Veneza á® mundialmente conhecida pelo seu romantismo, representado pelos canais e gá┤ndolas. Neste sentido, a cidade praticamente dispensa apresentaáºáÁes. áë, sem sombra de dá║vidas, um dos pontos turá¡sticos mais importantes e mais visitados de toda a Itáília, oferecendo sempre ao visitante marcas que permanecem na memá│ria pelo resto da vida!

Localizada ao Nordeste da Itáília, na margem costeira entre as desembocaduras dos rios Pá│ e Piave, Veneza á® formada por um conjunto de 118 pequenas ilhas, 170 canais e 430 pontes, sendo cercada de áígua por todos os lados, como á® bem conhecido. Esta caracterá¡stica faz com que a cidade seja submetida a inundaáºáÁes constantes, vivendo sob a ameaáºa de completa submersáúo. Háí quem diga, inclusive, que um dia sua totalidade seráí engolida pelas áíguas, deixando de existir para sempre.

Interpretando artisticamente este fato de importáóncia incomensuráível para os habitantes locais, Lorenzo Quinn, por ocasiáúo da 57┬¬ Bienal de Veneza, instalou uma das obras mais icá┤nicas da paisagem atual da cidade, denominada por ele de Support. Trata-se de uma reflexáúo urgente náúo apenas sobre o destino de Veneza, como sobre as aáºáÁes humanas e seus efeitos sobre o mundo em que vivemos:

Obra ÔÇ£SupportÔÇØ de Lorenzo Quinn. Foto: Artur Maltsau / 123RF

Pensando nisso, destacamos a seguir os principais pontos de visitaáºáúo desta cidade incrá¡vel, juntamente com um pouco, á® claro, como sempre destacamos, de sua histá│ria.

Praáºa Sáúo Marcos

A Praáºa Sáúo Marcos á® o ponto central da cidade, sendo, claro, seu principal ponto turá¡stico. A partir da Praáºa, vocᬠpoderáí conhecer praticamente todas as atraáºáÁes turá¡sticas mais importantes de Veneza, como sua Catedral, ou o Paláício Ducale e a Torre do Relá│gio. áë por aqui tambá®m que poderáí efetuar suas compras, por exemplo, ou saborear a comida local em um de suas dezenas de cafá®s, como o famoso Cafá® Florian, por exemplo.

Entretanto, entre as diversas atraáºáÁes que conheceráí ao visitar a Praáºa, náúo deixe de subir ao Campanile di San Marco, uma das torres mais famosas por aqui, que permite uma visáúo magná¡fica da cidade do alto. áë daquelas oportunidades que sempre apreciamos como turistas de fotografar um ponto de vista diferente, de cima, alterando nossas limitaáºáÁes de perspectiva quando ao rá®s do cháúo.

ÔÇ£Piazza San MarcoÔÇØ com a Basá¡lica ÔÇ£San MarcoÔÇØ. Foto: Paolo Gallo / Bigstock

Basá¡lica de Sáúo Marcos

A Basá¡lica de Sáúo Marcos estáí localizada na Praáºa de mesmo nome, que acabamos de destacar. áë um dos maiores exemplos do mundo no que se refere áá arquitetura em estilo bizantino, sendo consagrada no sá®culo XI, enquanto o restante da Europa passava pela transiáºáúo entre a Alta e Baixa Idade Má®dia, no contexto das sucessivas derrotas catá│licas no movimento das Cruzadas.

Palla d'Oro, Basá¡lica de Sáúo Marcos - Veneza.
Palla d’Oro, Basá¡lica de Sáúo Marcos – Veneza. Foto: Zairon – Own work, CC BY-SA 4.0 / Commons Wikimedia

Seu retáíbulo, a conhecidá¡ssima Pala dÔÇÖOro, um imenso painel em esmalte, no espaáºo dedicado ao altar, á® um exemplo importantá¡ssimo do tipo de confecáºáúo em estilo bizantino, sendo atá® os dias atuais um dos maiores exemplos das influá¬ncias decorativas do Impá®rio Romano do Oriente em todo o mundo.

Vista interior da Basá¡lica de Sáúo Marcos, Veneza.
Vista interior da Basá¡lica de Sáúo Marcos, Veneza. Foto: scaliger / Bigstock

Ao longo do sá®culo XIV, sob influá¬ncias da arquitetura gá│tica, jáí muito consagrada áá á®poca, a basá¡lica á® continuamente reformada em sua decoraáºáúo, seja interna, ou externa, mesmo que mantendo basicamente inalterada sua estrutura. O principal exemplo deste jogo de influá¬ncias estáí em seus mosaicos internos, compostos de ouro, bronze e diversas pedras diferentes, á® uma das maiores estruturas decorativas deste tipo no mundo todo.

Itáília Sonhada

Palazzo Ducale

O Paláício tambá®m estáí localizado na Praáºa Sáúo Marcos, contá¡guo áá Basá¡lica, sendo passagem obrigatá│ria para quem visita o Centro Histá│rico de Veneza e sua parte conhecida como ÔÇ£zona monumentalÔÇØ.

