Caravaggio á® celebrado como um dos maiores nomes da pintura de todos os tempos, criador de um estilo á║nico e inconfundá¡vel que influenciou geraáºáÁes de artistas. Mas as cores e tons intensos e plenos de contraste náúo foram uma caraterá¡stica sá│ dos seus quadros: artista do gá¬nio forte, o pintor teve uma biografia difá¡cil e conturbada, constelada de agressáÁes e escáóndalos. Conheáºa melhor a histá│ria de Michelangelo Merisi, o Caravaggio.

Retrato de Caravaggio feito por Ottavio Leoni, dez anos apá│s a morte do pintor. Foto: Wikipedia (domá¡nio pá║blico).

Os primeiros anos

Caravaggio nasceu em Miláúo em 1571 e foi batizado com o nome de Michelangelo Merisi. Ainda pequeno, fugindo da peste que assolava a cidade, foi morar com a famá¡lia na pequena cidade de origem dos pais, chamada Caravaggio: daqui o apelido com o qual o garoto se tornaria em seguida famoso. A terrá¡vel peste daqueles anos náúo poupou nem seu avá┤ nem seu pai, que vieram a falecer. Devido áá apertada situaáºáúo financeira, poucos anos depois, Caravaggio voltava a Miláúo, mandado pela máúe, para trabalhar como ajudante na oficina de um pintor, contribuindo dessa forma com a renda da famá¡lia: o garoto tinha entáúo 13 anos de idade.

Desse primeiro perá¡odo de aprendizagem náúo temos muito relatos, exceto que Caravaggio jáí demonstrava os primeiros sinais de ÔÇ£extravagáónciaÔÇØ e ÔÇ£impetuosidadeÔÇØ que caracterizariam toda a sua biografia. Mas deve ter sido um perá¡odo tambá®m muito intenso e profá¡cuo artisticamente: quando ÔÇ£reapareceÔÇØ nas crá┤nicas alguns anos depois, em Roma, Caravaggio náúo sá│ domina a tá®cnica do pintar, mas jáí manifesta aquele seu estilo original e peculiar que revolucionaria a pintura de toda uma á®poca.

Crucificaáºáúo de Sáúo Pedro (1601), abrigado na Igreja de Santa Maria del Popolo na homá┤nima Piazza del Popolo em Roma. Foto: Wikipedia (domá¡nio pá║blico).

O estilo á║nico e revolucionáírio

A maior inovaáºáúo de Caravaggio estáí no seu modo naturalá¡stico, e quase cru, de representar seus personagens, algo que causou grande escáóndalo e balbá║rdia na á®poca. As pessoas, atá® entáúo, estavam acostumadas a contemplar na pintura as cenas perfeitas e idealizadas tá¡picas do Renascimento, com seus grandes personagens heroicos e atá® mesmo divinos ÔÇô mas Caravaggio rompe bruscamente com essa tradiáºáúo: nos seus quadros aparecem personagens velhos, pobres ou deturpados na pele de grandes santos do Cristianismo, assim como prostitutas e miseráíveis no papel de mulheres importantes na histá│ria da Igreja.

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Deposiáºáúo de Cristo (1604), abrigada na Pinacoteca do Vaticano em Roma. Foto: Wikipedia (domá¡nio pá║blico).

Essa escolha artá¡stica de Caravaggio náúo era uma simples ostentaáºáúo a fins de escáóndalo, mas sim uma tomada de posiáºáúo em relaáºáúo áá funáºáúo da pintura. Por exemplo: repare como nas obras de Caravaggio as roupas que os personagens da Bá¡blia vestem sáúo aquelas da sua á®poca, do sá®culo XVI, e náúo as vestes de uma antiguidade bá¡blica remota e idealizada. Caravaggio dessa forma atualiza e traz para o presente, para a sua á®poca, os grandes acontecimentos da religiáúo, repudiando qualquer váú idealizaáºáúo, mostrando-os na sua verdade nua e profunda. Um á│timo exemplo a propá│sito á® o quadro Vocaáºáúo de Sáúo Mateus:

La vocazione di San Matteo, abrigada na igreja San Luigi dei Francesi, perto de Piazza Navona. Foto: Wikipedia (domá¡nio pá║blico).

A famosa cena do chamado de Mateus narrada no Evangelho á® transferida para uma taverna do sá®culo XVI, como mostram as roupas dos personagens, bem diferentes das belas tá║nicas com as quais os santos eram geralmente representados durante o Renascimento. Jesus entra na taverna e convoca seu novo apá│stolo; Mateus, todavia, sequer parece notáí-lo: cobrador de impostos, continua a contar curvado as moedas sobre a mesa, enquanto seus companheiros de taverna parecem surpresos que Jesus tenha vindo chamar um deles. Caravaggio, com uma escolha genial, preferiu representar náúo a conversáúo de Mateus, mas o instante imediatamente anterior: o segundo precedente ao momento em que Mateus levantaráí a cabeáºa e, como sabemos, mudaráí para sempre de vida. Mas no quadro, Mateus nos aparece na sua nua humanidade ÔÇô humanidade que poderia ser a de qualquer contemporáóneo de Caravaggio, encontrado numa taverna.

