A aldeia de Monteriggioni foi construá¡da ao longo do sá®culo XIII, como fortificaáºáúo no topo de uma colina, durante os embates entre Florenáºa e Siena. Sua estrutura essencialmente militar, acastelada e circundada por imensas torres, de táúo impressionante, á® citada por Dante Alighieri, na Divina Comá®dia, que compara suas torres com os gigantes que encontraria no Inferno.

ÔÇ£Qual de Monteriggioni a alta barreira circular que de torres se coroa, assim, na orla que áá volta do poáºo beira, torreavam, de sua meia pessoa, os horrá¡veis gigantes, ameaáºados por Jeováí ainda, do cá®u, quando trovoaÔÇØ.

Alighieri, Dante, Inferno, XXXI, 40-45
Vista aá®rea de Monteriggioni. Foto: Marinari Stefano

Percorrendo a muralha

Ainda hoje á® possá¡vel percorrer a pá® parte da antiga muralha, por meio de duas passarelas colocadas em trechos diferentes do sistema defensivo do castelo. áë uma experiá¬ncia muito interessante, uma verdadeira volta no tempo: vocᬠseráí capaz de transitar as mesmas construáºáÁes um dia trilhadas pelos soldados que protegiam o territá│rio das invasáÁes dos florentinos, sendo que a aldeia assumiu o papel ÔÇô entre 1213 e 1554 ÔÇô de  fortificaáºáúo da Repá║blica de Siena mais avanáºada em relaáºáúo ao territá│rio dominado pela rival Florenáºa.

Alá®m disso, das passarelas á® possá¡vel observar o castelo de uma posiáºáúo privilegiada, como tambá®m desfrutar de uma vista deslumbrante, que vai desde o Vale do Chianti ao bosque de Montagnola, atá® as torres de San Gimignano.

Vista panoráómica de Monteriggioni. Foto: Unknown1861/ 123RF

Leia tambá®m CONHEáçA A HISTáôRIA DE PIENZA, A CIDADE IDEAL DE PIO II

ÔÇ£MuraÔÇØ de Monteriggioni. Foto: Giacomo Cenci

Mistá®rios e fantasmas

A Praáºa Roma á® a praáºa principal do burgo, dáí acesso a todos os pontos possá¡veis de visitaáºáúo e oferece ao visitante a verdadeira sensaáºáúo de estar em uma aldeia fortificada da Baixa Idade Má®dia. No meio da praáºa háí um poáºo, a respeito de que ao longo dos sá®culos alimentou-se uma lenda segundo a qual existiria um caminho subterráóneo secreto que liga Monteriggioni a Siena. Esse caminho, no entanto, nunca foi achado.

Praáºa Roma. Foto: Giacomo Cenci

Outra lenda muito impactante á® ligada a Giovanni Zeti, o capitáúo das guardas, que, em 1554, entregou o castelo áás tropas florentinas: narra-se que, devido ao arrependimento que tomou conta dele, a sua alma náúo descansa em paz e o seu fantasma nas noites de lua cheia vaga pela galeria acima citada, sendo que os habitantes da aldeia ouviriam ainda hoje as lamentaáºáÁes e os choros do prá│prio Zeti, condenado a náúo ter paz.

Praáºa Roma. Foto: Giacomo Cenci

Na praáºa de Monteriggioni háí tambá®m a igreja de Santa Maria Assunta: construá¡da associada ao Castelo, mistura o jáí em declá¡nio estilo Romáónico com o, para a á®poca, novo e revolucionáírio estilo Gá│tico.

Leia tambá®m CONHEáçA A TRAJETáôRIA ARTáìSTICA DE RAFFAELLO SANZIO ÔÇô O PINTOR DIVINO

Igreja Santa Maria Assunta ÔÇô Monteriggioni. Foto: Borisb17/ Bigstock

Um museu interativo

Outra atraáºáúo importante á® o museu ÔÇ£Monteriggioni in ArmeÔÇØ: um percurso didáítico dividido em quatro salas que repercorre a histá│ria militar de Monteriggioni. Cada sala, dedicada a um sá®culo diferente entre o XIII e o XVI, exibe reproduáºáÁes de armas e armaduras medievais e renascentistas, com painá®is bilá¡ngues (á¡talo-inglá¬s) que explicam a histá│ria local e as tá®cnicas de assá®dio e defesa de um castelo medieval.

Museu ÔÇ£Monteriggioni in ArmeÔÇØ. Foto via Altervista.

Leia tambá®m FLORENáçA: 5 OBRAS IMPERDáìVEIS DA GALLERIA DEGLI UFFIZI

Museu ÔÇ£Monteriggioni in ArmeÔÇØ. Foto via Altervista.

As peáºas expostas foram realizadas utilizando as tá®cnicas antigas, com base no estudo dos elementos originais e das representaáºáÁes da á®poca de soldados e cenas de batalha.

Particularmente apreciada á® a possibilidade de manusear as armas e vestir algumas peáºas das armaduras, o que proporciona ao visitante uma interaáºáúo direta com a exposiáºáúo.

Monteriggioni
Museu ÔÇ£Monteriggioni in ArmeÔÇØ. Foto: Giacomo Cenci
Museu ÔÇ£Monteriggioni in ArmeÔÇØ. Foto: Giacomo Cenci

Por Giacomo Cenci
Foto de capa: Lianem / 123RF