
Um talento promissor, mas jovem, arrogante e instáível. Um bloco de máírmore colossal, mas de baixa qualidade e danificado, jáí abandonado por mais de um artista. Uma obra de arte que se tornou o sá¡mbolo de Florenáºa e do Renascimento em todo o mundo. Conheáºa a histá│ria por tráís do gá¬nio e de sua incomparáível obra-prima, o David de Michelangelo.
O talento precoce do jovem Michelangelo
Michelangelo Buonarroti nasceu no ano de 1475 em Caprese, uma pequena cidade no interior da Toscana. Sua famá¡lia, porá®m, era origináíria de Florenáºa e tinha sido no passado influente na cidade. No entanto, áá á®poca do nascimento de Michelangelo a famá¡lia passava por graves dificuldades financeiras. Foi justamente essa situaáºáúo a induzir o pai de Michelangelo a mandar para Florenáºa seu filho de apenas 12 anos para trabalhar como aprendiz na oficina de um artista renomado, Domenico Ghirlandaio.

O talento do garoto para a escultura náúo tardou a aparecer: Michelangelo passou a frequentar em Florenáºa o Jardim de Sáúo Marcos, onde Lourenáºo o Magná¡fico colecionava estáítuas da Roma antiga. Conta-se que um dia Lourenáºo, vendo o garoto esculpir o rosto de um velho fauno, criticou de forma amigáível a estranheza de dentes táúo bonitos na boca de um sáítiro idoso. Mas antes mesmo que Lourenáºo terminasse de dar uma volta no jardim, o orgulhoso Michelangelo jáí tinha, com broca e martelo, consertado seu erro, enfeando os dentes do fauno! Lourenáºo, impressionado com a velocidade e o talento do garoto, resolveu adotáí-lo em sua casa: Michelangelo tinha entáúo 15 anos de idade.
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Foi assim que Michelangelo passou a viver na casa da importante famá¡lia dos Má®dici, banqueiros patrocinadores das artes e entáúo senhores da cidade de Florenáºa. Acolhido em casa como um filho pelo prá│prio Lourenáºo o Magná¡fico, Michelangelo passava a viver no coraáºáúo do Renascimento italiano, podendo se dedicar inteiramente ao estudo da escultura e do mundo antigo, cultivando o prá│prio talento.

A aprendizagem pela Itáília
Mas toda essa tranquilidade durou pouco: apenas dois anos depois, em 1492, morria Lourenáºo de Má®dici, o grande promotor das artes em Florenáºa. O poder passava ao seu primogá¬nito Pedro, de apenas 20 anos, com o qual Michelangelo havia passado a prá│pria adolescá¬ncia na casa dos Má®dici. Mas Pedro náúo se revelou um bom governante e, apenas dois anos depois, foi removido do poder áá foráºa pelo povo: junto com ele eram expulsos da cidade de Florenáºa todos os membros da famá¡lia Má®dici. Michelangelo, que contava entáúo 17 anos, preocupado com a prá│pria seguranáºa por ser o pupilo dos Má®dici, resolveu escapar da cidade, abandonando assim o irmáúo ÔÇ£adotivoÔÇØ Pedro e o restante dos Má®dici áá prá│pria sorte.


Os anos que se seguiram foram de aprendizagem e muitas viagens: Veneza, Bolonha, de novo Florenáºa e Roma. O talento de Michelangelo comeáºava a despontar com foráºa e surgiam as primeiras obras importantes. Em Roma por exemplo, aos 22 anos, esculpiu sua primeira grande estáítua, a Pietáá. Considerada atá® hoje uma das esculturas mais belas da histá│ria, a Pietáá tornou logo conhecido em toda a Itáília o jovem Michelangelo.

Foi justamente a reputaáºáúo conseguida por Michelangelo com a Pietáá que induziu os responsáíveis pela catedral de Florenáºa a fazer ao jovem escultor uma proposta desafiadora. Logo apá│s a expulsáúo dos Má®dici, havia sido proclamada na cidade a Repá║blica de Florenáºa: respiravam-se novos ares na cidade, de renovaáºáúo e liberdade, e o novo governo queria encomendar uma obra de arte que representasse esses ideais. Os responsáíveis pela catedral da cidade pensaram logo numa figura bá¡blica famosa, que bem podia representar a nova Repá║blica de Florenáºa, vitoriosa contra a gigantesca riqueza dos Má®dici: tratava-se naturalmente do jovem Davi, vencedor contra o gigante Golias.

