Hoje á® dia de continuar a falar dos sá¡tios considerados Patrimá┤nio Histá│rico da Humanidade pela UNESCO na Itáília. Afinal, a Itáília á® o paá¡s com o maior ná║mero de locais de inigualáível importáóncia para a histá│ria da humanidade, e decidimos separar tudo em quatro partes.

O que muitas pessoas náúo se dáúo conta á® que nem todos os locais considerados patrimá┤nios histá│ricos da UNESCO sáúo conhecidos por todos. Alguns estáúo atá® mesmo longe de grandes centros turá¡sticos do paá¡s, e podem servir como á│timos pontos de partida para se escolher locais inexplorados da Itáília!

Portanto, inspire-se com a segunda parte da lista de patrimá┤nios da humanidade na Itáília.

1- Parque Nacional do Cilento e do Vale de Diano

O Cilento á® uma sub-regiáúo da Campáónia que precisou ser transformada em Parque Nacional para evitar o turismo em massa e a especulaáºáúo imobiliáíria. Dentro do parque, que á® um dos maiores da Itáília, estáúo os sá¡tios arqueolá│gicos de Paestum  e Velia (hoje chamada de Eleia), e o mosteiro conhecido como Certosa di Padula ou Certosa de Sáúo Lourenáºo. Enquanto a regiáúo do parque nacional era utilizada como rota comercial desde o perá¡odo prá®-histá│rico atá® a Idade Má®dia. As paisagens de toda a regiáúo possuem evidá¬ncias da ocupaáºáúo humana háí milhares de anos e ainda trazem muito da histá│ria, jáí que a regiáúo foi ponto de interaáºáúo entre as antigas colá┤nias gregas e os povos da chamada Magna Grá®cia, alá®m dos povos lucanos e etruscos.

Sá¡tio Arqueolá│gico de Paestum, Itáília.
Sá¡tio Arqueolá│gico de Paestum, Itáília. Foto: Greenshed / Commons Wikimedia

2- Centro Histá│rico de Verona

A cidade de Verona, fundada no sá®culo I d.C., foi parte da Repá║blica de Veneza entre os sá®culos XV e XVIII, e por isso traz consigo marcas histá│ricas que váúo muito alá®m da simples referá¬ncia áá obra Romeu e Julieta, de Shakespeare. Apesar das tantas ocupaáºáÁes que a cidade sofreu, a base de seu centro histá│rico estáí no estilo romano adquirido ao longo do perá¡odo do impá®rio. Hoje, a cidade á® um dos mais ricos vestá¡gios desta á®poca em todo o norte da Itáília, com construáºáÁes como a Porta Leoni, Porta Borsari e a Arena de Verona, que tambá®m á® considerada o anfiteatro mais bem conservado em todo o mundo.

Centro histá│rico de Verona Piazza Bra e arena, Itáília..
Centro histá│rico de Verona: Piazza Bra e arena. Foto: Aliaksandr Antanovich / Bigstock

Leia tambá®m ITáüLIA, SAIBA TUDO SOBRE OS PATRIMáöNIOS DA HUMANIDADE (PARTE 1)

3- Centro urbano de Vicenza e as Villas de Paláídio do Vá¬neto

A cidade de Vicenza, na regiáúo do Vá¬neto, foi fundada no sá®culo II d.C. e se tornou prá│spera entre os sá®culos XV e XVIII, quando foi parte da Repá║blica de Veneza. A beleza á║nica da cidade á® decorrente do trabalho do arquiteto Andrea Palladio, que náúo apenas se dedicou aos prá®dios do centro da cidade como tambá®m criou as famosas, que sáúo verdadeiras mansáÁes que funcionavam como sedes de áíreas rurais, tais como as cháícaras brasileiras ou as quintas portuguesas. Ao todo, este patrimá┤nio da humanidade á® composto por 23 edifá¡cios de Palladio no centro de Vicenza, e mais 24 Villas.

Basá¡lica Palladiana em Vicenza, tambá®m conhecida como a cidade de Palladio. Patrimá┤nio da humanidade desde 1994.
Basá¡lica Palladiana em Vicenza, tambá®m conhecida como a cidade de Palladio. Patrimá┤nio da humanidade desde 1994. Foto: ChiccoDodiFC / Bigstock

4- Costa Amalfitana

Beleza natural e biodiversidade á® a marca da regiáúo tambá®m conhecida como Costeira Amalfitana. A áírea, que fica na regiáúo da Campáónia e na prová¡ncia de Salerno, compreende belezas naturais como as praias de Positano e Atrani, alá®m de igrejas e catedrais como a Igreja de Santa Maria Assunta, em Positano, a Basá¡lica de Santa Trofimena e o Duomo de Amalfi. A geografia, que alterna entre praias e montanhas permeadas por diversas cidades, torna a regiáúo ainda mais bonita.

Vista de Positano - Costa Amalfitana
Vista de Positano – Costa Amalfitana. Foto: Maugli-l / Bigstock

5- Crespi dÔÇÖAdda, Lombardia – Itáília

A vila de operáírios do municá¡pio de Capriate di San Gervasio, na Lombardia, se tornou patrimá┤nio da humanidade por ser um icá┤nico bairro para operáírios incrivelmente bem conservado. O local, criado no sá®culo XIX pela famá¡lia Crespi, dona de indá║strias tá¬xteis que ficavam prá│ximas do rio Adda, oferecia uma vida de alto padráúo, com casas amplas e jardins, aos operáírios das fáíbricas. A iniciativa á® algo considerado áá frente de seu tempo.

