Nesse perá¡odo histá│rico conturbado, em que a humanidade estáí permeada de sentimentos contrastantes e a visáúo que temos sobre o futuro da nossa espá®cie oscila entre o medo e a preocupaáºáúo pelo presente e a esperanáºa e o otimismo por dias melhores, sentimos mais ainda a necessidade de atingirmos ao patrimá┤nio artá¡stico que nossos antecessores, nessa viagem misteriosa chamada Vida, nos deixaram como heranáºa.

O autor russo Dostoevskij no romance “O idiota” afirma que “a beleza salvaráí o mundo” e nunca como nesse momento experimentamos a exigá¬ncia de nos cercar pelo belo, que sirva de inspiraáºáúo para as nossas existá¬ncias.

O legado dos grandes artistas do passado se torna para ná│s uma mina inexaurá¡vel áá qual podemos atingir para acolher aquilo que essas grandes almas, com sua extraordináíria sensibilidade, entenderam e comunicaram sobre a Verdade da nossa existá¬ncia.

A Itáília abriga boa parte do patrimá┤nio artá¡stico mundial, portanto á® mais que natural que pensemos ao Belpaese como o grande ÔÇ£reservatá│rioÔÇØ da beleza. Mas, mesmo que os museus tenham reaberto háí poucos dias, ainda á® bastante difá¡cil, para boa parte da humanidade, visitáí-los. Eis que muitos museus e sá¡tios arqueolá│gicos italianos decidiram oferecer percursos de visitas virtuais, que de um lado possibilitam desfrutar, comodamente sentados nos nossos sofáís, de todas as maravilhas que eles abrigam; e do outro lado nos fornecem um importante preparo para o momento em que, finalmente, poderemos apreciar toda essa riqueza ao vivo.  

Selecionamos para vocá¬s uma lista das oportunidades mais interessantes:

1. Os Museus Vaticanos

Itáília: Capela Sistina, Museus Vaticanos.
Capela Sistina, Museus Vaticanos. Foto: ┬®rpbmedia/123RF.COM

A Igreja Catá│lica, assumindo, ao longo de mais de um milá¬nio de histá│ria, a figura de mecenas das artes, acabou por se tornar uma das maiores colecionadoras de obras artá¡sticas do mundo. E os Musei Vaticani (Museus Vaticanos) abrigam parte desta histá│ria.

Ao todo, sáúo 26 sessáÁes, cada uma delas dividida em váírias salas de exposiáºáúo, que apresentam um panorama histá│rico que percorre da Antiguidade Oriental do Egito áá Arte Contemporáónea.

Clique aqui e faáºa um tour virtual pelos seguintes ambientes: Sala Alessandrina, Salone Sistino, Sala dei Papiri, Museo Profano, Museo Pio Clementino, Museo Chiaramonti, Braccio Nuovo, Cappella Sistina, Stanze di Raffaello, Cappella Niccolina, Sala dei Chiaroscuri.

Alá®m disso, para cada sessáúo dos Museus á® disponibilizado um vá¡deo que, embora náúo seja uma visita virtual propriamente dita, possibilita ter um contato visual interessante com as obras expostas. áë suficiente clicar aqui e escolher uma sessáúo que se queira aprofundar. Alá®m do vá¡deo, se tem acesso áás imagens das principais obras expostas em cada sessáúo, com as explicaáºáÁes das mesmas, disponá¡veis nos idiomas italiano, alemáúo, francá¬s, inglá¬s e espanhol.

O mesmo vale para as aá®reas arqueolá│gicas da Necropoli della Via Triumphalis  e dos Scavi di S. Giovanni in Laterano: por meio deste link se tem acesso a informaáºáÁes e vá¡deos; e acessando a páígina á® possá¡vel fazer o tour virtual da Necropoli della Via Triumphalis.

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2. Galleria degli Uffizi – Florenáºa

Interior da Galleria degli Uffizi, Florenáºa.
Interior da Galleria degli Uffizi, Florenáºa – Itáília. Foto: ┬®vvoennyy/123RF.COM

A Galleria degli Uffizi em Florenáºa á® o museu de arte mais importante da Itáília e um dos mais ricos de todo o mundo. Nele á® possá¡vel apreciar um patrimá┤nio artá¡stico de valor inestimáível, como náúo poderia deixar de ser na cidade que foi o beráºo do Renascimento italiano. O Museu surpreende seja pela qualidade, seja pela quantidade das obras, que atraem todos os anos dois milháÁes de visitantes vindos de todo o mundo.

