Por Alessandra Amaral | Atualizado em 23/03/2021
Foto de capa: Jennifer Barrow / 123RF

Matera, uma importante cidade da Basilicata, no Sul da Itáília, á® uma das mais antigas do mundo, á® um pedaáºo da prá®-histá│ria na era contemporáónea.

Matera estáí em meio a uma paisagem rupestre inacreditáível que conserva um grande patrimá┤nio de cultura e tradiáºáúo. Seu territá│rio, á║nico no mundo, surge em um planalto calcáírio que apresenta uma anomalia espetacular: um sulco central, um verdadeiro canyon de 70-80 metros, atravessado pela torrente Gravina, que oferece uma vista espetacular inesquecá¡vel. Devido áá sua posiáºáúo geográífica e sua natureza rochosa, o territá│rio de Matera foi habitado constantemente desde o Perá¡odo Paleolá¡tico.

Vista panoráómica de Matera.
Vista panoráómica de Matera. Foto: Giacomo Cenci / Cenci Turismo

Andar por Matera á® como viver em um passado esquecido. Ao visitar esta cidade encantadora tem-se a sensaáºáúo de entrar em um presá®pio. E náúo á® por acaso que Matera tambá®m á® conhecida como a “a segunda Belá®m”, e foi o cenáírio para filmes como A Paixáúo de Cristo, de Mel Gibson e Evangelho Segundo Sáúo Mateus, de Pier Paolo Pasolini.

Leia tambá®m: TUDO SOBRE LECCE, A FLORENáçA DO SUL

Sassi de Matera, um Patrimá┤nio da Humanidade

Em 1993, A UNESCO, organizaáºáúo da ONU que se ocupa de educaáºáúo, ciá¬ncia e cultura, incluiu os Sassi de Matera na lista de Patrimá┤nios da Humanidade. Os Sassi sáúo o 6┬║ sá¡tio na Itáília, em ordem cronolá│gica, e o 1┬║ da Itáília meridional. Na ocasiáúo desta inscriáºáúo, pela primeira vez a Unesco usou como critá®rio o conceito de┬áPaisagem Cultural, que motivou outras inscriáºáÁes do gá¬nero.

A Unesco tambá®m considerou o fato de que os Sassi de Matera representam um ecossistema urbano extraordináírio, capaz de perpetuar desde o perá¡odo mais distante, no passado prá®-histá│rico, os modos de habitaáºáÁes nas cavernas atá® a modernidade. Os Sassi de Matera náúo se identificam como um monumento, mas como um sistema de vida, um modelo de desenvolvimento que dura milá¬nios.

Entáúo, os sassi sáúo, antes de tudo, o exemplo mais significativo de ná║cleo urbano escavado na rocha, testemunhando de modo contá¡nuo “a arte de viver na caverna” desde o Paleolá¡tico atá® os nossos dias.

Interior de um sasso. Foto: Giacomo Cenci / Cenci Turismo
Interior de um sasso - Matera.
Interior de um sasso. Foto: Giacomo Cenci / Cenci Turismo
Interior de um sasso. Foto: Giacomo Cenci / Cenci Turismo

Nos anos cinquenta, quando a populaáºáúo que vivia nas cavernas esculpidas na montanha foi foráºada a abandonar as casas para se estabelecer em bairros modernos, ninguá®m teria pensado que essas cavernas, “i sassi”, se tornariam o sá¡mbolo de uma cidade que renasce.

Sassi de Matera.
Sassi de Matera. Foto: Tanialerro / 123RF

Leia tambá®m: POMPEIA, UMA CIDADE SOB AS CINZAS

O que sáúo os Sassi de Matera

Os “Sassi” sáúo casas sobrepostas umas áás outras e unidas por ruas sinuosas e escadarias largas, habitadas desde a antiguidade atá® o meio do sá®culo passado, dos quais apenas a fachada á® de tijolo, enquanto o resto – muitas vezes um á║nico ambiente – á® esculpido na rocha.

O termo “Sassi”, neste caso, significa “bairros pedregosos habitados”, e tem sido utilizado desde a Idade Má®dia para indicar os dois bairros que nasceram ao redor do ná║cleo original da cidade antiga, a Civita, a partir  de grutas naturais escavadas na rocha e sucessivamente modeladas em estruturas cada vez mais complexas, em meio a dois grandes anfiteatros naturais: o Sasso Caveoso e o Sasso Barisano.

Piazza San Pietro Caveoso – Matera

Arquitetura á║nica dos Sassi de Matera

A arquitetura irrepetá¡vel dos Sassi di Matera reflete a capacidade do homem de se adaptar perfeitamente ao ambiente e ao contexto natural, utilizando com maestria caracterá¡sticas simples como a temperatura constante dos ambientes escavados, o prá│prio calcáírio do banco rochoso para a construáºáúo das habitaáºáÁes fora da terra, e a utilizaáºáúo dos declives para o controle das áíguas e dos fená┤menos meteorolá│gicos.

Conhecer os Sassi de Matera significa captar a sua essá¬ncia, descobrir sua histá│ria e tradiáºáÁes e compreender, ao mesmo tempo, os valores que fizeram com que seus antigos habitantes criassem um sistema de cidade em harmonia com a natureza e respeitando o ecossistema.

Leia tambá®m: BRONZES DE RIACE, A INCRáìVEL DESCOBERTA DESTA MARAVILHA DA CALáüBRIA!