Crespi DÔÇÖAdda, Lombardia - Itáília. Patrimá┤nio da humanidade desde 1995.
Crespi DÔÇÖAdda, Lombardia – Itáília. Patrimá┤nio da humanidade desde 1995. Foto: Claudiogiovanni / Bigstock

┬áLeia tambá®m┬áITáüLIA, SAIBA TUDO SOBRE OS PATRIMáöNIOS DA HUMANIDADE (PARTE 3)

 

6- Monumentos Paleocristáúos de Ravena

Sáúo oito monumentos cristáúos que formam o grupo deste patrimá┤nio da humanidade. Localizados no municá¡pio de Ravena, a 80km de Bolonha, sáúo decorados com máírmore e mosaicos bizantinos que contam a histá│ria dos eventos polá¡ticos e religiosos que se deram na cidade. Todo o conjunto de obras representa o perá¡odo conhecido como Paleocristianismo, quando os cristáúos ainda eram uma minoria em todo o territá│rio que hoje compreende a Itáília. A lista de monumentos inclui os seguintes locais: Mausolá®u de Gala Placá¡dia, Basá¡lica de Sáúo Vital, Batistá®rio Neoniano, Capela arcebispal, Basá¡lica de Santo Apolináírio Novo, Batistá®rio Arriano, Mausolá®u de Teodorico e Basá¡lica de Santo Apolináírio em Classe.

Basá¡lica de Santo Apolináírio em Classe, Ravena - Itáília.
Basá¡lica de Santo Apolináírio em Classe, Ravena – Itáília. Foto: jancattaneo / Bigstock

7- Necrá│poles etruscas de Cerveteri e Tarquinia

As cidades de Cerveteri e Tarquinia, ambas na regiáúo do Láício, contam com cemitá®rios que refletem as diferentes práíticas dos etruscos, que viveram na regiáúo entre os sá®culos IX e I a.C, tornando-se evidá¬ncias das mais importantes a respeito da civilizaáºáúo etrusca. Algumas das sepulturas que podem ser vistas nestas necrá│poles sáúo monumentais e trazem pinturas ou desenhos talhados na pedra que se destacam pela qualidade artá¡stica. As cidades ficam a cerca de 50km uma da outra.

Necrá│pole de Monterozzi em Tarquinia ÔÇô Foto: Jean-Pierre Dalbá®ra (Flickr)

8- Ferrara, Cidade do Renascimento, e seu Delta do Pá│

A incrá¡vel paisagem cultural da cidade de Ferrara, na Emilia-Romagna, á® mais um dos lugares de beleza exuberante que mistura construáºáÁes com elementos naturais. Afinal, a cidade de Ferrara se tornou um dos mais importantes centros da renascenáºa, especialmente sob o domá¡nio da famá¡lia dos Este, que promoveram a construáºáúo do Castelo dos Este, entre outros. Alá®m disso, o delta do rio Pá│, mais ao norte, faz parte de um parque regional que visa manter intacta a natureza da regiáúo.

Piazza Cattedrale de Ferrara, Itáília.
Piazza Cattedrale de Ferrara, Itáília. Foto: vvoevale / Bigstock

9- Gá¬nova: Le Strade Nuove e o sistema dos Palazzi dei Rolli

A cidade de Gá¬nova, na regiáúo da Ligá║ria, possui um sá¡tio considerado patrimá┤nio da humanidade que se estende por diversos locais da regiáúo central. Alá®m das ruas Via Garibaldi, Via Cairoli e Via Balbi, o sá¡tio compreende o sistema de paláícios que foram construá¡dos para que as famá¡lias nobres da entáúo Repá║blica de Gá¬nova pudessem abrigar as personalidades que visitassem a cidade. O sá¡tio todo representa a primeira vez na Europa em que um projeto de desenvolvimento urbano pá║blico foi feito em parceria com residá¬ncias privadas para promover hospedagem. Os paláícios ainda representam o melhor da arquitetura barroca e renascentista da regiáúo.

Palazzo Belimbau, Gá¬nova ÔÇô Foto: Davide Papalini / Commons Wikimedia (domá¡nio pá║blico)

10- Centro Histá│rico de Florenáºa

Como era de se esperar, tambá®m háí na lista lugares que sáúo verdadeiros pontos ÔÇ£obrigatá│riosÔÇØ para quem visita a Itáília. Portanto, náúo surpreende que todo o centro da cidade de Florenáºa seja considerado patrimá┤nio histá│rico da humanidade! Afinal, sáúo pelo menos 700 anos de efervescá¬ncia cultural e artá¡stica visá¡veis e palpáíveis em toda a cidade, que inclui espaáºos como a Igreja de Santa Croce, o Palazzo Vecchio, a Galera degli Uffizi e obras de arte de alguns dos maiores mestres de todos os tempos, como Giotto, Botticelli e Michelangelo..

Santa Maria del Fiore em Florenáºa. Foto: Olena Kachmar / 123RF
Piazza della Signoria – Florenáºa. Foto: Juan Jimenez Fernandez / 123RF


Por Daniel Cury
Foto de capa: Arena de Verona. Foto: Tosca Weijers / 123RF