A páígina disponibiliza visitas virtuais temáíticas, com imagens de altá¡ssima definiáºáúo. Deixando-se guiar por percursos ideais baseados em diferentes temas condutores, o visitante vai áá descoberta das inestimáíveis obras abrigadas nessa extraordináíria pinacoteca. Segue uma seleáºáúo de cinco entre as 21 visitas atualmente disponá¡veis:

Alá®m das visitas virtuais, o site oficial da Galleria degli Uffizi disponibiliza um acervo de mais de 600.000 imagens de mais de 300.000 obras! Basta acessar o link.

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3. Museu Egá¡pcio de Turim

Museu Egá¡pcio de Turim - Itáília.
Museu Egá¡pcio de Turim, Itáília. Foto: zigres / Bigstock

Fundado em 1824, o Museu Egá¡pcio de Turim á®, como sugere sua denominaáºáúo, dedicado exclusivamente ao estudo e exposiáºáúo da Antiguidade Egá¡pcia. Com mais de 10 Km┬▓ de áírea á║til e cerca de 37 mil peáºas arqueolá│gicas, o museu possui quatro andares para visitaáºáúo de seu acervo. áë o museu egá¡pcio mais relevante do mundo, depois apenas do Museu do Cairo.

Em ocasiáúo do fechamento foráºado devido áá propagaáºáúo do Coronavirus, o museu organizou uma iniciativa muito interessante, chamada de ÔÇ£Le Passeggiate del DirettoreÔÇØ, ou seja, ÔÇ£Os passeios do diretorÔÇØ: visitas virtuais guiadas pelo diretor do museu, o Professor Christian Greco. Acontecem áás quintas e aos sáíbados, áás 11h00. Para participar ao vivo ou assistir as gravaáºáÁes das visitas que jáí aconteceram, á® sá│ acessar o canal de Youtube do Museu Egá¡pcio.

Alá®m disso, o museu disponibiliza outros interessantes recursos.

Um deles refere-se áá exposiáºáúo temporáíria (á® praxe de muitos museus organizar mostras temáíticas por um perá¡odo limitado, que varia de algumas semanas a cerca de um ano) ÔÇ£Arqueologia Invisá¡velÔÇØ. O objetivo da exposiáºáúo á® ilustrar princá¡pios, ferramentas, exemplos e resultados do trabalho meticuloso de recomposiáºáúo de informaáºáÁes, dados e noáºáÁes possá¡vel graáºas áá aplicaáºáúo das tá®cnicas cientá¡ficas ao estudo dos achados arqueolá│gicos.

Uma equipe de alunos do curso de graduaáºáúo em Engenharia do Cinema e Má¡dia do Politá®cnico de Turim, em colaboraáºáúo com o está║dio criativo Robin Studio, desenvolveu uma ferramenta imersiva que, usando cáómeras de 360┬░, criou uma reproduáºáúo em 3D da exposiáºáúo. Graáºas ao tour virtual, á® possá¡vel explorar as salas da mostra e as vitrines que abrigam os objetos, “navegando” meticulosamente em todos os elementos.

Acesse o seguinte link e mergulhe nessa extraordináíria aventura.

Os temas da exposiáºáúo podem tambá®m ser explorados na playlist “Arqueologia Invisá¡vel” no YouTube.

Outra inciativa interessante do Museu Egá¡pcio á® chamada de ÔÇ£Instantáóneas da coleáºáúoÔÇØ: os curadores do acervo fornecem explicaáºáÁes sobre alguns dos objetos mais curiosos e especiais da coleáºáúo. Toda segunda-feira á® publicado um novo episá│dio; acesse a seguinte páígina Youtube para ver todos.

Extraordinariamente relevante á® o banco de dados da coleáºáúo! Na sua versáúo atual, o acervo online dáí acesso a quase todos os objetos expostos (cerca de 3.300 peáºas) nas salas do Museu Egá¡pcio. Para ir áá descoberta desse riquá¡ssimo e fascinante patrimá┤nio, á® sá│ acessar esse link.