O retorno a Florenáºa e o grande desafio
A Catedral decidiu entáúo incumbir o jovem Michelangelo de realizar uma estáítua de Davi usando um bloco de máírmore colossal de antiga propriedade da igreja. A tarefa era francamente ingrata e muitos duvidavam que ela pudesse ter bom á¬xito: o bloco era de baixa qualidade, cheio de rachaduras e furos e, em algumas partes, atá® mesmo avariado. Para piorar, náúo era a primeira vez que se tentava trabalhar o bloco: ele jáí tinha sido usado por outros dois artistas que tinham tentado esculpi-lo, mas ambos desistiram depois de pouco tempo, abandonando o projeto pela metade e descartando o bloco usado. Foi nessas condiáºáÁes que o gigante bloco de máírmore chegou áás máúos do jovem escultor de 26 anos, Michelangelo, o qual logo aceitou o desafio.
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Michelangelo trabalhou na sua estáítua incansavelmente por trá¬s anos, sob os olhares e a grande expectativa de toda a cidade. Na visáúo de Michelangelo, o máírmore continha jáí dentro de si a figura pronta e perfeita, quase como aguardando para vir áá tona: o trabalho do escultor era somente aquele de ÔÇ£tirar o excessoÔÇØ, liberando a forma aprisionada e adormecida atá® entáúo dentro da pedra. Aos poucos comeáºava a emergir, sob os golpes de seu martelo, aquela que para muitos á® a mais bela escultura da histá│ria da humanidade: o David de Michelangelo.

O David de Michelangelo, uma obra-prima inigualáível
A reaáºáúo dos florentinos diante da obra acabada foi de completa maravilha e espanto. Nunca tinha se visto nada igual com o qual tentar algum tipo de comparaáºáúo, nem mesmo entre as obras-primas dos gregos e dos romanos.
Com seus mais de 5 metros de altura, o David de Michelangelo á® a encarnaáºáúo absoluta da foráºa, da beleza e da perfeiáºáúo: olhar orgulhoso, penetrante e quase desafiador; corpo jovem e atlá®tico, no máíximo da sua foráºa e vigor; pose concentrada e pronta para o combate, mas sem perder a prá│pria natural nobreza e compostura. Era o sá¡mbolo perfeito para a jovem e orgulhosa Repá║blica de Florenáºa, pujante e destemida contra seus inimigos.

Diante de tamanha perfeiáºáúo, o governo da cidade decidiu atá® mesmo mudar o prá│prio plano inicial de destinar a estáítua áá Catedral da cidade e preferiu-se, ao invá®s disso, colocáí-la num lugar de maior destaque: na Piazza della Signoria, praáºa principal e coraáºáúo da cidade de Florenáºa. E foi assim que, no dia 8 de setembro de 1504, em meio ao já║bilo e áá ovaáºáúo de toda a cidade, o David de Michelangelo era enfim inaugurado oficialmente e colocado ao ar livre na frente do Palazzo Vecchio, sede do governo da cidade.

E ali o David restou, exposto a cá®u aberto na praáºa central de Florenáºa, atá® o ano de 1873, quando se decidiu enfim abrigar a estáítua em um museu para protegá¬-la do desgaste devido áás intempá®ries. No entanto, em 1910 foi colocada uma rá®plica da estáítua na sua antiga posiáºáúo, de maneira que ná│s tambá®m podemos hoje ter uma ideia do efeito que a escultura fazia posta em meio áá praáºa.
Quando vocᬠestiver em Florenáºa, náúo deixe absolutamente de ir atá® a Galleria dellÔÇÖAccademia para visitar o verdadeiro David esculpido pelas máúos de Michelangelo: uma obra-prima da arte italiana, inimitáível na sua perfeiáºáúo e indescritá¡vel na sua beleza, que nenhuma rá®plica ou foto podem minimamente render.

Por Yuri Borges Loyola
Foto de capa: Livioandronico2013 / Wikipá®dia (domá¡nio pá║blico).