Vocᬠjáí deve ter ouvido falar que a Itáília á® o paá¡s com o maior ná║mero de patrimá┤nios da Unesco em todo o mundo, sáúo 58 no total. Isso á® reflexo de uma vasta histá│ria repleta de riquezas que a regiáúo teve ao longo de muitos sá®culos. Sá│ de falar disso, todos ná│s jáí ficamos com vontade de conhecer todos os patrimá┤nios que estáúo na Itáília. Mas primeiro precisamos entender o que eles sáúo!

O que significa ser Patrimá┤nio da humanidade?

Um Patrimá┤nio Mundial, tambá®m conhecido como Patrimá┤nio da Humanidade, á® uma regiáúo, áírea, ou atá® mesmo um á║nico prá®dio ou monumento que seja considerado como inigualáível e de importáóncia fundamental para a humanidade. Os valores deles podem ser naturais, histá│ricos ou artá¡sticos, ou atá® mesmo imateriais ÔÇö como manifestaáºáÁes e rituais ÔÇö e algumas vezes sáúo mistos por unirem mais de um tipo. As áíreas que recebem o tá¡tulo sáúo denominadas sá¡tios, e sáúo estabelecidas pela UNESCO (sigla em inglá¬s para a Organizaáºáúo das NaáºáÁes Unidas pra a Educaáºáúo, a Ciá¬ncia e a Cultura), que á® um á│rgáúo executivo da ONU.

Como a lista de sá¡tios considerados patrimá┤nios da humanidade ultrapassa os 50, vamos publicáí-la em váírias partes.

Confira a parte 1 da lista de patrimá┤nios na Itáília:

1- Reggia di Caserta (Paláício de Caserta)

Vista panoráómica de Reggia di Caserta, Patrimá┤nio da Humanidade desde 1996.
Vista panoráómica de Reggia di Caserta, Patrimá┤nio da Humanidade desde 1997. Foto: greta6 / 123RF.COM

Desde 1997, á® considerado Patrimá┤nio da Humanidade todo o conjunto que engloba o ÔÇ£Paláício barroco de Caserta e jardins, Aqueduto de Vanvitelli e Complexo arquitetá┤nico de San LeucioÔÇØ. O belá¡ssimo lugar fica a pouco mais de 40km de Náípoles, na regiáúo da Campáónia, e compreende um paláício barroco (encomendado pelo entáúo Rei de Náípoles, Carlos VII) junto com um aqueduto que recebe áíguas de uma cascata e segue atá® a frente do paláício, formando uma estrutura que visava trazer a áígua necessáíria para manter a regiáúo, jáí que o Paláício foi criado com o objetivo de servir de base para a criaáºáúo de uma nova cidade.

2- Edifá¡cios de Palermo e Catedrais de Cefalá╣ e Monreale de estilo áírabe-normando

Catedral de Cefalá╣ - Sicá¡lia
Catedral de Cefalá╣, Sicá¡lia – Itáília. Foto: Roman Babakin / 123RF

Este á® um exemplo de um sá¡tio considerado Patrimá┤nio da Humanidade que engloba diversos prá®dios e construáºáÁes. As catedrais das cidades de Cefalá╣ e Monreale, na Sicá¡lia, formam um conjunto arquitetá┤nico com a cidade de Palermo e suas construáºáÁes da cultura normando-aráíbica.

Ao todo, sáúo nove construáºáÁes no norte da Sicá¡lia, todas feitas no perá¡odo do Reino Normando, que ocorreu de 1130 a 1194. Sáúo elas:

