
O rosto de Simonetta Vespucci á® um dos mais conhecidos do mundo, imortalizado nos quadros de Sandro Botticelli. No entanto, poucas pessoas conhecem a histá│ria ou mesmo o nome dela que, por sua beleza, era considerada pelos contemporáóneos a deusa Vá¬nus renascida.

Quem foi Simonetta Vespucci
Simonetta Cattaneo nasce em Gá¬nova no dia 28 de janeiro de 1453. A famá¡lia de banqueiros, embora de origem nobre, encontrava-se entáúo em dificuldade econá┤mica apá│s a queda de Constantinopla (1453), cidade onde possuá¡a importantes filiais. Por essa razáúo, quando Marco Vespucci (primo distante do explorador Amá®rico Vespucci, que deu o nome de Amá®rica ao nosso continente), membro de uma importante famá¡lia de banqueiros de Florenáºa, apaixonou-se perdidamente pela jovem e bela Simonetta, seu pai náúo hesitou em dáí-la como esposa ao rico rapaz. Simonetta Vespucci tinha entáúo 16 anos.

O jovem casal, recá®m-casado, muda-se para Florenáºa, cidade natal da famá¡lia Vespucci. Florenáºa naqueles anos, sob o governo do tambá®m banqueiro Lourenáºo de Má®dici, vivia seu perá¡odo de máíximo esplendor cultural, atraindo artistas e estudiosos de toda a Itáília, patrocinados pela munificá¬ncia do prá│prio Lourenáºo.

Sendo ambas ricas famá¡lias de banqueiros de Florenáºa, a relaáºáúo entre os Má®dici e os Vespucci era de grande familiaridade, e Simonetta pá┤de assim passar a frequentar, junto ao seu marido, a refinada e luxuosa corte de Lourenáºo de Má®dici, dito o Magná¡fico.

E foi daqui, a partir do rico ambiente da corte de Lourenáºo, que a fama de inigualáível beleza de Simonetta tomou toda a cidade florentina. Muitos eram os poetas que a cantavam em seus versos, muitos eram os admiradores que competiam para ver, mesmo que por um sá│ instante, a graáºa daquela que passou a ser chamada ÔÇ£Vá¬nus de FlorenáºaÔÇØ.

Dentre seus tantos admiradores havia tambá®m o jovem Giuliano de Má®dici, irmáúo mais novo de Lourenáºo o Magná¡fico e, portanto, segundo em importáóncia na cidade. O rapaz era famoso entre os demais jovens da sua idade por sua coragem e valentia. Giuliano se apaixonou perdidamente por Simonetta, mas teve que viver seu sentimento apenas como um ÔÇ£amor cortá¬sÔÇØ, visto que a jovem era jáí casada e, para mais, com um membro da famá¡lia Vespucci, aliada importante dos Má®dici.

A paixáúo, porá®m, era tanta que em 1475, aos vinte e um anos, Giuliano resolve participar de um torneio a cavalo com os jovens mais corajosos da cidade na bela piazza Santa Croce, em pleno centro de Florenáºa. O prá¬mio? Um emblema da deusa Atenas, cujo semblante era, na verdade, o da encantadora Simonetta Vespucci. O valente Giuliano sai vencedor do torneio e leva assim consigo, como prá¬mio, a imagem do belo rosto da amada.

Essa histá│ria de amor irrealizáível náúo teve, todavia, um final feliz. Apenas um ano apá│s o alvissareiro torneio no dia 26 de abril de 1476 Simonetta vinha a falecer, privando inesperadamente Florenáºa da graáºa e do esplendor da sua jovem mais bela. Exatamente dois anos depois, igualmente no dia 26 de abril, morria tambá®m o jovem Giuliano, brutalmente assassinado durante uma missa na Igreja Santa Maria del Fiore em uma conspiraáºáúo polá¡tica que visava tirar os Má®dici do poder. De um sá│ golpe Florenáºa havia perdido seus dois jovens mais amados.

Simonetta imortalizada por Botticelli
Mas Simonetta Vespucci possuá¡a um outro cá®lebre admirador, o qual garantiria que sua graáºa e encanto pudessem chegar atá® os dias de hoje: Sandro Botticelli, um dos maiores pintores da histá│ria de Florenáºa e do mundo. A lembranáºa da beleza á║nica de Simonetta e do sincero amor de Giuliano eram táúo vivos em Botticelli que o pintor continuou a evocáí-los em seus quadros mesmo anos apá│s a morte dos jovens.

No entanto, o quadro mais cá®lebre de Botticelli, a sua obra-prima que tornou famosa em todo o mundo a beleza eterna de Simonetta Vespucci á® O nascimento de Vá¬nus, que estáí abrigado na Galleria degli Uffizi em Florenáºa, cidade onde aquele fugaz amor ocorreu. Nele assistimos ao nascimento da deusa do amor e da beleza, Vá¬nus, a qual surge das áíguas do mar por sobre uma concha, carregada pelo sopro dos ventos de primavera, fazendo renascer as flores e trazendo assim de volta a vida para a terra apá│s o inverno:

Náúo á® difá¡cil reconhecer nas feiáºáÁes da deusa da graáºa e do amor o semblante sem igual de Simonetta Vespucci. Uma beleza pura, singela, eterna, destinada a encantar para sempre o olhar de quem quer que a observe. Náúo deixe de contempláí-la, ainda que por alguns segundos, na sua passagem por Florenáºa.
LEIA TAMBáëM:
FLORENáçA: 5 OBRAS IMPERDáìVEIS DA GALLERIA DEGLI UFFIZI
CARAVAGGIO, UM DOS MAIORES PINTORES DE TODOS OS TEMPOS
RAFFAELLO SANZIO, CONHEáçA A TRAJETáôRIA ARTáìSTICA DO PINTOR DIVINO
Por Yuri Borges Loyola
Foto de capa: Wikipedia (domá¡nio pá║blico)