Enfim, om outro belá¡ssimo recurso que o museu disponibiliza á® a possibilidade de ver e estudar o conteá║do dos papiros que fazem parte de seu acervo, por meio de imagens de alta resoluáºáúo. O Museu Egá¡pcio abriga um grande ná║mero de manuscritos que, devido ao seu estado de preservaáºáúo e ao alto grau de interesse de seu conteá║do, representam uma das coleáºáÁes mais importantes no ramo da egiptologia. Para ter acesso a esse extraordináírio acervo, á® suficiente clicar nesse link.

4. Galleria Borghese – Roma

Galleria Borghese, Roma. Foto: irisphoto3 / Bigstock

A Galeria Borghese estáí localizada dentro do belá¡ssimo parque da Villa Borghese em Roma. Abriga obras de artistas que marcaram a histá│ria da expressáúo pictá│rica e escultá│rica, entre eles Bronzino, Canova, Raffaello, Rubens, Tiziano. O seu precioso acervo á® composto por esculturas, baixos-relevos e mosaicos antigos, alá®m de pinturas e esculturas dos sá®culos XV ao XVIII. áë uma galeria á║nica no mundo no que se refere ao ná║mero e áá importáóncia das obras de Bernini e Caravaggio.

Essa extraordináíria coleáºáúo foi iniciada no comeáºo do sá®culo XVII pelo cardeal Scipione Borghese, grande apaixonado de escultura cláíssica. Essa sua enorme paixáúo o levou a favorecer a criaáºáúo de novas esculturas inspiradas nos modelos antigos, de maneira que hoje ná│s podemos admirar autá¬nticas obras-primas como a estáítua de Pauline Bonaparte Borghese realizada por Antonio Canova, ou o Apolo e Dafne de Bernini, entre outras.

O site oficial da Galleria Borghese náúo disponibiliza visitas virtuais, mas apenas o acervo digitalizado de todas as obras que ele abriga, com breves explicaáºáÁes nos idiomas italiano e inglá¬s (link).

Nas páíginas de Facebook e Instagram, contudo, sáúo publicados vá¡deo e fotos com aprofundamentos temáíticos sobre diferentes obras.

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5. Sá¡tio arqueolá│gico de Pompeia

Ruá¡nas de Pompeia ÔÇô Sul da Itáília. Foto: Scaliger/ Bigstockphoto

O sá¡tio de Pompeia, no Sul da Itáília, representa um verdadeiro milagre arqueolá│gico: um desastre de enormes proporáºáÁes ÔÇô a erupáºáúo do vulcáúo Vesá║vio no ano 79 d.C. ÔÇô nos deixou como heranáºa uma inteira cidade do mundo antigo quase inteiramente preservada.

Graáºas áá Pompá®ia podemos conhecer muito da arte romana, visto que as casas mais luxuosas da elite romana eram decoradas por muitas pinturas e estáítuas, que hoje se encontram no Museu Nacional de Náípoles. E graáºas aos grafites sobre os muros das casas, podemos aprimorar nossos conhecimentos sobre a lá¡ngua, o cotidiano, os hobbies e atá® mesmo sobre as eleiáºáÁes na Roma Antiga. áë realmente difá¡cil estimar quanto a redescoberta de Pompeia tenha contribuá¡do no avanáºo dos estudos sobre a Antiguidade.

Esse imenso patrimá┤nio se torna acessá¡vel para ná│s graáºas áá iniciativa #iorestoacasa (ÔÇ£Eu fico em casaÔÇØ), áá qual a direáºáúo do sá¡tio arqueolá│gico decidiu aderir, disponibilizando em seu site uma sá®rie de vá¡deos que levam o visitante áá descoberta dos tesouros escondidos de Pompeia (link).

6. Galleria dellÔÇÖAccademia – Florenáºa

Galleria dellÔÇÖAccademia, Florenáºa.
Galleria dellÔÇÖAccademia, Florenáºa. Foto: irisphoto3 / Bigstock

A histá│ria da Galleria dellÔÇÖAccademia, em Florenáºa, comeáºa em 1784, quando o Gráúo-Duque da Toscana Pietro Leopoldo reorganizou a Academia das Artes e do Desenho, fundada em 1563 por Cosimo I deÔÇÖ Medici, dando vida áá moderna Academia de Belas Artes. A coleáºáúo original foi estendida ao longo dos anos graáºas áás obras de arte provenientes da supressáúo de algumas ordens religiosas e o consequente fechamento de igrejas e mosteiros.