A incredulidade de Sáúo Tomá® de Caravaggio
A incredulidade de Sáúo Tomá®, abrigado hoje em dia na Bildergalerie em Potsdam. Foto: wikipedia (domá¡nio pá║blico).

Um estilo táúo pessoal e revolucionáírio encontrou certamente muitos difamadores, mas encontrou tambá®m náúo poucos patronos, principalmente em Roma, que apoiaram e mantiveram financeiramente Caravaggio, encomendando-lhe numerosos quadros, áá medida que sua fama crescia: dentro de poucos anos, o pintor se tornou uma espá®cie de lenda viva, influenciando geraáºáÁes e geraáºáÁes de artistas, italianos e europeus.

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Natividade com Sáúo Lourenáºo e Sáúo Francisco de Caravaggio
Natividade com Sáúo Lourenáºo e Sáúo Francisco, infelizmente, roubado em 1969, continua desaparecido. Foto: Wikipedia (domá¡nio pá║blico).

A personalidade complicada

Mas a fama e as importantes encomendas náúo sá│ náúo acalmaram, como parecem atá® mesmo ter atiáºado ainda mais a jáí irascá¡vel á¡ndole de Caravaggio: os episá│dios de alvoroáºos e brigas se tornavam cada vez mais frequentes e violentos. Em 1601, aos trinta anos, o pintor foi preso apá│s agredir com um bastáúo um jovem da nobreza; solto apá│s alguns meses, foi condenado de novo, dois anos depois, por difamaáºáúo de um outro pintor. Mas o fato mais grave, que mudaria para sempre a vida de Caravaggio, aconteceria dali a pouco, em 1606.

Judite e Holofernes de Caravaggio
Judite e Holofernes, abrigada no Palazzo Barberini em Roma. Foto: Wikipedia (domá¡nio pá║blico).

Em uma briga violenta, durante um jogo em Roma, com um seu antigo rival amoroso, Caravaggio acabou por causar-lhe uma ferida que o levou áá morte. A pena era grave: Caravaggio foi condenado áá decapitaáºáúo, que poderia ser executada por qualquer cidadáúo que o reconhecesse pelas ruas. O pintor, ajudado por um de seus mecenas, conseguiu escapar para Náípoles e, em seguida, para Malta e para a Sicá¡lia. Todavia, mesmo tendo fugido áá pena, o medo de poder ser reconhecido a qualquer momento e decapitado se tornou para Caravaggio quase uma obsessáúo: muitos quadros desse perá¡odo apresentam cabeáºas cortadas, algumas das quais sáúo atá® mesmo autorretratos do pintor, como no seu famoso David:

Davi com a cabeáºa de Golia de Caravaggio
David con testa di Golia, hoje na Galleria Borghese em Roma: a cabeáºa de Golias á® um autorretrato de Caravaggio. Foto: Wikipedia (domá¡nio pá║blico).

Os á║ltimos e conturbados anos de Caravaggio

Alguns anos depois, em 1610, chegou notá¡cia a Caravaggio de que o papa Paulo V (da famá¡lia Borghese, ricos colecionadores de arte) estava preparando a anulaáºáúo da sentenáºa de morte em troca de alguns de seus quadros. O pintor, mesmo muito doente, logo decidiu embarcar rumo áá Roma, no quente veráúo italiano. Seu plano de fazer escala e aguardar a revogaáºáúo da sentenáºa no pequeno feudo de um de seus mecenas, todavia, náúo deu certo: a guarda costeira o deteve, e o barco, com seus preciosos quadros, foi obrigado a prosseguir a viagem. Caravaggio, jáí muito adoecido, e ainda mais debilitado pela viagem, tomado pelo desespero de perder os quadros com os quais reconquistaria finalmente sua liberdade, poucos dias depois acabou falecendo.

O Sacrifá¡cio de Isaac de Caravaggio
O Sacrifá¡cio de Isaac, abrigada na Galleria degli Uffizi, numa seáºáúo dedicada a Caravaggio. Foto: Wikipedia (domá¡nio pá║blico).

Morria assim Caravaggio, um dos maiores pintores de todos os tempos. Uma personalidade forte, impetuosa, demolidora que permeou sua vida, bem como seus quadros. O estilo de Caravaggio á® inconfundá¡vel: um fundo escuro, iluminado por uma luz repentina, faz com que os personagens de seus quadros pareáºam atores sobre um palco, vistos no momento culminante da aáºáúo. Essa á® a maior virtude da pintura de Caravaggio: conseguir reencenar no teatro de suas telas, sem o filtro da idealizaáºáúo, a foráºa grandiosa e profunda das aáºáÁes humanas.


Por Yuri Borges Loyola
Foto de capa: Os Trapaceiros (1594), uma das primeiras obras de Caravaggio, hoje abrigada no Kimber Art Museum nos EUA. Wikipedia (domá¡nio pá║blico).