá®rgamo.
Detalhe do teto da nave da Basá¡lica de Santa Maria Maggiore – Bá®rgamo. Foto: ┬®travelism | Getty Images / Canva
Basá¡lica de Santa Maria Maggiore - Bá®rgamo.
Basá¡lica de Santa Maria Maggiore – Bá®rgamo. Foto: ┬®bepslabor | Getty Images / Canva

No interior tambá®m estáí o monumento fá║nebre do famoso compositor, sá¡mbolo e porta-voz de Bergamo no mundo, Gaetano Donizetti.

As delá¡cias culináírias de Bá®rgamo

Bergamo tambá®m á® rica em termos de gastronomia e  a vastidáúo de opáºáÁes baseia-se em produtos genuá¡nos, como carnes e queijos. Dos pratos mais tradicionais, destacamos:

– Casoncelli, um ravioli feito com massa fresca, recheado com carne moá¡da, amaretto, uvas-passas e ovos, temperado com parmesáúo, manteiga, bacon e sáílvia.

Casoncelli – prato tá¡pico de Bá®rgamo. Foto: Matteo Moiana | Getty Images / Canva

– Polenta Taragna, um prato feito de farinha de milho e farinha de trigo sarraceno, que pode ser servida acompanhada de váírios pratos de carne, como ensopados ou javali.

Polenta e osei, pode ser servido tanto como segundo prato, na versáúo salgada, quanto como sobremesa. A sobremesa á® uma polenta preparada com páúo de lá│, recheada com creme de chocolate, aveláú e rum, com cobertura de queijo marcarpone amarelo e aáºá║car cristalino. Nessa versáúo, as aves (osei) sáúo de chocolate!

Polenta e osei – sobremesa tá¡pica de Bá®rgamo. Foto: Patryk_Kosmider | Getty Images / Canva

Uma curiosidade: o sorvete stracciatella (flocos) nasceu em Bá®rgamo em 1961, quando Enrico Panettoni, em sua sorveteria, decidiu combinar alguns flocos de chocolate amargo com fiordilatte.

Foto: ┬®alexsalcedo | Getty Images / Canva

Leia tambá®m:

ITáüLIA: ATUALIZAáçáâO DAS REGRAS PARA A ENTRADA DE BRASILEIROS

SIRMIONE, A ENCANTADORA CIDADE SOBRE O LAGO DE GARDA

CATEDRAL DE SIENA, 7 MOTIVOS PARA VOCáè CONHECER


Por Alessandra Amaral
Foto de capa: ┬®gydy0jas | Getty Images / Canva