  1. Palazzo dei Normanni, hoje a sede da Assembleia Regional da Sicá¡lia, em Palermo;
  2. Capela Palatina, situada dentro do Palazzo dei Normanni;
  3. Paláício de Zisa, construá¡do no sá®culo XII para ser residá¬ncia dos reis normandos, tambá®m em Palermo;
  4. Catedral de Palermo, na regiáúo central da cidade, com sua construáºáúo bizantina e influá¬ncias normandas;
  5. Igreja de Sáúo Joáúo dos Eremitas (San Giovanni degli Eremiti), em Palermo, construá¡da no sá®culo VI e com influá¬ncia isláómica;
  6. La Martorana, ou igreja de Santa Maria dell’Ammiraglio, em Palermo;
  7. Igreja de Sáúo Cataldo, localizada bem ao lado da La Martorana;
  8. Ponte do Almirante, ou ÔÇ£Ponte dell’AmmiraglioÔÇØ, localizada na Piazza Scaffa, prá│xima da estaáºáúo central de trem de Palermo;
  9. Catedral de Cefalá║, a cerca de 70km de Palermo;
  10. Catedral de Monreale, a pouco mais de 10km do centro de Palermo.

Leia tambá®m ITáüLIA, SAIBA TUDO SOBRE OS PATRIMáöNIOS DA HUMANIDADE (PARTE 2)

3- áürea arqueolá│gica e basá¡lica patriarcal de Aquileia

Basá¡lica de Aquileia - Friuli-Venezia Giulia.
Basá¡lica de Aquileia – Friuli-Venezia Giulia. Foto: milosk50 / Bigstock

A regiáúo do Friul-Veneza Já║lia (Friuli-Venezia Giulia) conta com uma antiga cidade romana muito importante, chamada de Aquileia. Distante cerca de 120km de Veneza, ela foi uma das cidades mais prá│speras do Impá®rio Romano, tendo sido destruá¡da por áütila, o Huno, em meados do sá®culo V. Com ruá¡nas intactas, o local á® o paraá¡so dos apaixonados por histá│ria e arqueologia.

4- Zona arqueolá│gica de Agrigento

Vale dos Templos em Agrigento, Itáília.
Vale dos Templos em Agrigento, Itáília.. Foto: Giacomo Cenci / Cenci Turismo

Outro sá¡tio arqueolá│gico considerado Patrimá┤nio Mundial foi este, conhecido como Vale dos Templos. Localizado na cidade de Agrigento, na Sicá¡lia, inclui sete templos, todos no estilo dá│rico, usados para adorar os deuses da á®poca, incluindo Zeus, Juno e Há®racles.

5- Zona arqueolá│gica de Pompeia, Herculano e Torre Annunziata

Pompeia ÔÇô Campania. Foto: Beckymccray (Pixabay)

Muito conhecido pelos turistas, este sá¡tio se tornou patrimá┤nio da humanidade graáºas a uma tragá®dia: a erupáºáúo do Vesá║vio, que ocorreu em 24 de agosto do ano 79 d.C. Devido áá cobertura da lava vulcáónica, as ruá¡nas destas cidades se mostraram muito bem conservadas, revelando cenas fundamentais para o entendimento de como era a vida durante o Impá®rio Romano.

6- Basá¡lica de Sáúo Francisco de Assis

Basi╠ülica de Sa╠âo Francisco – Assis, Umbria – Itáília. Foto: Inna Nerlich / 123RF

Localizada na regiáúo da áÜmbria, a 30km da Perá║gia e 170km de Roma, estáí a cidade natal de Sáúo Francisco de Assis. Láí, a igreja-máúe da Ordem Franciscana se tronou Patrimá┤nio da Humanidade, com destaque para os afrescos medievais presentes em suas paredes, que sáúo verdadeiras obras-primas. Entre eles, merece destaque o ciclo de afrescos do grande pintor Giotto, que narra a vida de Sáúo Francisco.

Leia tambá®m ITáüLIA, SAIBA TUDO SOBRE OS PATRIMáöNIOS DA HUMANIDADE (PARTE 3)

7- Jardim Botáónico de Páídua

Jardim Botáónico de Páídua ÔÇô Veneto.
Jardim Botáónico de Páídua ÔÇô Veneto, Itáília. Foto: KLMircea / Flickr

Um dos jardins botáónicos mais antigos do mundo, fundado em 1545, e tambá®m conhecido pelo nome de Orto Botanico, o Jardim Botáónico de Páídua foi considerado patrimá┤nio mundial em 1997. Com seu desenho inicial preservado atá® hoje, o jardim possui um centro circular cercado por áígua. Com os mesmos 22 mil metros quadrados desde 1552, á® lar para as mais diversas espá®cies de plantas e serve atá® hoje como espaáºo de pesquisa cientá¡fica em botáónica.