No passado, o Palazzo Ducale serviu como sede do governo, ao abrigar o Doge, ou seja, o chefe de estado da Repá║blica de Veneza, quando esta ainda náúo era unificada com o Estado Italiano que conhecemos hoje.

áë possá¡vel notar em seu exterior as influá¬ncias arquitetá┤nicas bizantinas e, de modo geral, orientais. Todavia, o Paláício á® extremamente eclá®tico, trazendo aos visitantes exemplos estruturais que váúo do gá│tico ao renascentista.

Mesmo de fora, sua fachada impressiona pela grandiosidade e extremo cuidado está®tico e, por si sá│, vale a caminhada fotográífica. Porá®m, náúo passe por aqui sem explorar a extensa galeria de artes em seu interior, com obras dos mais renomados artistas de Veneza, de váírios perá¡odos histá│ricos diferentes.

ÔÇ£Palazzo ducale ÔÇô Piazza San MarcoÔÇØ. Foto: leochen66 / 123RF

Ponte dei Sospiri

A Ponte dos Suspiros, em direáºáúo oposta ao romantismo sugerido pelo nome, liga o Paláício Ducal, que acabamos de conhecer, áás Prigioni Nuove, as PrisáÁes Novas. Trata-se de uma curta distáóncia sobre o Rio de Palazzo por onde os presidiáírios venezianos passavam, tendo um á║ltimo contato com o ar livre e o passado de liberdade.

O nome acabou se tornando um sá¡mbolo do á║ltimo suspiro que os presos dariam, em memá│ria de seus tempos de liberdade, num desalento que antecedia ao aprisionamento definitivo. Em váírios de seus poemas romáónticos, o aclamado escritor Lord Byron teria apelidado a ponte, em referá¬ncia ao fato de que uma vez julgado e condenado áá prisáúo no Paláício dos Doges, um criminoso nunca mais sairia dali com vida.

Ponte dos suspiros, Veneza
Ponte dos suspiros, Veneza. Foto: muzhik / 123RF

Fora do circuito mais conhecido de Veneza, naquilo que apreciamos denominar de ÔÇ£Verdadeira VenezaÔÇØ, quando os turistas estáúo mais distantes, á® possá¡vel conhecer o territá│rio áá semelhanáºa das impressáÁes do povo local, em suas ruas mais secretas, em suas vielas mais charmosas. áë a nossa parte preferida da cidade e, dentro desta perspectiva á¡ntima, gostará¡amos tambá®m de indicar alguns pontos essenciais de visitaáºáúo (dentre tantos outros) que náúo podem faltar em sua estadia por aqui.

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Ponte de Rialto

Um dos cenáírios mais famosos da Cidade, a Ponte foi, durante muito tempo, a á║nica passagem entre os dois lados do Grande Canal, o canal mais importante que passa por Veneza.

Construá¡da inicialmente no sá®culo XII, foi sendo modificada muitas vezes ao longo de sua histá│ria, mesmo em sua á®poca medieval. Principalmente por estar conectada diretamente ao importante mercado de Rialto, seu centro comercial mais relevante e que, inclusive, acabou por nomear a Ponte, o que subsiste atá® os dias atuais.

Ponte Rialto ÔÇô Grande Canal em Veneza. Foto: Scaliger / Bigstock.

A Ponte Rialto chegou a desmoronar por mais de duas vezes, quando ainda era uma ponte pá¬nsil de madeira, sendo reformada em sua estrutura atual de pedra apenas no sá®culo XVI, pelo arquiteto veneziano Antonio da Ponte, mantendo o desenho original das duas rampas inclinadas que se encontram num pá│rtico central.

Campo Santa Maria Formosa

Localizado no bairro de Castello, á® uma praáºa bastante frequentada pelos locais, mas quase desconhecida por aqueles que passam temporariamente pelo turismo veneziano.

Campo Santa Maria Formosa, Veneza.
Campo Santa Maria Formosa, Veneza. Foto: Haidamac / Bigstock

Alá®m de possuir em seu entorno diversos pontos que podem ser visitados, como a Igreja de Santa Maria Formosa, ou Paláício Donáá, a Casa Vernier ou o Paláício Malipiero Trevisan, o Campo á® importante por ser um centro secundáírio de Veneza fora de sua áírea monumental, táúo badalada pelo turismo de massa e, portanto, mais intimista e prá│prio para aqueles estrangeiros que preferem conhecer com mais detalhes os locais por onde passam. Ver os moradores fazendo suas compras do dia a dia, ou as crianáºas brincando na praáºa, á® sempre um elemento importante da memá│ria, para se levar na bagagem de volta pra casa e náúo esquecer nunca mais.