O evento decisivo para a histá│ria do museu, porá®m, foi o abrigo nele, em 1873, da cá®lebre estáítua do David de Michelangelo, que atá® entáúo encontrava-se na Piazza della Signoria. A escultura mais famosa do mundo ÔÇô sá¡mbolo de energia, vigor e coragem, sá¡ntese de toda a luta da humanidade pela sobrevivá¬ncia ÔÇô esperou nove anos, escondida em uma caixa de madeira, pela conclusáúo da construáºáúo do pedestal que iria recebá¬-la, projetado pelo arquiteto Emilio De Fabris.

Hoje em dia, a Galeria da Academia abriga, alá®m do David, outras obras de relevante importáóncia. Entre elas, destacam-se as estáítuas chamadas de ÔÇ£PrigioniÔÇØ (ÔÇ£PrisioneirosÔÇØ) comissionadas a Michelangelo pelo papa Já║lio II para a decoraáºáúo de seu tá║mulo. O acervo inclui tambá®m uma importante coleáºáúo de pinturas da Idade Má®dia, da Renascenáºa e iná¡cio do sá®culo XVII. Háí tambá®m uma sala dedicada aos instrumentos musicais antigos que pertenciam áás famá¡lias dos Medici e Lorena.

A Galleria dellÔÇÖAccademia tambá®m aderiu áá inciativa #iorestoacasa propondo, na sua páígina Instagram, um percurso áá descoberta de seu acervo chamado de ÔÇ£Gioca con DavidinoÔÇØ (ÔÇ£Jogue com o pequeno DavidÔÇØ). Para participar, á® suficiente acessar a páígina. Os conteá║dos disponá¡veis ÔÇô atá® o momento, sáúo 18 posts ÔÇô sáúo realmente muito interessantes.

Alá®m disso, o site oficial da Galeria disponibiliza o seu acervo em formato digital. Basta acessar a páígina e escolher uma das seguintes sessáÁes: Pintura dos sá®culos XIII-XIV; Pintura do sá®culo XV; Pintura do sá®culo XVI; Escultura; Má║sica. Cada imagem á® acompanhada por uma breve explicaáºáúo nos idiomas italiano ou inglá¬s.

Existe tambá®m a possibilidade de atingir ao arquivo digital das diversas mostras temporáírias que tem acontecido na Galeria, com váírios conteá║dos temáíticos, de 2016 atá® 2018.

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7. Basá¡lica de Sáúo Francisco ÔÇô Assis

Basá¡lica de Sáúo Francisco de Assis
Basá¡lica de Sáúo Francisco de Assis. Foto: Inna Nerlich / 123RF

Erguida por vontade do Papa Gregá│rio IX, a Basá¡lica de Sáúo Francisco, em Assis, desde 1230 acolhe os restos mortais do Santo. Desde a sua construáºáúo, na complexa histá│ria que marcou a evoluáºáúo da Ordem Franciscana, a Basá¡lica (e o Sacro Convento adjacente) sempre foi um ponto de referá¬ncia crucial para alimentar a espiritualidade franciscana.

O grande edifá¡cio á® dividido em duas basá¡licas: a Basá¡lica baixa, mais antiga, do sá®culo XIII, á® em estilo romáónico e á® enriquecida pelos afrescos de Giotto retratando os votos de Pobreza, Castidade e Obediá¬ncia. Embelezam a igreja tambá®m os afrescos de Maestro delle Vele, Cimabue e Lorenzetti. A cripta, contudo, á® o verdadeiro coraáºáúo da basá¡lica, pois nela encontram-se os restos mortais de Sáúo Francisco e de seus primeiros seguidores.

A Basá¡lica Alta, um pouco mais recente, mas tambá®m do sá®culo XIII, á® construá¡da no estilo gá│tico francá¬s. A igreja possui belá¡ssimos vitrais e afrescos de Cimabue no presbitá®rio, mas a obra mais marcante á®, sem sobra de dá║vida, o ciclo de 28 afrescos, de autoria de Giotto e de seus estudantes, que retratam a vida de Sáúo Francisco.

A comunidade franciscana decidiu presentear os amantes da arte e de Francisco com uma belá¡ssima visita virtual, da qual á® possá¡vel usufruir acessando o seguinte link.

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Por Giacomo Cenci
Foto de capa: Museus Vaticanos via Catt.ch