8- Castel del Monte, Puglia

Castel del Monte, Puglia.
Castel del Monte, Puglia. Foto: lbryan / Bigstock

O castelo construá¡do pelo imperador Frederico II a 50km de Bari á® diferente do que estamos acostumados a ver! Seu formato perfeitamente octogonal á® considerado a mistura perfeita de influá¬ncias da antiguidade cláíssica, da arquitetura isláómica e do gá│tico europeu. Apá│s ser construá¡do, o local serviu como teatro, prisáúo, e muitas outras funáºáÁes. Embora pareáºa uma fortaleza, háí indá¡cios de que nunca foi a intenáºáúo de que ele servisse como ponto de defesa. Situado no topo de uma colina, o castelo nunca sofreu nenhuma mudanáºa em sua estrutura, apenas a deterioraáºáúo de algumas decoraáºáÁes em máírmore.

9- Catedral, Torre Cá¡vica e Piazza Grande de Má│dena – Itáília

Catedral de Má│dena e Torre Cá¡vica, Emilia-Romagna - Itáília.
Catedral de Má│dena e Torre Cá¡vica, Emilia-Romagna – Itáília. Foto: zatletic / Bigstock

áë impossá¡vel visitar a cidade de Má│dena, na regiáúo da Emilia-Romagna, e náúo se encantar com a Piazza Grande, da qual se vá¬, imponente, a Catedral (Duomo di Modena) e sua torre, chamada tambá®m de Ghirlandina. Construá¡da no sá®culo XII, a Catedral á® referá¬ncia do iná¡cio do perá¡odo romáóntico, e foi construá¡da pelo arquiteto Lanfranco, com obras de Wiligelmo na fachada, a maioria em baixo relevo, representando passagens bá¡blicas. A combinaáºáúo da catedral e sua torre forma um sistema complexo bastante caracterá¡stico. Alá®m disso, sua construáºáúo á® um marco para duas coisas iná®ditas atá® entáúo: a reutilizaáºáúo de estruturas antigas e a parceria entre um arquiteto e um escultor. Foi tambá®m a primeira vez que o nome do criador foi mais valorizado que o do fundador de uma construáºáúo, jáí que antes os arquitetos e artistas náúo eram considerados táúo importantes quanto aquele que financiava a construáºáúo.

10- Igreja e convento dominicano de Santa Maria delle Grazie, com ÔÇ£A áÜltima CeiaÔÇØ de Leonardo da Vinci em Miláúo

Santa Maria dele Grazie - Miláúo
Santa Maria dele Grazie, Miláúo – Itáília. Foto: Commons Wikimedia (domá¡nio pá║blico).

Desde 1980, a Unesco considera o conjunto arquitetá┤nico que abriga uma das maiores obras de Leonardo da Vinci como patrimá┤nio da humanidade. Localizado em Miláúo, o prá®dio foi construá¡do em 1463, e reformado no final do mesmo sá®culo quando, somente entáúo, Leonardo da Vinci pintou na parede norte uma de suas maiores obras.

Alá®m do marco artá¡stico que foi o afresco, que marcou uma nova fase na histá│ria da arte com a superdimensáúo dos corpos e a representaáºáúo de um curto perá¡odo de tempo, o complexo arquitetá┤nico se mantá®m fiel ao que foi feito, mesmo apá│s os danos causados durante a Segunda Guerra Mundial. Os cuidados com o local, especialmente com ÔÇ£A áÜltima CeiaÔÇØ, exigem que o ná║mero de visitas seja limitado: por isso as visitas ao local sáúo feitas somente com agendamento.

Leia tambá®m ITáüLIA, SAIBA TUDO SOBRE OS PATRIMáöNIOS DA HUMANIDADE (PARTE 4)

Por Daniel Cury
Foto de capa: Reproduáºáúo “A áÜltima Ceia” de Leonardo da Vinci. Imagem: 3444753 / Pixabay.