Basilica Santi Giovanni e Paolo

A segunda maior Basá¡lica de Veneza, atráís somente da sua catedral, claro, á® conhecida pelo dialeto local como Basilica San Zanipolo e, ao contráírio do que o nome sugere, náúo á® dedicada a dois dos mais famosos apá│stolos de Cristo, Sáúo Joáúo e Sáúo Paulo. O nome advá®m de uma homenagem feita pela cidade, ao fim da Idade Má®dia, a dois máírtires locais, santificados, sim, porá®m praticamente desconhecidos fora dos limites de Veneza.

Basá¡lica de San Giovanni e Paolo ÔÇô Catedral de San Zanipolo
Basá¡lica de San Giovanni e Paolo ÔÇô Catedral de San Zanipolo. Foto: andreyshevchenko / 123RF

A igreja merece um olhar mais atento, pois á® um dos exemplos mais bem-acabados do estilo gá│tico italiano na cidade. Seu interior contá®m diversas obras de arte sacra, assinadas por iná║meros artistas importantá¡ssimos para a histá│ria da arte náúo apenas de Veneza, como de toda a Itáília. Para alá®m da grande estáítua da Virgem da Paz, tida como milagrosa e tendo para si uma capela prá│pria na face sul da Basá¡lica, o templo abriga obras e construáºáÁes destacadas de artistas como Giambellino, Bartolomeo Bon, Giovanni Martini da Udine, entre diversos outros.

Santa Maria Maddalena in Cannaregio

A visita áá Igreja de Santa Maria Madalena á® importantá¡ssima para conhecer melhor a amplitude da dimensáúo arquitetá┤nica de Veneza. O ecletismo de suas origens fica clará¡ssimo por aqui. Distante da está®tica gá│tica ou renascentista ou mesmo bizantina das demais construáºáÁes que jáí mencionamos, a Maddalena, em sua reconstruáºáúo Neocláíssica assinada pelo renomado teá│rico e historiador Tommaso Temanza, á® um exemplo de como as cidades italianas sáúo recheadas de uma diversidade cultural a cada esquina.

Igreja Santa Maria Maddalena in Cannaregio - Veneza. Foto: Venakr/ 123RF
Igreja Santa Maria Maddalena in Cannaregio – Veneza. Foto: Venakr / 123RF

Pequena, porá®m riquá¡ssima, a igreja oferece uma visáúo quase iná®dita de uma das poucas obras concluá¡das pelo mencionado arquiteto. áë arredondada em seu exterior, com um interior hexagonal, ladeado por quatro torres, áá moda da construáºáúo do Panteáúo, em Roma.

Ghetto Nuovo de Veneza

Cercada de histá│ria, Veneza possui relatos incrá¡veis sobre váírias de suas ocupaáºáÁes humanas. Uma delas data do ano de 1508 e á® consequá¬ncia de uma guerra europeia em territá│rio veneziano. O conflito, liderado pelo Papa Já║lio II, acabou por incentivar a migraáºáúo de muitos judeus para Veneza, o que preocupava as lideranáºas catá│licas da regiáúo. Com o fim do conflito armado, em 1516, o Senado italiano promulgou uma lei em que os judeus localizados em Veneza deveriam ocupar uma regiáúo denominada de Ghetto Nuovo, fazendo surgir, assim, o primeiro gueto judeu da Era Moderna.

Cannaregio, Gueto Hebraico de Veneza.
Cannaregio, Gueto Hebraico de Veneza. Foto: znm / 123RF.

O Ghetto existe atá® os dias atuais, formado em uma ilha acessá¡vel apenas por duas pontes que, áá á®poca, eram protegidas por portáÁes de ferro, vigiados por tempo integral e obrigando os seus residentes a um estado de sá¡tio que permita sua circulaáºáúo apenas durante o dia. E, mesmo esta circulaáºáúo era controlada, pois os judeus eram obrigados e utilizar um sinal de identificaáºáúo.

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O crescimento demográífico do bairro judeu obrigou seus habitantes a construá¡rem edifá¡cios verticais, que atá® hoje estáúo entre os mais elevados de Veneza, ascendendo a atá® 8 andares. Váírias sinagogas foram construá¡das por ali desde o sá®culo XVI, chegando ao ná║mero de 7 no sá®culo XVIII, formando um dos conjuntos arquitetá┤nicos mais importantes em Veneza atá® hoje.

Gueto de Veneza
Gueto de Veneza. Foto: Alexandre Rotenberg / 123RF
Gueto Novo, Veneza.
Gueto Novo, Veneza. Foto: irisphoto3 / Bigstock

Afastado da multidáúo de turistas que ocupam Veneza todos os anos, o Ghetto á® um espaáºo culturalmente riquá¡ssimo, náúo apenas por sua origem histá│rica, como tambá®m por carregar a intensidade dos anos posteriores áá tragá®dia da Segunda Guerra Mundial. O bairro á® sempre tomado por um silá¬ncio contrito, um monumento em memá│ria daqueles que foram perseguidos em tantos momentos cruciais da histá│ria da humanidade.


Por Adrian Theodor
Foto de capa: Panoráómica de Veneza. Frank11 / Bigstock