
O Governo italiano aprovou o novo decreto sobre as medidas de combate áá pandemia do Covid-19.
O dispositivo ÔÇô cujo texto ainda náúo foi publicado na Gazzetta Ufficiale della Repubblica ÔÇô entraráí em vigor a partir de 1 de abril e sanciona a cessaáºáúo do estado de emergá¬ncia, com a consequente aboliáºáúo gradativa das restriáºáÁes atualmente vigentes e a volta áá normalidade.
As medidas foram anunciadas pelo Primeiro-Ministro Mauro Draghi em ocasiáúo de uma coletiva de imprensa ÔÇô publicada no site da Presidá¬ncia do Conselho dos Ministros, que ocorreu em 17/03/2022.
ÔÇ£O objetivo do governo á® voltar áá normalidade e recuperar a sociabilidadeÔÇØ ÔÇô declarou o premiᬠÔÇô ÔÇ£e as medidas aprovadas hoje sancionam esta situaáºáúoÔÇØ.
Draghi quis ÔÇ£agradecer a todos os Italianos por seu altruá¡smo e a paciá¬ncia demonstrada nos á║ltimos anos: muitas vezes ÔÇô destacou o chefe de governo ÔÇô ná│s somos percebidos como um povo dotado de pouco senso cá¡vico e, pelo contráírio, temos sido fantáísticos durante a pandemia e devemos nos orgulhar dissoÔÇØ.
O passaporte vacinal
A partir de 1 de abril, dia em que cessaráí definitivamente o estado de emergá¬ncia, náúo seráí necessáírio apresentar nenhum tipo de Green Pass ÔÇô nem báísico (duas doses de vacina) nem reforáºado (trá¬s doses ou duas doses mais o certificado de cura da infecáºáúo) ÔÇô seja para fazer uma refeiáºáúo em um restaurante ou tomar um cafá® em um bar ao ar livre, bem como para realizar atividades desportivas, sempre ao ar livre. Tambá®m náúo seráí mais necessáírio o Green Pass para ingressar em lojas e estabelecimentos comerciais, repartiáºáÁes pá║blicas, agá¬ncias dos correios, bancos e museus.
O mesmo vale para a utilizaáºáúo do transporte pá║blico local como metrá┤ e á┤nibus (no entanto, a máíscara Ffp2 continuaráí a ser obrigatá│ria atá® 30 de abril).
Para os meios de transportes de longa distáóncia, como trem e aviáúo, atá® 30 de abril seráí obrigatá│rio a apresentaáºáúo do Green Pass báísico.
Nenhum tipo de passaporte vacinal seráí necessáírio para pernoitar nos hotá®is.
O Super Green Pass ( trá¬s doses ou duas doses mais o certificado de cura da infecáºáúo ) continuaráí a ser obrigatá│rio, atá® 30 de abril, em lugares fechados como restaurantes, centros de bem-estar, salas de jogos, discotecas, cinemas, teatros, salas de espetáículos, piscinas e gináísios.
A á║nica exceáºáúo estáí prevista para o acesso dos turistas estrangeiros a restaurantes em ambientes fechados: a partir de 1 de abril, para eles seráí suficiente o Green Pass báísico.
A partir de 1 de maio, o Green Pass seráí abolido para quaisquer circunstáóncias, com a exceáºáúo das visitas em casas de repouso e hospitais.
Uso da máíscara
A obrigatoriedade do uso de máíscaras em ambientes fechados á® prorrogada atá® 30 de abril. Portanto, em todos os meios de transporte pá║blico (aviáÁes, trens, á┤nibus, bondes, metrá┤s), bem como em cinemas, teatros, salas de espetáículos, gináísios e discotecas, continuaráí sendo obrigatá│rio a Ffp2. Em todos os locais fechados náúo mencionados acima, á® obrigatá│ria a utilizaáºáúo de máíscara cirá║rgica ou equivalente.
A partir de 1 de maio, seráí abolida a obrigatoriedade do uso de máíscara em qualquer lugar fechado, com exceáºáúo de casas de repouso, hospitais e escolas (onde a máíscara cirá║rgica permaneceráí obrigatá│ria atá® o encerramento do ano letivo, que ocorreráí em 3 de junho).
Confira os roteiros exclusivos da Cenci Turismo:
CORES DO OUTONO – Lagos italianos & alpes suá¡áºos
ITáüLIA SONHADA – 17 dias
FABULOSO SUL DA ITáüLIA
Por Giacomo Cenci
Foto de capa: JáëSHOOTS de Pexels | Canva